JF Viva: vacinação completa é critério para entrar em eventos esportivos

Coletiva da Prefeita, com presença do secretariado e de vereadores para anunciar o JF Vida Foto: PJF/Divulgação

A Prefeita de Juiz de Fora Margarida Salomão anunciou em live na tarde desta terça-feira, 21, o “Juiz de Fora Viva – cidade em movimento” que traz os novos parâmetros que vão guiar a retomada total das atividades sociais e econômicas no município.

As condições serão determinadas pela conservação do cenário epidemiológico favorável, conforme monitorado pela Prefeitura; e pelo avanço da vacinação no município.

O critério é o percentual da população, estimada em 577.532 pelo IBGE, com a imunização completa, ou seja, que já recebeu as duas doses de Coronavac, Pfizer ou AstraZeneca ou a dose única de Janssen. Algumas atividades serão liberadas para quem estiver com a vacinação em dia, ou seja, tomou a primeira dose de um dos imunizantes disponíveis.

No pronunciamento, a prefeita ressaltou que os monitoramento pelos indicadores epidemiológicos que guiaram as decisões até agora vai continuar. Diante do avanço da vacinação das diferentes faixas, desde adolescentes até a dose de reforço para idosos acima de 70 anos, novos guias foram decididos.

Além do retorno integral das atividades já previstas no “Juiz de Fora pela Vida”, a Prefeitura informou que a proposta abrange espaços culturais e todos os tipos de eventos que estão paralisados no município por causa da pandemia da Covid-19.

Etapas do programa JF Vida

   De acordo com o painel Covid-19 atualizado diariamente pela Prefeitura, até segunda-feira, 20 de setembro, 237.244 pessoas estão com a imunização completa. Outras 407.396 receberam a primeira dose. Além disso, 2.357 pessoas já receberam a dose de reforço . No total,  foram aplicadas 646.977 das 673.338 doses recebidas pelo município.

A aplicação do JF Vida será gradual, em três etapas:

  •  1ª etapa: 40% da população completamente vacinada
  • 2ª etapa: 70% da população completamente vacinada
  • 3ª etapa: 85% da população completamente vacinada

   Segundo Margarida Salomão, a cidade está na 1ª etapa. Se contar apenas a população adulta, o índice seria de 55%. O percentual está em 41% com o início da imunização dos adolescentes.

A prefeita explicou que cada etapa prevê liberações, redução do distanciamento mínimo, mas a apresentação do comprovante de vacinação, seja a carteirinha impressa ou via Certificado Nacional de Vacinação, além de documento com foto, será obrigatória.

Na terceira etapa, todas as atividades voltam ao funcionamento normal e será suspenso o uso de máscara em atividades ao ar livre.

Etapa 1

Está em vigor na cidade. O distanciamento social para todas as atividades e estabelecimentos é de 1,5 metro.

Nesta etapa, eventos de qualquer natureza são permitidos, das 8h à 1h, com 60% da capacidade de espaço. Para ambientes fechados, há a limitação de 320 pessoas, mais staff, por evento. Para locais abertos, o limite é de 380 pessoas, mais 20% de staff.

Eventos esportivos tem limitação de 50% de público. A participação está condicionada ao esquema vacinal completo.

Cinemas, teatros e locais de encenação voltam a funcionar com 60% da capacidade de espaço e proibição de uso de óculos 3D. Para bibliotecas e locais de pesquisa, o limite é de 70% da capacidade de espaço.

Museus, galerias, salas de exposições e similares têm limitação de 60% e 70% da capacidade do espaço em ambientes fechados e abertos, respectivamente. Para estes estabelecimentos, é obrigatório o esquema vacinal em dia. O horário de funcionamento de bares e restaurantes permanece das 8h à 1h, diariamente.

 

 

Etapa 2

Com a vacinação de 70% da população total do município. o distanciamento social para todas as atividades e estabelecimentos passa a ser de 1 metro.

Eventos de qualquer natureza são permitidos, em horário livre, com 70% da capacidade de espaço, incluindo ginásios e estádios. A participação em todos os eventos permanece condicionada ao esquema vacinal completo.

Equipamentos culturais podem funcionar com 80% da capacidade de espaço e obrigatoriedade do esquema vacinal em dia. O horário de funcionamento de bares e restaurantes permanece das 8h à 1h, diariamente.

 

Etapa 3

Condicionada à vacinação de 85% da população total do município. O distanciamento social para todas as atividades e estabelecimentos permanece de 1 metro. Nesta etapa, há a suspensão do uso de máscara para atividade física ao ar livre, mantendo o distanciamento.

Eventos de qualquer natureza podem funcionar com 80% da capacidade de espaço. A participação em todos os eventos permanece condicionada ao esquema vacinal completo.

Equipamentos culturais podem funcionar com 100% da capacidade e obrigatoriedade do esquema vacinal em dia.

O horário de funcionamento de bares e restaurantes passa a vigorar de acordo com a Lei Orgânica do município.

Esporte no JF Vida

   Os eventos com público estão liberados desde que respeitando as normas previstas em cada etapa. E as pessoas só terão acesso ao estádio ou local da disputa apresentando a comprovação de imunização completa, a aplicação de duas doses ou uma dose, no caso de imunizante de dose única..

Há, ainda, a recomendação de esquema vacinal em dia, uma dose para os grupos em que o prazo para a aplicação da segunda estiver marcado para data futura, para academias de ginástica, clubes, estabelecimentos econômicos, áreas de lazer em condomínios, hotéis e hospedagens, estabelecimentos de saúde. 

O lado dos clubes

Mesmo com a liberação da Prefeitura, que já existe, os clubes que atualmente estão em atividade optaram por não receber torcida no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. As diretoria do Tupynambás, que disputa o Módulo 2, e do Manchester, que iniciou a participação na Segunda Divisão do Mineiro, decidiram seguir jogando sem público por conta dos custos para a presença do público. Neste final de semana,  o Manchester joga sábado, dia 25, às 11h, e o Baeta, no mesmo dia, às 18h, mas em ambos os casos não haverá torcida por opção dos clubes mandantes das partidas.

Texto: Toque de Bola – Roberta Oliveira

Imagens: PJF/Divulgação

Deixe um comentário