Toque Notícia 14h dia 01º-09-2021

CAROL SANTIAGO CONQUISTA TERCEIRO OURO EM TÓQUIO E DANIEL DIAS ENCERRA PARTICIPAÇÃO HISTÓRICA COM UM QUARTO LUGAR

 

A nadadora Carol Santiago faturou a sua terceira medalha de ouro em Tóquio. Aos 36 anos e na sua primeira edição de Jogos Paralímpicos, a pernambucana subiu ao lugar mais alto do pódio na final dos 100m peito, pela classe S12 (para atletas com deficiência visual), com o tempo de 1min14s89, seguida por Daria Lukianenko, do Comitê Paralímpico Russo (1:17.55) e pela ucraniana Yaryna Matlo (1min20s31). 

————————–

A marca da atleta brasileira também valeu o novo recorde paralímpico, feito que ela também havia realizado na prova dos 50m livre. Na mesma prova dos 100m peito, pela classe S12, a paraense Lucilene Sousa, outra brasileira envolvida na disputa, terminou a sua participação na quinta colocação, com o tempo de 1min30s25. 

———————–

Além do ouro nos 100m peito, a atleta também venceu os 50m e os 100m livre. Carol ainda foi bronze nos 100m costas e prata no revezamento misto dos 4x100m livre – 49 pontos, ao lado de Wendell Belarmino (S11), Douglas Matera (S13) e Lucilene Sousa (S12). Ou seja, a pernambucana totaliza cinco medalhas na capital japonesa. Esta foi o 15º ouro da missão brasileira em Tóquio, superando o número de medalhas douradas conquistadas nos Jogos Rio 2016 (14) e ficando a seis do recorde estabelecido em Londres 2012 (21). 

———————–

Após disputar quatro edições dos Jogos Paralímpicos (Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2021), o nadador Daniel Dias se despediu das piscinas com a quarta colocação nos 50m livre (classe S5 – para atletas com comprometimentos físicos-motores) no Centro Aquático de Tóquio. O multimedalhista, que já havia anunciado a aposentadoria no último mês de janeiro, encerrou a sua última prova da carreira com o tempo de 32s12. O pódio foi formado pelos chineses Tao Zheng (30s31), que bateu o recorde paralímpico, Weiyi Yuan (31s11) e Lichao Wang (31s35).

—————————-

Maior medalhista paralímpico brasileiro da história, Daniel subiu 27 vezes ao pódio no megaevento. É o atleta com mais pódios na história do Brasil — ao todo, foram 14 medalhas de ouro, sete de prata e seis de bronze.  Somente em Londres 2012, quando foi porta-bandeira da delegação, foram seis medalhas de ouro nas seis provas individuais disputadas, o que também fez o nadador ser o principal atleta do país com maior quantidade de “pódios dourados” na história. Já nos Jogos de Tóquio, ele conquistou três medalhas de bronze (100m livre S5, 200m livre S5 e revezamento 4x50m livre misto até 20 pontos).  

=========

Teve mais medalha. Talisson Glock conseguiu a medalha de bronze nos 100m livre classe S6 (para atletas com deficiências físicas) no Centro Aquático das Paralimpíadas de Tóquio literalmente na batida de mão. Ele se esticou para superar o asiático por apenas um décimo: 1min05s45 x 1min05s55.

—————————

A primeira medalha na bocha veio de Maciel Santos que garantiu o terceiro lugar no individual da classe BC2, sem opção de auxílio de ajudantes. O bronze veio depois da vitória por 4 a 3 sobre o jogador da Tailândia.

————————

Assim como Maciel, José Carlos Chagas, na classe BC1 também garantiu lugar no pódio. Depois de perder nas semifinais e ter a invencibilidade quebrada, o brasileiro assegurou o a medalha de bronze ao vencer o português André Ramos por 8 a 2.

————————

O Brasil perdeu para a Polônia por 2 a 0 na semifinal da disputa do tênis de mesa por equipes na classe 9-10 entre as mulheres e ficou com a medalha de bronze. As brasileiras tiveram trio formado por Bruna Alexandre, Danielle Rauen e Jennyfer Parinos na disputa.

=========

Ainda nas Paralímpiadas, o Brasil está na semifinal do goalball feminino. Diante da favorita China. Depois de um tempo regulamentar sem gols, a vaga veio em cobrança de penalidade de Carol no primeiro ataque brasileiro no segundo tempo da prorrogação: 1 a 0. Na próxima fase, em confronto que vale a classificação para a final e a garantia de uma medalha, o Brasil enfrentará os Estados Unidos, que derrotaram o Comitê Paralímpico Russo por 5 a 3.

————————–

Classificado para as semifinais, o Brasil venceu a Itália por 3 sets a 1 (23/25, 25/17, 25/16 e 25/21), pela última rodada da primeira fase do torneio feminino de vôlei sentado. Com isso, a seleção chega invicta às semifinais. A adversária será Estados Unidos ou a equipe do Comitê Paralímpico Russo, que jogam às 6h30 (de Brasília).

=========

DE OLHO NO QUADRO DE MEDALHAS: A China segue na liderança com 147 medalhas, 68 de ouro, 43 de prata e 36 de bronze. A Atletas da Rússia estão sem segundo com 32 ouros, 20 pratas e 37 bronzes, 89 medalhas no total. O Brasil ocupa a sétima posição com 15 medalhas de ouro, 12 de prata e 21 bronzes, um total de 48 medalhas.

