Toque Notícias 14h – dia 08-09-2021

CBF aciona Fifa e brasileiros vão desfalcar clubes que atuam na Europa

 A CBF acionou a FIFA para barrar ao menos oito jogadores da seleção brasileira de atuarem por seus clubes.  Então, Liverpool, Manchester City, Chelsea, Manchester United e Leeds United receberam uma notificação informando que não poderão contar com os jogadores brasileiros de 10 a 15 de setembro.

———————————–
A lista reúne atletas que chegaram a ser convocados por Tite para três jogos das Eliminatórias, mas foram proibidos pela liga inglesa de viajar por conta da obrigação de uma quarentena no retorno à Europa. Agora, com a decisão Alisson, Ederson, Fabinho, Firmino, Gabriel Jesus, Raphinha e Thiago Silva estão impedidos de entrar em campo no próximo final de semana com seus respectivos clubes. Além disso, Fred, do Manchester United, e Thiago Silva, do Chelsea também não poderão jogar na rodada de abertura da Liga dos Campeões.

——————————————-

Além deles, o Zenit, que pediu os retornos de Claudinho e Malcom, também foi acionado e deve lidar com a suspensão da dupla. Zenit, a perda também é grande porque o clube têm compromisso pela Liga dos Campeões.

———————–

No caso de descumprimento da determinação da Fifa, o clube será punido com uma derrota automática por 3 a 0.

==========================================================================================

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que zagueiro Marquinhos está cortado da seleção. O comunicado da entidade diz que não foram obtidas “garantias do Comitê Disciplinar da Fifa para sua escalação” na próxima quinta-feira, às 21h30, contra o Peru.

————————-

Marquinhos levou cartão amarelo no jogo contra o Chile, dia 2, o que gerou suspensão automática de uma partida. Este gancho seria cumprido na rodada seguinte, domingo, dia 5, contra a Argentina. O problema é que o clássico foi interrompido e depois suspenso pela polêmica dos jogadores argentinos que violaram regras sanitárias do país.

———————–

Para definir se Marquinhos cumpriu ou não a suspensão automática depende do que a Fifa decidir sobre a suspensão do jogo. Nenhuma palavra foi dita pelo representante da entidade. No caso do Brasil ser condenado como responsável pela interrupção do jogo ele perderia os pontos em disputa na partida e pagaria uma multa. Se decidisse permitir a entrada Marquinhos contra o Peru ainda poderia ser penalizado por escalar um jogador irregular na partida seguinte. A desconvocação é uma precaução.

==========================================================================================

Depois de anunciar sua desistência de enfrentar o Brasil na data Fifa de setembro, a seleção feminina da Argentina confirmou que vai disputar os dois amistosos previstos para este mês, ambos na Paraíba. A Associação de Futebol da Argentina (AFA) emitiu um novo comunicado informando que virá ao Brasil.

——————–

Os jogos foram marcados para os dias 18 e 21. A CBF e AFA estudam uma possível mudança de datas, dentro do período da data Fifa. Pela programação anunciada, a seleção argentina ficará no Brasil entre os dias 15 e 21.

———————-

A CBF já planeja também os demais amistosos neste início de preparação para a Copa América de 2022, competição classificatória para a Copa do Mundo de 2023. O desejo da entidade é que a seleção feminina enfrente a Austrália em outubro, Chile e Venezuela em novembro, dispute o torneio She Believes em fevereiro, nos Estados Unidos, e jogue contra a Espanha, em abril. Os adversários, porém, ainda não estão confirmados.

==========================================================================================

O Japão decidiu não sediar mais o Mundial de Clubes de 2021, que está marcado para acontecer entre 9 a 19 de dezembro deste ano. A informação foi divulgada pela agência japonesa “Kyodo News”. A Fifa agora estuda uma nova sede para a competição.

————————————-

De acordo com a “Kyodo”, a Associação Japonesa de Futebol (JFA) está preocupada com as restrições impostas pela pandemia do coronavírus e contava com a liberação total de público para sediar as partidas. A entidade está sem fonte de receitas e esperava ter bom faturamento com o evento.

———————

A Fifa ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto. A entidade havia anunciado em dezembro do ano passado que o Mundial de Clubes retornaria ao Japão em 2021. Ainda não há uma decisão sobre quando vai ser a competição no seu formato ampliado, com 24 clubes, que estava prevista para ser este ano, mas foi adiada devido à pandemia.

=================================================================================

No Campeonato Brasileiro da Série A, pela DÉCIMA NONA rodada, o Corinthians e Juventude ficaram no 1 a 1 em São Paulo. O estreante Róger Guedes marcou o gol para o timão e Ricardo Bueno fez o gol do time Caxias do Sul. O Fluminense venceu a Chapecoense na Arena Condá por 2 a 1. Com gols de Bobadilla e Luiz Henrique e a Chape diminuiu com Perotti no segundo tempo.

