Toque Notícia 17h- dia 17-09

 Delegada Ione Barbosa atualiza informações sobre a OPERAÇÃO TUPI: JOGANDO LIMPO”

A semana que começou com uma operação envolvendo o Tupi terminou na quarta delegacia com a análise dos depoimentos ouvidos nos últimos dias. A delegada responsável pelo caso, Ione Barbosa, conversou com a repórter Roberta Oliveira sobre as atualizações do trabalho.
Mais informações sobre ”OPERAÇÃO TUPI: JOGANDO LIMPO” você confere no nosso portal www.toquedebola.esp.br

==============================================================================================Depois de passar os primeiros três jogos do quadrangular final do Módulo 2 do Campeonato Mineiro sem vencer, o Tupynambás precisa agora de um returno perfeito para ter boas chances de acesso. E a missão começa já neste domingo, às SEIS DA TARDE, quando o Leão do Poço Rico recebe a Pantera, o Democrata de Governador Valadares, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio.

O técnico do Baeta, Gustavo Brancão, confia que a equipe vai reagir no returno do quadrangular decisivo. Ele sabe que a única solução para os juiz-foranos é vencer seus dois jogos em Juiz de Fora para decidir na última rodada em Muriaé. Como disse com exclusividade para a Nas Onda do Toque, o treinador confia na reação do Leão do Poço Rico.

O adversário deste fim de semana é o mesmo da última quarta. Por isso, nada melhor do que tirar lições da derrota por 1 a 0 para a Pantera, em Governador Valadares. Segundo Brancão, o Baeta não jogou bem, e os jogadores sentiram a sequência de derrotas fora de casa para Villa e Democrata, ambas por apenas um gol. Mas o técnico acredita que isso pode gerar algo positivo.

Além de reagir em casa no quadrangular decisivo do Módulo 2, o Baeta terá que fazê-lo, provavelmente, sem uma das referências do elenco. Para a partida de domingo, o Tupynambás dificilmente contará com o principal jogador da equipe nas duas últimas temporadas. O atacante Fabinho Alves voltou a sentir o músculo posterior da coxa esquerda e foi substituído ainda no primeiro tempo da derrota para o Democrata-GV.

Para o lugar de Fabinho, Brancão tem o também atacante Waschington Batata, que o substituiu contra a Pantera. Além dele, são opções o meia Nicholas, que reforçaria a armação do Baeta, ou o centroavante Guilherme Tevez, com o deslocamento de Cleber Pereira para a posição de Fabinho.

O outro jogo da rodada, o Villa Nova recebe o Nacional de Muriaé em Nova Lima, no domingo, QUATRO DA TARDE.

O Democrata lidera o quadrangular com seis pontos, Nacional de Muriaé em segundo com cinco, Villa Nova em terceiro tem quatro e o Baeta em quarto com um ponto.

Você tem todos os detalhes do Módulo 2 do Campeonato Mineiro e as contas com o que o Tupynambás precisa no returno do quadrangular decisivo no nosso portal www.toquedebola.esp.br  
==========================================================================================

Neste domingo, às TRÊS DA TARDE, tem estreia inédita de time juiz-forano. É, a gente pode brincar assim porque este será o primeiro jogo oficial história do Manchester, equipe criada este ano na cidade e que disputa a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, carinhosamente conhecida como Terceirinha.

A poucos dias do primeiro compromisso, válido já pela segunda rodada do Gurpo C da competição, já que as Capivaras folgaram na série de jogos inicial, 17 nomes do elenco foram divulgados. Na lista, nomes conhecidos e que atuaram recentemente em equipes da cidade, como Tupi e Tupynambás, e região, como o Aymorés, na disputa do Módulo 2 do Mineiro.

Confira quem já faz parte do elenco do Manchester:

Os goleiros são Matheus Poletine, de 26 anos, que vem do Nacional de São Paulo. E o jovem juiz-forano Arthur, de 17 anos, escolhido em testes do próprio clube. A zaga tem Luan Nascimento, de 22 anos, ex-CAP Uberlândia; Amauri Negueba, também de 22 anos, vindo no Boston City; e Matheus Oliveira, 21 anos, também aprova em testes no time de Juiz de Fora.

