Toque Notícia 17h dia 24-09

NÃO TEM OUTRO JEITO, É VENCER OU VENCER PARA O BAETA NESTE SÁBADO DIANTE DO VILLA PARA MATER AS CHANCES DE ACESSO

Sabe aquela velha história de que outro resultado não importa que não a vitória, que há em quase todo jogo de futebol. Pois é, pode ser que muitas vezes não passe de discurso na maioria das vezes. Mas não no caso do Tupynambás nesta penúltima rodada do quadrangular decisivo do Módulo II Campeonato Mineiro.

O Baeta recebe o Villa Nova, neste sábado, às SEIS DA TARDE, no Estádio Municipal Radislista Mário Helênio, em Juiz de Fora. E, caso não vença, acaba com sua chance de acesso para a elite do futebol mineiro em 2022. Por isso, não tem outro jeito, o time do técnico Gustavo Brancão tem que bater o Leão do Bonfim se quiser levar a decisão de quem sobe para a última rodada do quadrangular final do Módulo 2 do Campeonato Mineiro.

O comandante do Tupynambás garantiu à Nas Ondas do Toque que, enquanto tem chance, seu time será só dedicação em busca do retorno ao Módulo 1 do Estadual.

Segundo o técnico alvirrubro, os jogadores também estão confiantes em pelo menos chegar à última rodada do quadrangular decisivo do Módulo 2 com chance de acesso. Mas, nem tudo é confiança no Poço Rico. Depois de ser substituído ainda no primeiro tempo da derrota por 1 a 0 para o Democrata de Sete Lagoas, fora de casa, o atacante Fabinho Alves desfalcou o Baeta na abertura do returno da segunda fase.

Destaque da equipe desde a Série D de 2020, Fabinho não esteve em campo no 0 a o do Tupynambás com o mesmo Democrata-GV no fim de semana. O jogador tem feito trabalhos para se recuperar de uma lesão muscular na parte posterior da coxa esquerda, mas sua presença ainda não é garantida diante do Villa

Caso vença o Villa Nova, o Baeta já tem a certeza de que pelo menos uma das duas vagas do quadrangular decisivo do Módulo 2 do Mineiro na elite do Estadual de 2022 será definida na última rodada. Isso porque, caso o Tupynambás vença e o Democrata de Governador Valadares supere, em casa, o Nacional de Muriaé, na segunda, dia 27, em partida que começa às OITO E MEIA DA NOITE, a Pantera sobe. Desta maneira, restaria apenas uma vaga de acesso em disputa na série de jogos final.

Existe até mesmo a possibilidade de um empate quádruplo ao final das seis rodadas do quadrangular decisivo do Módulo 2. Para saber mais detalhes sobre a decisão do acesso e o que o Baeta precisa, acesse o nosso portal www.toquedebol.esp.br.

==========================================================================================

O Manchester volta a campo pela Segunda Divisão do Campeoanto Mineiro na manhã deste sábado, onze da manhã, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. Depois do empate em 0 a 0 com o Contagem, em Ouro Branco, na primeira partida oficial do novo clube de Juiz de Fora, agora é a vez da estreia em casa das Capivaras.

O adversário é o Boston City, de Manhuaçu, líder do Grupo C da Segunda Divisão do Estadual, carinhosamente conhecida como Terceirinha. Com um grupo limitado e ainda lidando com efeitos do ritmo de treinos e a intensidade do primeiro jogo fora de casa, o técnico do Manchester, Eduardo Luersen, prevê dificuldades diante do primeiro da chave, que se reforçou com atletas conhecidos do torcedor juiz-forano e do próprio treinador.

Caso consiga repetir a escalação da estreia, Luersen terá em campo, amanhã pela manhã o goleiro Matheus Polentine; Adson, Negueba, Luan e Caio na defesa; Vicente, Albert, Bambam, Hugo e Kassinho no meio; além de Júlio no ataque.

Com 1 ponto somado no Grupo C da Segunda Divisão do Mineiro, o Manchester é o terceiro colocado da chave. O Boston é o primeiro com 6 pontos, e o América de Teófilo Otoni é o segundo com 3 pontos Atrás do time juiz-forano está o Contagem, também com 1 ponto, e o Betis, de Ouro Branco, com zero.

