Toque Notícia 14h- dia 17-09

FUNCIONÁRIA QUE ACUSA ROGÉRIO CABOBLO DE ASSEDIO VAI TENTAR AUMENTAR A PENA DO PRESIDENTE AFASTADO

A defesa da funcionária que acusa Rogério Caboclo de assédio moral e sexual aguarda para os próximos dias uma resposta da Comissão de Ética do Futebol Brasileiro à sentença que afastou o dirigente da presidência da CBF por 15 meses. O objetivo é recorrer para aumentar pena de Caboclo na CBF. A entidade também está na expectativa para, então, marcar a assembleia geral com as federações, cujo objetivo será deliberar sobre a punição imposta a Caboclo.

——————–

Enquanto isso, o presidente afastado age em outras frentes: há dois recursos na Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem (CBMA), órgão de justiça privada que resolve algumas questões envolvendo a CBF. Uma das tentativas é derrubar a suspensão total de 15 meses, que o deixa fora do cargo até setembro de 2022. O mandato expira em abril de 2023.

———————

Já o outro recurso é para contestar o afastamento preventivo de 60 dias, aplicado em um segundo processo. O diretor de tecnologia da informação da CBF, Fernando França, acusa Caboclo de assédio moral e cita que o cartola queria que ele espionasse e-mails e telefones de outros funcionários da entidade.

—————————–

O presidente afastado, por sua vez, nega as acusações de assedio e diz que é  “mais um capítulo da armação do ex-presidente Marco Polo Del Nero, banido do futebol por corrupção, para me tirar da CBF e reassumir o controle da entidade por meio de seus aliados”

————————

Hoje, a funcionária já voltou ao trabalho na CBF, enquanto Caboclo está impedido pela Justiça do Trabalho de pisar na confederação.

==========================================================================================

O técnico Tite enviou a lista de suplentes para a Fifa em relação aos atletas que atuam na Inglaterra.  Apesar dessa “convocação” os nomes não foram revelados ainda, já que isso está previsto para acontecer na próxima sexta-feira, 24, quando será realizada uma coletiva de imprensa do treinador junto com a comissão.

———————

Dessa forma, do mesmo jeito que aconteceu na convocação anterior, jogadores que atuam na Inglaterra, serão chamados, mas desta vez, a expectativa pela liberação deles é positiva, ainda mais com o auxílio da Fifa na situação.

——————–

A publicação destaca que ao longo desta sexta-feira, está prevista uma audiência entre os dirigentes da Fifa e membros do Reino Unido para flexibilizar a quarentena de retorno dos jogadores sul-americanos aos países britânicos.

————————

Anteriormente, existia uma exigência de isolamento obrigatória de 10 dias, o que fez com que os clubes não autorizassem a saída de seus jogadores, temendo que perdessem partidas importantes.

———————-

Em carta enviada para a CBF, os dirigentes dos clubes ingleses sinalizaram com boa vontade pela liberação dos atletas. Por conta disso, a entidade brasileira desistiu do pedido de punição na Fifa para esses que não aceitaram a liberação.

——————-

Tendo um intervalo menor entre a data Fifa de setembro, e a convocação de outubro, Tite e a comissão técnica brasileira decidiram somente anunciar os nomes daqui uma semana.

—————————

Apesar disso, o procedimento de convocação será o mesmo. A lista preliminar, com mais nome do que apenas os 23 que podem ser relacionados por partida, deve ser entregue 15 dias antes do início da data Fifa, que começa no dia 4 de outubro.

———————-

Nisso, o Brasil encara jogos fora, contra Venezuela, dia 7, Colômbia, dia 10, e termina depois do jogo do dia 14, contra o Uruguai, em Manaus.

———————

Assim, os nomes pré-selecionados servem para garantir os direitos das seleções nas convocações, tendo a liberação dos jogadores por seus clubes. Caso exista a necessidade de convocação fora desse prazo de 15 dias, a CBF deve negociar com os clubes a liberação do atleta.

==========================================================================================

A Seleção Brasileira Feminina de futebol entra em campo pela primeira vez após a disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio. O jogo é nesta sexta, contra a Argentina, QUATRO DA TARDE, no Estádio Ermani Sátiro, o Amigão, em Campina Grande.

———————

O duelo faz parte de dois amistosos que serão disputados contra as Hermanas em setembro. Com 22 jogos no comando da Seleção Brasileira, a treinadora soma treze vitórias, sete empates e duas derrotas. Assim como o Brasil, a Argentina se prepara para a disputa da Copa América Feminina 2022.

———————

Com a sueca, o time enfrentou a Argentina em duas oportunidades. Vitória por 5 a 0, no Torneio Uber de São Paulo, em 2019. Neste ano, em fevereiro, um novo encontro e mais uma vitória, desta vez, por 4 a 1 na primeira rodada do Torneio She Believes, nos Estados Unidos.

————————-

O Brasil volta a enfrentar a Argentina no dia 20, QUATRO DA TARDE, no estádio Almeidão, em João Pessoa.

===========================================================================================

As discussões sobre a realização da Copa do Mundo a cada dois anos ganharam mais um capítulo. Em nota, a Federação Alemã de Futebol (DFB) afirmou ser contra a ideia e disse que está em apoio à Uefa, que já prometeu boicotar a competição caso seja realizada desta forma.

———————

Recentemente, em entrevista ao jornal “L’Équipe”, Arsèwe Wenger, chefe de desenvolvimento global de futebol da Fifa, defendeu o Mundial de forma bienal e disse que a ideia era revolucionar o calendário de seleções.