Na lateral-direita, o juiz-forano Adson “Furão”, de 22 anos, chega às Capivaras vindo do Tupi, onde disputou o Módulo 2 do Estadual este ano; na esquerda, Caio, de 22 anos, com passagem por Seleção de base e campeão goiano pelo Grêmio Anápolis, defendeu o Aymorés, de Ubá, também no Módulo 2 e agora é do Manchester. Aprovado na avaliação do clube, Carlos, outro de 22 anos, completa a posição.

No meio de campo, os volantes Albert “Coquinho”, 25 anos, que estava no Tupi, e Matheus Batista, 22 anos, que estava no Tupynambás são conhecidos do torcedor local. Raian Faria, 22 anos, ex-Linense (SP) e Vicente, 23 anos, ex-Serranense, chegam a Juiz de Fora. Na armação, Hugo, 23 anos, ex-Uberlândia, e Bambam, 21 anos, ex-Aymorés, também desembarcam na cidade e terão a companhia do local Kassinho, 20 anos, ex-Tupi, que pode ser aproveitando também no ataque.

Como opção na frente, as Capivaras terão Júlio, 22 anos, vindo do Tupi, e Cristian, também de 22 anos, aprovado em avaliação do Clube. Vale ressaltar que a Terceirinha é um campeonato sub-23, ou seja, podem participar nascidos até o ano de 1998. Cada clube pode inscrever quantos atletas quiser acima desta idade, até o limite de 30 jogadores por elenco, mas apenas cinco podem atuar a cada partida.

A estreia do Manchester neste domingo, às TRÊS DA TARDE, será contra o Contagem, no Estádio José Mapa Filho, em Ouro Branco. Ambas as equipes estão no Grupo C da competição, ao lado de Betis, América de Teófilo Otoni e Boston City. Os times jogam entre si em turno e returno dentro das três chaves da primeira fase.

Os dois primeiros colocados de cada uma das chaves avançam, assim como os dois melhores terceiros lugares. A partir da segunda fase, quartas de final, a Tercerinha vira mata-mata até serem definidos os finalistas. Os dois clubes que decidirão a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro sobrem para o Módulo 2 em 2022. E o troféu da competição será decidido também em um confronto de ida e volta.
==========================================================================================

Suspenso o efeito da liminar do Flamengo, como queria a maioria dos 20 clubes da Série A e a CBF, o foco agora passa a ser uma resolução definitiva sobre o assunto público nos estádios no conselho técnico de 28 de setembro. O público só será aceito se 100% dos estados tiverem autorização.

Até o momento, Rio de Janeiro, Goiânia, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Cuiabá e Chapecó tem autorização e Caxias do Sul debate o protocolo. Faltam São Paulo, Ceará, Bahia e Pernambuco.

Em São Paulo, a posição do governo até o momento é permitir torcida só em novembro São cinco clubes do estado na elite. Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Santos e Red Bull Bragantino com três cidades envolvidas. A necessidade de clubes e federações de liberar o público ainda colide com aspectos políticos que envolvem o governo federal e os números da pandemia.

No Nordeste, Fortaleza e Salvador que reúnem três times na elite estão sem liberação no momento. Mas o clima é diferente em relação aos pernambucanos. “Estamos em conversa com o governo do estado, nesse intuito. Prefeitura e Estado estão alinhados. Não quero antecipar para não gerar expectativa. Mas está sendo trabalhado”, disse o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz.

Quem já tem o aval desejado e não tem mais o que negociar, agora fica de olho no desenrolar da negociação dos adversários. Líder do Brasileirão, o Atlético-MG tem uma liminar em vigor semelhante à do Flamengo e chegou a ameaçar usá-la, caso o rubro-negro colocasse torcida no fim de semana.

