Toque Notícia 14h dia 24-09

TITE CONVOCA ATLETAS PARA AS ELIMINATÓRIAS EM OUTUBRO

O técnico Tite convocou nesta sexta-feira o time que vai representar o Brasil nas próximas três partidas das Eliminatórias da Copa do Mundo. Atual líder da competição com 24 pontos e 100% de aproveitamento, a seleção brasileira vai enfrentar a Venezuela, Colômbia e Uruguai entre os dias 07 e 14 de outubro.

A Convocação para as Eliminatórias da Copa 2022 tem os goleiros Alison (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras). Na lateral, Danilo (Juventus), Emerson (Tottenham), Alex Sandro (Juventus) e Guilherme Arana (Atlético-MG). Os zagueiros são Éder Militão (Real Madrid), Lucas Veríssimo (Benfica), Marquinhos (PSG) e Thiago Silva (Chelsea).

No meio-campo, Casemiro (Real Madrid), Edenílson (Internacional), Everton Ribeiro (Flamengo), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United), Gerson (Olympique de Marselha) e Lucas Paquetá (Lyon). No atacante a convocação tem Antony (Ajax), Gabriel Barbosa (Flamengo), Gabriel Jesus (Manchester City), Matheus Cunha (Atlético de Madri), Neymar (PSG), Rafinha (Leeds) e Vinicius Junior (Real Madrid).

Para evitar problemas como os da última lista, em que jogadores das ligas europeias tiveram de ser desconvocados, a nova lista foi divulgada 10 dias antes da data de apresentação e garante o cumprimento da quarentena.

Juninho Paulista, coordenador da seleção brasileira, revelou que não há uma confirmação oficial sobre a liberação dos jogadores que atuam no futebol inglês. Contudo, ele afirmou que viu como “positivas” as reuniões realizadas entre a Premier League, Fifa e o governo britânico em torno do assunto, fato que motivou a convocação dos atletas.

==========================================================================================

Além da solicitação para os jogadores brasileiros que atuam na Inglaterra, a CBF também acompanha junto ao governo federal o pedido para que o atacante Cavani, do Manchester United, não tenha problemas com as autoridades sanitárias e atue sem restrições no jogo entre as seleções de Brasil e Uruguai.

Os uruguaios pediram a colaboração da entidade brasileira para evitar a repetição da confusão envolvendo quatro jogadores argentinos na data Fifa passada. Na ocasião, eles não informaram que tinham vindo da Inglaterra, o que seria necessário uma quarentena de 14 dias.

Embora a autoria do pedido seja brasileira, cabe ao Uruguai resolver com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) sobre os passos e os procedimentos adotados em relação ao atacante uruguaio na passagem pelo Brasil. Mas antes disso é preciso aval da Casa Civil e do Ministério da Saúde, com parecer da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

==========================================================================================

O Campeonato Brasileiro vai terminar depois de 5 de dezembro, dia inicialmente previsto para a última rodada da Série A. Isso porque com a convocação, a CBF anunciou que vai adiar as partidas dos times que tiveram jogadores convocados pela seleção brasileira. Isso já aconteceu em setembro, e possivelmente pode acontecer de novo em novembro, quando vão acorrer dois jogos da seleção pelas Eliminatórias.

Flamengo, Palmeiras, Atlético Mineiro e Internacional são os times com jogos adiados nessas eliminatórias. Se a rodada do Brasileirão fosse continuar normalmente, os atletas convocados perderiam três rodadas da competição, a vigésima quarta, vigésima quinta e vigésima sexta. Com a decisão da CBF, as seguintes partidas serão adiadas:

Rodada 24: Ceará x Internacional; Chapecoense x Atlético-MG; Bragantino x Flamengo; América-MG x Palmeiras

Rodada 25: Atlético-MG x Ceará; Fortaleza x Flamengo; Palmeiras x Bragantino; Internacional x Chapecoense

Rodada 26: Flamengo x Juventude; Atlético-MG x Santos; Internacional x América-MG; Bahia x Palmeiras

Vale lembrar ainda que os quatro times que tiveram jogadores convocados já tiveram jogos adiados. Com 21 rodadas finalizadas até agora, o Flamengo entrou em campo 18 vezes, enquanto Atlético-MG, Internacional e Palmeiras fizeram 20 jogos cada um.