Na Terceirinha, os 15 times da primeira fase foram divididos em três grupos de cinco clubes cada. As equipes se enfrentam dentro dos grupos em turno e returno e os dois melhores colocados de cada uma das chaves avançam, juntamente com os dois melhores terceiros colocados. A partir daí, a competição vira mata-mata até serem definidos os dois finalistas, que sobem para o Módulo 2 do Mineiro em 2022, além de definirem o título da Segunda Divisão também em partidas de ida e volta.

==========================================================================================

A Polícia Federal informou a prisão de Célia Castedo Monasterio, uma boliviana investigada pela queda do avião da Chapecoense em 2016. Ela é foragida por supostamente ter aprovado o plano de voo da Chapecoense sem os requisitos “mínimos” de segurança. Célia estava morando no Brasil, e vai permanecer detida enquanto aguarda os procedimentos legais para ser entregue às autoridades de seu país.

A ordem de prisão foi assinada por Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal. Em nota, a Polícia Federal afirmou que “A boliviana era especialista em segurança de voo e, na ocasião, teria deixado de observar os requisitos mínimos para a aprovação do plano de voo da aeronave, eis que no programa apresentado a autonomia de voo não era adequada para a viagem”.

A tragédia aérea aconteceu em de 28 de novembro de 2016. O acidente ocorreu quando a aeronave, que saiu de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, estava perto de pousar no aeroporto internacional de Medellín, onde a equipe deveria disputar a final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional.

==========================================================================================

O governo do Amazonas definiu que os torcedores interessados em assistir no estádio à partida entre Brasil e Uruguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, em 14 de outubro, vão ter que comprovar a vacinação completa contra a Covid-19.

O limite de ocupação do estádio vai ser de 30%, de acordo com as regras definidas pelo governo estadual, em conjunto com a Confederação Brasileira de Futebol. A previsão é que 12 mil pessoas assistam ao clássico sul-americano, sendo 8 mil pagantes e 4 mil convidados.

De acordo com o governo estadual, serão criadas estruturas de segurança pública e sanitária, além da organização do trânsito, para controle de entrada na Arena da Amazônia. As justificativas para a liberação do público no estádio são o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a redução dos casos da doença no estado.

==========================================================================================

Vamos agora para a vigésima segunda rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Três jogos acontecem no sábado. Abrindo a rodada, cinco da tarde, o Ceará recebe a lanterna Chapecoense no Castelão. Sete da noite tem clássico paulista, Corinthians e Palmeiras se enfrentam na Neo Química Arena. E às nove da noite, é a vez de São Paulo e o líder Alético Mineiro entrarem em campo no Morumbi.

No domingo, no horário de onze da manhã, o América Mineiro recebe o Flamengo no Independência. Quatro d atarde a bola rola para Fluminense e Bragantino no Maracanã, Internacional contra o Bahia no Beira Rio e o Juventude recebe o Santos no Alfredo Jaconi.

Seis e quinze é a vez de Sport e Fortaleza que jogam na Arena de Pernambuco e o Athletico Paranaense recebe o Grêmio na Arena da Baixada. Fechando a rodada, oito e meia da noite o Atlético Goianiense recebe o Cuiabá no Antônio Accioly.

==========================================================================================

Na vigésima sexta rodada da série B, os jogos já começam nesta sexta feira. Sete da noite a bola rola para Goiás e Villa Nova na Serrinha e o Remo recebe o Náutico no Baenão. Nove e meia da noite, tem Brusque e Vasco jogando no Augusto Bauer.

No sábado, quatro da tarde, o Londrina recebe o Vitória no Estádio do Café. Cinco e meia da tarde é a vez de Confiança e Operário, jogo marcado para o estádio Batistão. Seis e meia o CRB recebe o Avaí no Rei Pelé. E nove d anoite, o líder Coritiba recebe o Guarani no Couto Pereira.

No domingo, quatro da tarde, o Cruzeiro recebe o CSA no Mineirão. E fechando a rodada, seis e quinze tem Ponte Preta contra o Brasil de Pelotas no Moisés Lucarelli e o Botafogo recebendo o Sampaio Côrrea no Estádio Nilton Santos.

==========================================================================================

A primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro vai ser encerrada neste sábado, com todos os jogos do Grupo A e do Grupo B sendo realizados no mesmo dia. Apenas o duelo entre Paraná e Oeste, que são os dois rebaixados da Chave B, será às três da tarde. Todos os outros 19 duelos estão marcados para as cinco da tarde.