Com a decisão do STJD de suspender o efeito da liminar para o dia seguinte à reunião dos clubes, há uma certa pressão sobre o conselho técnico. Mas o clima ficou mais ameno, já que não haverá mais guerra nos tribunais, por ora.

==========================================================================================

No Campeonato Brasileiro da Série A, no sábado, CINCO DA TARDE Chapecoense e Palmeiras jogam no Arena Condá. Athetico Paranaense e Juventude se enfrentam SEIS E QUARENTA E CINCO. SETE DA NOITE, O LÍDER Atlético Mineiro entra em campo contra o Sport no Mineirão. Dois jogos finalizam o sábado às NOVE DA NOITE. Ceará e Santos no Castelão e o Bahia recebe o Bragantino na Fonte Nova.

No domingo, 11 da manhã a bola rola para Internacional contra o Fortaleza no Beira Rio. QUATRO DA TARDE, São Paulo e Atlético Goianiense jogam no Morumbi. SEIS E QUINZE tem Corinthians e América Mineiro na Neo Química Arena e fechando o domingo, OITO E MEIA DA NOITE, Flamengo recebe o Grêmio no Maracanã.

Um jogo completa a rodada nesta segunda feira. O Cuiabá recebe o Fluminense na Arena Pantanal OITO DA NOITE.

==========================================================================================

O atacante Gabigol, do Flamengo, foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva em duas partidas por chamar o futebol brasileiro de “várzea”, após expulsão no duelo com o Internacional, no Campeonato Brasileiro. Ele já cumpriu um jogo e, desta forma, se torna desfalque para o duelo com o Grêmio, no domingo. O Rubro-Negro vai recorrer e tentar fazer com que o camisa 9 possa enfrentar o Tricolor gaúcho.

Na derrota por 4 a 0 para o Colorado, no início do mês passado, o jogador recebeu o cartão vermelho aos 17 minutos do segundo tempo, depois de bater palmas para o árbitro ao receber um cartão amarelo. Ao deixar o gramado, ele disse que o que estava acontecendo era “piada” e emendou: “Por isso que o futebol brasileiro é essa várzea!”

As declarações foram ouvidas pelo árbitro assistente número 1, Victor Hugo Imazu dos Santos, e passadas ao árbitro Paulo Roberto Alves Júnior, que relatou o episódio na súmula da partida. Devido à expulsão, o jogador não atuou na vitória contra o Sport, na rodada seguinte, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

A procuradoria do STJD entendeu que Gabigol infringiu o artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que fala em “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva”.
==========================================================================================

O São Paulo chegou a um acordo e rescindiu o contrato do lateral-direito Daniel Alves. O Tricolor paulista vai pagar cerca de 18 milhões que deve ao jogador a partir do ano que vem de maneira parcelada em cinco anos.

Após diversos episódios que geraram desgaste entre as partes, a ruptura definitiva na relação ocorreu na última semana, quando o lateral decidiu não se reapresentar ao São Paulo após período com a seleção brasileira e irritou o clube ao dizer que não jogaria mais enquanto houvesse dívida do clube com ele. O Tricolor paulista foi avisado da ausência do lateral e colocou fim a relação.

A antiga diretoria são-paulina afirmava ter parceiros comerciais que ajudariam a bancar os valores do negócio que envolviam um salário de um milhão e meio por mês. Meses depois, nada foi fechado e o time se viu sozinho para arcar com a despesa.

Daniel Alves foi alvo de críticas do torcedor principalmente quando optou por aceitar o convite do técnico André Jardine para disputar as Olimpíadas de Tóquio como um dos jogadores acima dos 23 anos da seleção brasileira. A decisão do lateral foi apoiada pela diretoria, que se viu sem possiblidade de vetar a ida do jogador diante da grande dívida salarial. Depois da conquista do ouro nos Jogos Olímpicos, o lateral desabafou ao dizer que “o São Paulo falhou com ele” e que “ele não falhava com o São Paulo”.

