Baeta precisa de três vitórias e tropeço de oponentes para subir!

  Três vitórias em três jogos. É isso que o Tupynambas mira parentar conquistar o acesso no Módulo 2 do Campeonato Mineiro.

Torcida do Baeta: olho no jogo e calculadora na mão

  Depois de passar o turno do quadrangular decisivo da competição sem vencer, o Baeta agora precisa de um returno perfeito para ainda ter chance de acesso. Mais, pelo menos dois de seus oponentes, além de perderem para o Tupynambás, têm que tropeçar em outros jogos para o time juiz-forano subir.

As contas

  Vencendo os três jogos do returno – dois em casa, contra Democrata de Governador Valadares e Villa Nova; e um fora, contra o Nacional de Muriaé – o Baeta chega aos 10 pontos e três vitórias. Na classificação atual, o Nacional lidera, o Democrata-GV é o segundo e o Villa é o terceiro (veja arte). Deles, o único que poderia vencer seus dois jogos caso perca para o Tupynambás seria o time de Nova Lima. O Leão do Bonfim chegaria, no máximo aos 8 pontos e duas vitórias desta maneira.

  Já em relação a Nacional e Democrata-GV, o Tupynambás precisa batê-los e que eles ainda percam pontos no caminho. Isso porque, mesmo sendo derrotado pelo Baeta, o atual líder chegaria aos 12 pontos vencendo seus outros jogos. Já a Pantera pode chegar a 11 pontos, mesmo perdendo para o Leão do Poço Rico. 

Lado bom  

  Mas, nem tudo é aflição para a torcida do Baeta. Para chegar aos 12 pontos, mesmo perdendo para o Tupynambás, o Nacional teria que ajudar o time juiz-forano, pois teria que bater o Democrata-GV. O contrário também é verdade: para alcançar os 11 pontos, a Pantera teria que superar o NAC.

Classificação do quadrangular final

  Outra possibilidade seria o empate no confronto entre os atuais líder e vice-líder do quadrangular. Desta maneira, o Nacional, se perder para o Baeta, poderia chegar aos 10 pontos e três vitórias. Mas o Democrata-GV, sendo derrotado pelos juiz-foranos, ficaria limitado ao máximo de 9 pontos e duas vitórias.

Regulamento 

  Na decisão do acesso para a elite do futebol de Minas Gerais em 2022, o time que somar mais pontos no quadrangular final será o campeão do Módulo 2 2021. Junto com o segundo colocado desta fase, sobe e disputa a Primeira Divisão do Campeonato Mineiro na próxima temporada.

Tabela do returno do quadrangular final

  Os critérios de desempate são, pela ordem: número de vitórias, saldo de gols, número de gols marcados, confronto direto, menos cartões vermelhos, menos cartões amarelos e sorteio. 

Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos

Foto: divulgação/freepick.com

Artes: Toque de Bola com informação da Federação Mineira de Futebol

Deixe um comentário