O Grupo B está definido os clubes só falta a posição de cada um. Além dos rebaixados. Novorizontino, Ituano, Ypiranga e Criciúma. No Grupo A, apenas o Paysandu joga com a tranquilidade de classificado. O Santa Cruz cumpre a tabela já rebaixado. Cinco times ainda disputam as três vagas restantes na próxima fase, enquanto dois clubes jogam para permanecer na Série C.

O cenário então é o seguinte: no grupo A, Paysandu joga com o Manaus que é o terceiro colocado. Caso vença seu compromisso, o time se garante na fase seguinte como o melhor time do grupo. O Manaus se classifica para o quadrangular da segunda fase se ganhar ou empatar. Se perder depende de outros resultados.

Vice-líder da chave, o Tombense não está classificado matematicamente, mas precisa apenas de um empate para garantir a passagem de fase. Se vencer seu jogo diante do Volta Redonda, em Tombos.

Fechando a zona de classificação no momento, o Botafogo da Paraíba se classifica para a próxima fase se Paysandu e Manaus terminar empatado e o Tombense não vencer o Volta Redonda, no Rio de Janeiro. Se empatar, só não avançará se o Ferroviário vencer o Floresta, e tirar uma diferença de saldo de três gols, e o Manaus não perder do Paysandu.

O Ferroviário vem em quinto e situação não é simples, visto que depende de torcida para uma combinação de resultados. A única chance de passar de fase é vencendo e torcer para que Botafogo-PB, Tombense ou Manaus percam.

Na segunda fase, a Série C vai ter dois quadrangulares, denominados de Grupo C e Grupo D, de pontos corridos, que vão ocorrer de maneira paralela. Os líderes de cada chave ao fim dos jogos de ida e volta farão a final da Terceirona. E, além disso, esses finalistas, junto do segundo colocado de cada grupo ao fim dos quadrangulares, sobem para a Série B de 2022.

O Grupo C será formado pelo primeiro do Grupo A, segundo do Grupo B, terceiro do Grupo A e quarto do Grupo B. Já o Grupo D será composto pelo primeiro do Grupo B, segundo do Grupo A, terceiro do Grupo B e quarto do Grupo A.

==========================================================================================

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva condenou o Brusque à perda de três pontos na Série B e multa de 60 mil por conta do caso de racismo contra Celsinho, do Londrina. Cabe recurso ao Pleno do STJD.

Durante o julgamento, que aconteceu de forma virtual, o presidente do Conselho Deliberativo do clube catarinense, Júlio Antônio Petermann, reconheceu ter ofendido o meia com as palavras ‘vai cortar esse cabelo seu cachopa de abelha’. O dirigente foi condenado a 360 dias de suspensão, além de uma multa de 30 mil reais.

Brusque e Júlio Antônio Petermann foram enquadrados no artigo 243 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva: “Praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência.

No dia 10 de setembro, o Londrina entrou com uma ação de infração juntando o documento do jogo, o boletim de ocorrência registrado pelo atleta, um vídeo do segundo tempo da partida e matérias jornalísticas veiculadas sobre o caso. O clube citou ainda a nota oficial do Brusque após o episódio em que critica e tenta desqualificar Celsinho, além da nota posterior com pedido de desculpas do clube catarinense ao meia.

==========================================================================================

Pelas semifinais da Copa Sulamerica, os brasileiros levaram a melhor no jogo de ida. O Bragantino venceu o Libertad por 2 a 0 no Nabi Abi Chedid. O jogo da volta é na próxima quarta-feira,sete e quinze da noite.

Na outra semifinal, o Athletico Paranaense conseguiu uma vitória por 2 a 1 contra o Penarol, no Uruguai. O jogo da volta está marcado para a proxima quinta, nove e meia da noite, na Arena da Baixada em Curitiba.

==========================================================================================

Os confrontos da Copa do Brasil já estão com locais e datas definidos. A CBF confirmou que o jogo de ida entre Flamengo e Athetico Paranaense será em 20 de outubro, na Arena da Baixada, às nove e meia da noite. O duelo decisivo será no dia 27 de outubro, também nove e meia da noite, no Estádio do Maracanã.

Do outro lado da chave, Atlético-MG e Fortaleza se enfrentam em jogos simultâneos, a partida de ida também é no dia 20 de outubro, em Belo Horizonte, e a volta no dia 27 de outubro, em Fortaleza, os dois jogos nove e meia da noite.