————————

Neste modelo, os jogos seriam realizados apenas em março e outubro. De acordo com a Federação Alemã de Futebol, “o desgaste físico e mental dos jogadores da seleção nacional seria imenso e levaria a um risco significativamente maior de lesões” caso o novo calendário da Fifa seja aprovado.

==============================================================================================

A Prefeitura do Rio de Janeiro publicou, em Diário Oficial, um decreto que autoriza a presença de torcedores nos estádios na cidade a partir da próxima terça-feira, dia 21.

———————

A capacidade permitida será de até 50% da capacidade dos locais que receberem os eventos. Desta forma, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco poderão ter público em seus jogos.

————————-

De acordo com o decreto, “fica autorizada a realização de competições esportivas com a presença de público em estádios e ginásios, com esquema vacinal completo de todos os presentes, respeitada a lotação de 50% da capacidade do ambiente”.

—————————-

Entende-se por “esquema vacinal completo”, idosos acima de 60 anos que já tenham tomado a dose de reforço da vacina contra a Covid-19, após 14 dias da aplicação, e pessoas entre 15 e 59 anos, de acordo com o calendário de vacinação (primeira dose, segunda dose ou dose única), e também após duas semanas desde que tenha se vacinado.
===========================================================================================

A CBF remarcou as partidas adiadas do Flamengo no Campeonato Brasileiro. Dessa forma, os jogos contra o Athletico-PR, em Curitiba, e contra o Atlético-GO, no Rio de Janeiro, foram confirmados para os dias 2 e 5 de novembro (terça-feira e sexta-feira), respectivamente.

——————————-

Nesse cenário, o Flamengo pode encarar uma sequência de quatro jogos em um intervalo de apenas dez dias. Isso acontece porque o calendário inicial do Brasileirão prevê jogos da VIGÉSIMA NOVA rodada e da TRIGÉSIMA rodada para dois fins de semana: 30 e 31 de outubro e 6 e 7 de novembro.

—————————-

A previsão então é de que o time entre em campo no dia 30 ou 31 de outubro contra o Atlético-MG, no Rio de Janeiro, pela 29ª rodada. Depois, no dia 2 de novembro em Curitiba contra o Athletico-PR, pela quarta rodada. No dia 5 de novembro contra o Atlético-GO, no Rio de Janeiro, pela 19ª rodada. E um dos três dias 6,7,8 de novembro enfrenta a Chapecoense em Chapecó, pela TRIGÉSIMA rodada.

===========================================================================================

O Cruzeiro irá até a CBF reclamar do empate por 1 a 1 contra o Operário-PR. A partida tem sido alvo de protesto por parte do clube celeste, que afirma ter sido extremamente prejudicado pela arbitragem.

——————–

Em nota oficial publicada em seu Twitter, a Raposa não apenas afirmou que vai se manifestar formalmente à entidade como citou os erros mais críticos do jogo.

———————-

Esta é a segunda manifestação oficial do clube, que já havia se posicionado através de fala de dirigente em entrevista pós-jogo. Durante a coletiva realizada na noite da última quinta-feira, dia 16, o diretor de futebol celeste, Rodrigo Pastana, fez críticas à atuação do árbritro Rodrigo Dalonso e ao uso do VAR na Série B.

===========================================================================================

A revista “Time” divulgou a lista das 100 pessoas mais influentes do mundo no último ano. Entre nomes de cantores, atrizes, presidentes e empresários, seis atletas apareceram na edição de 2021.

——————————

A velocista Allyson Felix, a tenista Naomi Osaka, o jogador de beisebol Shohei Ohtani, as ginastas Simone Biles e Sunisa Lee, e o jogador de futebol americano Tom Brady representam o esporte na lista.

===========================================================================================
A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) demitiu todos os seus funcionários e anunciou que está encerrando suas “atividades administrativas”. Na prática, a entidade segue representando o Brasil junto à Federação Internacional, mas a gestão da modalidade no país, será realizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

—————————–

O problema está relacionado às dívidas fiscais da entidade na década de 1990, antes da criação da Lei Agnelo/Piva, que passou a abastecer as confederações olímpicas com recursos. Até então, elas sobreviviam com a renda de bingos em nome delas, mas que eram administrados por terceiros.

———————–

Quando Isaquias Queiroz surgiu como uma grande promessa, em 2013, e o BNDES aceitou patrocinar a modalidade no Plano Brasil Medalhas com mais de 30 milhões, os repasses foram feitos à Academia Brasileira de Canoagem, uma entidade criada exatamente para poder receber dinheiro público. As dívidas até foram quitadas em 2016, quando pela primeira vez o dinheiro do BNDES chegou diretamente à confederação, mas logo em seguida o patrocínio foi rompido.

————————–

Agora, a entidade figura está em 14 execuções fiscais por dívidas de impostos. Só o montante que o bingo deixou de recolher em 1998 e 1999 corresponde hoje a uma dívida de R$ 5,6 milhões, impagável por uma entidade que nunca teve um patrocínio privado relevante.

—————————-

Nesse processo, especificamente, a Confederação Brasileira de Canoagem sofreu sucessivas derrotas até que, em 27 de agosto, a Justiça aceitou o pedido de penhora das contas da confederação. Sob risco, o presidente da entidade, Jônatan Pimentel Maia de Oliveira, optou por demitir todos os funcionários a tempo de conseguir utilizar o dinheiro para pagar as rescisões trabalhistas.

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe um comentário