=========

O técnico Tite comandou o último treinamento da seleção brasileira antes da partida de quinta, às 10 da noite, contra o Chile, em Santiago pela nona rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar. A escalação da equipe não foi divulgada. Sem acesso para cobertura presencial seguindo protocolos sanitários relativos à pandemia, o treino teve transmitido pela CBF TV apenas o aquecimento dos jogadores. Tite tem 24 jogadores à disposição e comandou três treinos na semana, sendo apenas dois com todo o elenco.

—————————-

Tite convocou 25 jogadores no dia 13 de agosto, mas precisou cortar nove que não foram liberados pelos times da Inglaterra. Na semana passada chamou outros nove substitutos. Após o treino de hoje, a seleção parte para o hotel onde a delegação está hospedada em Guarulhos e embarca às 4 da tarde para o Chile em voo fretado. O Brasil lidera as Eliminatórias com 100% de aproveitamento depois de seis rodadas. Após a partida contra o Chile são mais dois jogos como mandante, nos dias 5 e 9, contra Argentina e Peru. Caso vença os três compromissos, o time encaminha sua classificação para a Copa de 2022.

 =========

A vigésima segunda rodada de Série B terá início nesta quarta com o confronto entre Confiança e CRB no Batistão, às 7 da noite. Às 9 e meia, o Londrina recebe o lider Coritiba no Estádio do Café.  O Confiança é o lanterna com 13 pontos, já o CRB ocupa a terceira posição com 37. No outro confronto, Londrina está em DÉCIMO SÉTIMO lugar com 21 pontos e o Coxa é o líder da competição com 39. A rodada segue com jogos na sexta, sábado e na próxima terça, dia 7 de setembro.

=========

A partida entre Flamengo e Grêmio, válida pelas quartas de final da Copa do Brasil, será disputada no estádio Mané Garrincha, em Brasília. A decisão da diretoria rubro-negra foi tomada mesmo com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, tendo cogitado a possibilidade de liberar público no Maracanã. O jogo está marcado para o dia 15 de setembro. No jogo de ida, o Flamengo goleou o Grêmio por 4 a 0 em Porto Alegre. A equipe pode perder por até três gols de diferença que se classificará para as semifinais da Copa do Brasil. Em Brasília, o clube pode usar até 30% da capacidade do estádio Mané Garrincha  com cerca de 20 mil pessoas, com base em decisão favorável do STJD, que libera público em praças que assim o permitam.

=========

A estreia ainda está um pouco longe, mas os fãs do Manchester United ganharam a chance de ver Cristiano Ronaldo vestir novamente a camisa do clube. A equipe divulgou em suas redes sociais a primeiras imagens do jogador vestindo o novo uniforme, que será usado na temporada 2021/22. Ele defenderá as cores do clube novamente depois de 13 anos longe. O United também postou um vídeo mostrando que o craque seguirá usando apenas o nome “Ronaldo'” nas costas da camisa. O número, porém, segue sendo um mistério. Como Cavani já foi inscrito na Premier League com o número 7, e a liga não permite alterações ao longo da temporada, resta saber se o clube conseguirá uma autorização especial para que Cristiano Ronaldo possa usar o número.

=========

O Brasil faz sua estreia nessa quarta no Campeonato Sul-Americano Masculino de Vôlei, em Brasília. O jogo será contra o Peru, às 7 da noite. O elenco comandado por Renan Dal Zotto terá sete campeões olímpicos: os levantadores Bruninho e Fernando Cachopa, o oposto Alan, o ponteiro Lucarelli, os centrais Lucão e Isac, e o líbero Thales. Além deles, foram convocados Abouba, João Rafael, Vaccari, Adriano, Flávio, Cledenilson e Maique.

——————

O Sul-Americano não terá a presença do público, atendendo medidas restritivas de distanciamento social. Os dois primeiros colocados garantirão vaga no próximo Campeonato Mundial, em 2022, da Rússia. A segunda rodada será na quinta, também as 7 da noite e terá a Colômbia como adversária na quinta-feira, na sexta, O Brasil encara o Chile e encerra a competição enfrentando a Argentina no domingo, às 10h. 

=========

Em meio a uma enxurrada de críticas sobre a forma como a Fórmula 1 lidou com o GP da Bélgica, como distribuir pontos após apenas três voltas, todas atrás do safety car, o presidente da FIA, Jean Todt, confirmou que o regulamento será revisto. Em um comunicado divulgado no Twitter, Todt disse que comandará conversas sobre a situação na próxima reunião da Comissão da F1, que acontecerá em outubro.

——

A Comissão da F1 é o órgão responsável pelo regulamento da categoria, e é formado por membros da FIA, F1 e as equipes. São 30 votos em jogo, e mudanças no regulamento válidas para o próximo ano precisam de um total de 26 votos. A mudança mais provável deve garantir que pontos não sejam distribuídos em eventos nos quais os pilotos não tenham corrido de fato.

 ==========

Hoje, às seis da tarde, tem Prancheta do Professor, com Wallace Mattos recebendo o RICARDO DRUBSKY, treinador de futebol e diretor técnico do BOSTON CITY de Manhuaçu. Não perca, às seis da tarde, aqui Nas Ondas do Toque!

 

O Toque Notícia é sempre de segunda a sexta, ao vivo, às duas e às cinco da tarde. Apoio: Plasc, Santa Casa de Juiz de Fora, Drogaria Santo Antônio, Projeto Cidadão Consciente da Hiperroll Embalagens e agente autorizado Claro Juiz de Fora.   

 

Este foi o Toque Notícia. Continue ligado na webradio Nas ondas do Toque, aqui é 100% esporte

 

Deixe seu comentário