==========================================================================================

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva inocentou o lateral-direito Isla. Com isso, o jogador fica à disposição do Flamengo para os jogos da semifinal contra o Athletico Paranaense. Isla foi expulso na partida de ida contra o Grêmio, em Porto Alegre. O lateral-direito respondeu por ato desleal ou hostil.

Por outro lado, o também lateral-direito Vanderson, do Grêmio, foi punido com uma partida de suspensão por prática de jogada violenta. O atleta foi expulso na mesma partida, por dar uma entrada com a sola da chuteira em Vitinho, já nos acréscimos da etapa final.

==========================================================================================

Daniel Alves optou por não aceitar proposta de nenhuma equipe e revelou que vai ficar sem clube até dezembro. “Venho aqui comunicar que optei por não assinar com nenhum clube para o resto do ano. Vim ao Brasil por um sonho de criança, e o sonho foi realizado. Ser campeão com o clube do coração não tem preço. Não é sobre dinheiro, é sobre valores, é sobre hombridade, é sobre caráter, É SOBRE LEGADO”, escreveu em seu Instagram.

O anúncio foi feito por meio de suas redes sociais, onde o jogador optou por dar maiores detalhes em relação a sua opção de seguir sem clube até o final de 2021. De acordo com o lateral, foi uma decisão difícil de ser tomada, mas que era necessária para esse momento. Além disso, aproveitou para agradecer os interessados em seu futebol.

“As decisões difíceis precisam ser tomadas, mas como sempre nada na minha vida foi fácil. É apenas mais uma decisão. Agradeço a todos pelo interesse, mas gostaria que o capitulo fosse fechado sem nenhuma interferência. Sei que foi comentado muitas coisas, mas a verdade é só uma, vim aqui por um sonho e saio daqui realizado”, completou suas explicações nas redes sociais.
==========================================================================================

A brasileira Beatriz Ferreira está na final do Campeonato Mundial militar de boxe, primeira competição dela após a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Atleta da categoria até 60kg, ela venceu Raykhona Kodirova, do Uzbequistão, e se classificou para a decisão, que vai acontecer no sábado, dez da manhã.

Bia já venceu três lutas na competição. Na primeira rodada, passou por Aizhan Khojabekova, do Cazaquistão, depois derrotou a russa Nune Asatrian, em uma luta polêmica. Assim que acabou o combate, os árbitros deram vitória para a russa, mas claramente Bia tinha sido melhor. A comissão brasileira entrou com recurso e os juízes inverteram o resultado.

Outra brasileira, Bárbara Santos, também está na final do Mundial, na categoria até 69kg. O Brasil conquistou, ainda, uma medalha de bronze na categoria até 57kg. Jucielen Romeo, que parou na semifinal diante da russa Daria Abramova. O país ainda tem outros dois atletas na semifinal: Leanderson Conceição e Wanderson Oliveira.

==========================================================================================

A seleção brasileira sub-21 masculina de vôlei conseguiu a primeira vitória no Mundial da categoria disputado na Bulgária. O Brasil venceu o Canadá por 3 sets a 0 (25/22, 25/21 e 25/18) pela segunda rodada. As equipes estão no grupo D ao lado da Rússia e Camarões.

Com o resultado, o time do treinador Giovane Gávio garantiu um lugar na próxima fase da competição, que seria neste sábado. Entretanto, como o Camarões não compareceu à competição, o Brasil não jogará e os três pontos da partida foram automaticamente computados para os brasileiros. Nesta categoria, a seleção tem 14 quatro ouros, seis pratas e três bronzes.

==========================================================================================

A Confederação Brasileira de Ginástica convocou a delegação nacional para o Mundial no Japão, que ocorre entre os dias 18 e 24 de outubro. No feminino, a representante do país será Rebeca Andrade. A medalhista de ouro no salto e de prata no individual geral na Olimpíada de Tóquio será inscrita nos quatro aparelhos.

No masculino, o Brasil vai ter Arthur Nory, Caio Souza e Luís Porto. Por causa da necessidade de aclimatação, a delegação brasileira vai viajar rumo a Doha antes de seguir para o Japão. Assim, um dia depois do encerramento do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística de Aracaju, que acontece entre 29 de setembro a 3 de outubro, a equipe viaja para o Catar.

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe um comentário