==========================================================================================

O governo do Estado de São Paulo decidiu pelo retorno dos torcedores aos estádios. Após reunião com o Comitê Científico, o governador João Dória autorizou até 30% da lotação de cada setor a partir do dia 4 de outubro.

Os organizadores dos eventos esportivos serão responsáveis pelas normas sanitárias de prevenção no combate à covid-19. A partir daí, vai haver uma escalada gradual na liberação do público.

Do dia 15 ao dia 30 de outubro, será permitida a entrada de metade da capacidade das arenas. A partir do dia primeiro de novembro, está autorizada a lotação completa das arenas.

Para ter acesso aos estádios, os torcedores vão precisar apresentar comprovante das duas doses de vacina ou dose única. Aqueles que ainda não receberam a segunda dose também vão poder assistir aos eventos esportivos desde que apresentem exame com resultado negativo para covid-19.

Além dele, governo de Pernambuco também anunciou que a partir de segunda-feira, está permitida a presença de público nos estádios.

Essa movimentação por parte de paulistas e pernambucanos foi um importante passo para que a torcida retorne às arquibancadas na Série A do Brasileirão. A condição definida pelos clubes é que 100% dos estados tenham autorização. Agora, para o Brasileirão ter portões novamente abertos, resta apenas um acordo do Bahia e da federação baiana com o governo.

O Bahia fez uma solicitação ao governo para aval de 30% da Fonte Nova a partir da vigésima terceira rodada do Brasileirão. A ideia é chegar com a permissão ao conselho técnico de terça-feira, dia 28, junto à CBF, para que o público seja liberado.

==========================================================================================

Fluminense e Daniel Alves tiveram conversas avançadas, mas, no fim, não houve um acordo entre as partes, e as negociações foram encerradas. Livre no mercado desde que deixou o São Paulo, o lateral-direito tinha em mãos uma contraproposta do Tricolor, mas acabou não aceitando.

Segundo informação do jornalista Lauro Jardim, colunista do diário O Globo, Daniel teria pedido 1 milhão de salário por mês. O Fluminense disse que poderia chegar até 750 mil.

Segundo informações de sua assessoria de imprensa, em nota oficial, o atleta não fez exigências financeiras aos clubes, e o dinheiro, nesse momento, estaria em segundo plano. O jogador vai escolher seu destino entre as possibilidades, seja de título ou status.

==========================================================================================

Um mês após pedir demissão, o treinador Hélio dos Anjos está de volta ao Náutico. O clube e o treinador chegaram a um acordo e acerto foi oficializado nas redes sociais do Timbu. Hélio já deve ir a Belém para comandar o time no jogo desta sexta-feira, contra o Remo, pela 26ª rodada da Série B.

Esta será a quarta passagem de Hélio pelo Náutico. Na última, a mais marcante, o treinador livrou o clube do rebaixamento para a Série C e, nesta temporada, entrou para a história ao conquistar o título do Campeonato Pernambucano. Além disso, protagonizou o melhor início na era dos pontos corridos da Série B, com 14 jogos de invencibilidade.

Ao todo, foram 48 jogos com 22 vitórias, 15 empates e 11 derrotas, resultando num aproveitamento de 56,2%. Durante nove meses, ele construiu identificação com a torcida, que foi parte importante para seu retorno, com forte mobilização nas redes sociais.

==========================================================================================

Nesta sexta-feira, o PSG emitiu uma nota informando que o Messi está descartado para entrar em campo diante do Montpellier, neste sábado, 25, pelo Campeonato Francês. O jogador não conseguiu se recuperar a tempo de uma lesão óssea sofrida no joelho esquerdo. Uma ressonância magnética feita na terça-feira, confirmou os sinais de uma contusão. Ele já ficou fora da vitória por 2 a 1 do PSG sobre o Metz.

Dessa forma, o craque argentino continua em tratamento, e deve voltar a ser avaliado novamente neste domingo, 26. A expectativa é que ele esteja 100% para quando a equipe parisiense for encarar o Manchester City pela Champions League, na terça-feira, 28.

Na nota, o clube ainda acrescentou que o meio-campista Marco Verratti vai voltar a treinar no domingo, e que o zagueiro Sergio Ramos, que ainda não estreou pelo clube, continua treinando individualmente enquanto se recupera de uma lesão na panturrilha.

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe um comentário