—————————–

Lembrando que 5 jogos dessa rodada foram adiados por conta das Eliminatórias Sul-americanas para a Copa do Mundo de 2022.

==========================================================================================

Na série B, no jogo que encerrou a VIGÉSIMA SEGUNDA RODADA, Goiás e Cruzeiro ficaram no 1 a 1 na Serrinha. Os gols saíram em um intervalo de apenas dois minutos: Thiago abriu o placar para a Raposa, mas logo em seguida Élvis marcou pelo Verdão e deixou tudo igual.

———————–

Com o fim da rodada, o Coritiba é o líder com 45 pontos, CRB em segundo tem 40, Goiás em terceiro 39, e fechando o G4, o Botafogo tem 38 pontos. Avaí em quinto e Guarani em sexto tem 37 pontos, Náutico em sétimo 35, Sampaio Côrrea 34, o Vasco em nono tem 32 e fechando os 10 primeiros, o Operário também tem 32 pontos.

————————–

Em décimo primeiro vem o CSA 29, décimo segundo o Brusque com 27 pontos, Cruzeiro é o décimo quarto com 26, Ponte Preta vem atrás com 25 e Vila Nova, último time fora da zona de rebaixamento tem 23. No Z4, Vitória tem 23 pontos, Londrina 21, Brasil de Pelotas 16 e o lanterna Confiança tem 14 pontos.

 ==========================================================================================

O Bragantino é o campeão do Campeonato Brasileiro Feminino A2. O time paulista superou o Atlético-MG na disputa de pênaltis por 4 a 2, após empate sem gols (mesmo placar do jogo de ida), e fez a festa no gramado do estádio Independência, em Belo Horizonte. Invicto, o Galo ficou com o vice-campeonato.

————————

Além de Atlético e Bragantino, outras duas equipes conseguiram o acesso à elite do Brasileiro Feminino para a próxima temporada: o Cresspom e o Madre Celeste, que pararam nas semifinais.

==========================================================================================

A Prefeitura do Rio aceitou o pedido do Flamengo e vai liberar a presença de público nos jogos da equipe a partir do duelo com o Grêmio, no dia 15 de setembro, pela Copa do Brasil. Serão três jogos, que servirão como eventos-teste, e que permitirão ocupação de 35% a 50% da capacidade do estádio. A decisão consta em nota técnica assinada pelo Secretário de Saúde, Daniel Soranz.

————————————-

Os jogos serão Flamengo x Grêmio dia 15 de setembro pela Copa do Brasil com capacidade para aproximadamente 25 mil pessoas (35% da capacidade). O segundo também um Flamengo x Grêmio pelo Campeonato Brasileiro no dia 19 de setembro com público de 28.324 (40% da capacidade). E Flamengo contra o Barcelona de Guayaquil no dia 22 de setembro, pela Libertadores com 35 mil pessoas (50% da capacidade do estádio).

———————–

Os torcedores que forem ao estádio terão de cumprir os protocolos sanitários como distanciamento de 1 metro nos assentos, apresentação de comprovante de vacinação e teste antígeno ou RT-PCR de Covid-19 negativo, no prazo de até 48h. Apenas de laboratórios indicados pelo clube poderão fazer a coleta, e o resultado será enviado para o torcedor e para os organizadores. Os ingressos serão vinculados a cada comprador, que terá de apresentar documento de identidade na hora da retirada, além da utilização da máscara facial.

————————-

Os torcedores receberão pulseiras coloridas, de acordo com os setores em que assistirão às partidas. Além disso, todos os presentes serão monitorados pela Secretaria através do número do CPF pelo prazo de 15 dias, para tentar barrar a disseminação, caso haja registro de infectados.

==========================================================================================

Liberado pela seleção portuguesa, Cristiano Ronaldo iniciou os treinamentos no Manchester United após o retorno ao clube onde atuou entre 2003 e 2009. O jogador foi recebido pelo técnico e treinou com os companheiros que não foram convocados para as seleções na Data Fifa.

———————-

A reestreia de Cristiano Ronaldo nos Red Devils será no próximo sábado, contra o Newcastle, pela quarta rodada do Campeonato Inglês.

==========================================================================================

Atleta brasileira nos Jogos de Tóquio 2020, Rebecca está de dupla nova de olho em Paris 2024. Ex-parceira de Ana Patrícia, ela confirmou que apostará na experiência de Talita para o novo ciclo. A bloqueadora de 39 anos, assim como Rebecca, tem passagem por Olimpíadas. São três no currículo: Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016.

——————————

O primeiro torneio do projeto que visa Paris 2024 será pelo Circuito Brasileiro de vôlei de praia, entre os dias 21 e 26 de setembro, na Urca, no Rio de Janeiro.

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe seu comentário