==========================================================================================

No campeonato Brasileiro da Série B, QUATRO jogos nesta sexta feira. SETE DA NOITE é a vez do líder Coritiba entrar em campo contra o Villa Nova no Couto Pereira. OITO E MEIA DA NOITE, o lanterna Confiança recebe o Sampaio Côrrea no Batistão. NOVE E MEIA, Ponte Preta e Guarani jogam no Moisés Lucarelli. No sábado tem Botafogo recebendo o Náutico no Nilton Santos QUATRO E MEIA DA TARDE, e fechando a rodada, SETE DA NOITE, o Goiás recebe o Brasil de Pelotas na Serrinha.

Lembrando que a rodada começou na quinta. CRB contra o Vasco e Cruzeiro contra o Operário, terminaram empatadas em 1 a 1. E o Remo venceu o Avaí por 2 a 1 no Baenão.
==========================================================================================

A Reunião do Conselho Técnico da Série B nesta sexta-feira decidiu pela volta do público aos estádios nas cidades que já tiverem liberação das autoridades. A condição era que mais de 80% das cidades dos clubes pudessem receber torcida, e esse número foi atingido.

Após uma reunião entre a CBF e os clubes da Série B ficou definida a liberação de público já para a rodada deste fim de semana da competição. A capacidade nos estádios será restrita e mediante o cumprimento das regras sanitárias de prevenção à covid-19.

A definição ocorreu com a aprovação de 80% dos municípios que sediam a Série B nesta temporada. Uma votação também foi feita entre os clubes envolvidos com um placar de 14 a 6 a favor da volta.

A liberação de público, porém, não necessariamente vai garantir que todos os jogos da rodada terão torcida. Isso porque nem todos os clubes mandantes deram entrada nas documentações necessárias para cumprir as exigências.

Embora a liberação de público geral tenha sido oficializada hoje, alguns clubes da Série B já haviam conseguido obter a permissão via Justiça, casos de Cruzeiro, Goiás e Vila Nova.

==========================================================================================

O estado do Ceará autorizou a realização de um evento-teste com a presença de torcida na Arena Castelão. A data ainda não foi divulgada mas o duelo mais cotado para receber o evento-teste é a partida entre Fortaleza e Atlético Mineiro, pela Copa do Brasil, ainda sem data definida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O novo decreto começa a valer a partir de segunda-feira, dia 20, e vai até o dia 5 de outubro.

Com a autorização, Atlético-MG e Fortaleza conversam para que os duelos da Copa do Brasil tenham a presença de torcedores nos dois jogos, tanto no Ceará quanto em Belo Horizonte.  A revelação foi feita por Sérgio Batista Coelho, presidente do clube mineiro. Em entrevista à Rádio Itatiaia, o mandatário afirmou que mantém conversas com Marcelo Paz para que torcedores estejam nos confrontos.

Vale lembrar que o sorteio dos mandos de campo ainda não foram realizados. Ele acontece na próxima semana.

==========================================================================================

Tem duelo Lionel Messi e Cristiano Ronaldo fora de campo. Trata-se da venda de camisas.  A pesquisa do jornal the Sales revela que o camisa 7 do português arrecadou 187 milhões de libras, cerca de 1 bilhão e trezentos mil reais desde que seu número foi confirmado, no dia 2 de setembro. Messi acumulou 103 milhões de libras, 752,4 milhões de reais em vendas.

Os dados de venda de camisas também revelam que a camisa de Ronaldo é, sem surpresa, a mais vendida na história da Premier League e as pesquisas online por “camisa Ronaldo 7” aumentaram 600% em comparação ao ano passado.

Vale citar que esses números superam os custos iniciais. A taxa de transferência inicial de Cristiano foi de 12,9 milhões de libras , 93,5 milhões, o que significa que suas vendas de camisas são 14 vezes mais do que isso e já renderam 13,1 milhões de libras, 94,9 milhões em receitas para o United. Enquanto a assinatura de Messi foi de 25 milhões de libras, 181,2 milhões para se juntar a Neymar no PSG.

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe um comentário