Toque Notícias 17h dia 13-08-2021

MÓDULO 2 ENTRA NA RETA DECISIVA DA PRIMEIRA FASE; BAETA PRECISA DA VITÓRIA PARA COMEMORAR CLASSIFICAÇÃO E TUPI TENTA ENTRAR NO G4

 

A nona rodada do Módulo 2 do Campeonato Mineiro começa neste sábado e termina na segunda, dois jogos por dia. Faltando três rodadas para o final da primeira fase, Baeta quer se reencontrar com a vitória para permanecer na briga dos líderes da competição. O Tupi quer uma sequência vencedora após o Tu-Tu para entrar nessa disputa pelas quatro vagas. 

A rodada começa às 3 da tarde de sábado com dois jogos: Betim e Villa Nova, na Arena Vera Cruz, em Betim e União Luziense x Nacional de Muriaé, no campo do Frimisa em Santa Luzia. O Baeta abre os jogos do domingo, às 10 da manhã contra o Aymorés, em Juiz de Fora. Apenas a vitória interessa ao time de Ubá para tentar fugir do rebaixamento. Ipatinga e Serranense se enfrentam às 3 da tarde no Ipatingão. A nona rodada termina na noite de segunda. Às 7 da noite, Democrata e Guarani jogam na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. E às 9 e meia da noite, o Tupi enfrenta o Democrata no Mamudão, em Governador Valadares.

———————

O Villa Nova é o líder isolado com 17 pontos. Um a mais que o Macional de Muriaé. O Baeta caiu para o terceiro lugar com 14 pontos. O Betim fecha o G4 com 13 pontos. A turma que está na briga por uma das vagas no G4 começa com o Democrata de Governador Valadares, com 12 pontos. O Tupi é o sexto com 11 pontos. União Luziense e Guarani vêm em seguida com 10 pontos. Em seguida, aparece o Ipatinga com 8 pontos. Serranense tem sete pontos e está fora da zona de rebaixamento por ter uma vitória a mais que o Democrata de Sete Lagoas, que tem os mesmos sete pontos. O lanterna é o Aymorés, com 4 pontos.

———————

Você já sabe, todas as informações sobre o Módulo 2 do Mineiro estão no nosso portal.

 =========

Juiz de Fora ganhou mais uma equipe de futebol profissional nesta semana. Foi oficialmente apresentado o Manchester. Em coletiva, o presidente do clube, Fernando Osório, ao lado do vice-presidente jurídico, Manoel Denezine, divulgaram a plataforma e os objetivos do time que surge para, já no próximo mês, disputar a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro. A intenção é fazer um trabalho para aproveitar o potencial da cidade. 

Ex-jogador e técnico do Tupi e do Sport, Nando Osório confia que a estrutura que foi montada vai facilitar a cobrança de resultados. O objetivo final é fazer a equipe projetar-se nacionalmente. O Manchester, que tem sede administrativa em Benfica e um CT às margens da BR-267, na Zona Norte de Juiz de Fora, ainda não apresentou treinador ou atletas. O elenco e profissionais da comissão técnica devem ser anunciados nos próximos dias.

Osório, no entanto, deixou escapar que o treinador é do Rio Grande do Sul, mas com anos de experiência no futebol mineiro. Segundo o presidente, o principal objetivo é surpreender já na primeira competição do clube. No grupo C da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, o Manchester folga na primeira rodada da competição. A estreia está marcada para o dia 19 de setembro, contra o Contagem, no Estádio José Mapa Filho, em Ouro Branco.

Além do Contagem, estão no mesmo grupo do Manchester o Boston City, de Manhuaçu; o Betis, de Ouro Branco; e o América de Teófilo Otoni. Os dois melhores classificados da primeira fase, além dos dois melhores terceiros colocados, avançam para as quartas de final da competição. A partir daí, a Segunda Divisão, conhecida carinhosamente como Terceirinha por ser a terceira e última divisão do futebol em Minas Gerais, vira mata-mata. Os dois finalistas, além de disputarem o título, sobem para o Módulo 2 do Campeonato Mineiro em 2022.

========

 A décima sexta rodada da série A começa com três jogos no sábado: Bragantino e Juventude em Bragança Paulista às 5 da tarde; confronto de líderes Atlético Mineiro e Palmeiras às 7 da noite no Mineirão e São Paulo e Grêmio às 9 da noite no Morumbi. No domingo, dois jogos serão às 4 da tarde: Flamengo e Sport no Raulino de Oliveira e Corinthians e Ceará em Itaquera. Três partidas começam às 6 e 15 da noite: Bahia e Atlético Goianiense no Pituaçu, Cuiabá e Athletico Paranaense na Arena Pantanal. Às 8 e meia da noite Internacional e Fluminense no Beira-Rio. A rodada termina na segunda, às 8 da noite, com Chapecoense e América Mineiro na Arena Condá às 8 da noite.

—————-

A classificação da série A é a seguinte: Atlético Mineiro tem 34 pontos. O Palmeiras vem em segundo com 32. O Fortaleza está em terceiro com 30 e o Bragantino fecha o G4 com 28. O Flamengo é o quinto com 24, Athletico Paranaense e Ceará estão com 23 pontos. Santos e Atlético Goianiense estão com 20 pontos. Bahia é o décimo com 18 pontos. Levando a pior no desempate, Internacional e Corinthians são os próximos também com 18 pontos. Fluminense está em décimo terceiro com 17. Juventude tem 16. Sport e São Paulo estão com 15. Na zona de rebaixamento, América Mineiro e Cuiabá tem 14 pontos. Grêmio, que tem 10 e Chape, a lanterna, com 4 pontos.

A lista de times com partidas pendentes: Grêmio e Flamengo estão com dois jogos a menos e Athletico Paranaense, Cuiabá, Fluminense e Juventude têm uma partida atrasada.

========

  A rodada da série B começa nesta sexta com dois jogos à noite: às 7 da noite, Goiás e Guarani jogam na Serrinha. às 9 e meia da noite, o Remo recebe o Vasco no Baenão. Quatro partidas serão no sábado. Três começam às 4 e meia da tarde: CSA recebe o líder Coritiba no Rei Pelé; o Cruzeiro enfrenta o Sampaio Correa no Independência e Ponte Preta e Confiança jogam no Moisés Lucarelli. Fechando o sábado, o Náutico vai à Ressacada enfrentar o Avaí de olho em se aproximar do primeiro lugar. Outros quatro jogos encerram a rodada no domingo: às 11 da manhã, Londrina e Vila Nova jogam no Estádio do Café. Vitória e CRB entram em campo às 4 da tarde. às 6 e 15 da noite, a bola rola para Botafogo e Brasil de Pelotas no Nilton Santos. E Operário e Brusque fazem o último jogo no domingo, às 8 e meia da noite, no Germano Krüger.

========

 Para permanecer na parte alta da tabela do grupo A da série C, o Tombense entra em campo no domingo, às 4 da tarde, contra o Altos no Piauí. O time de Tombos é o terceiro na chave marcada pelo equilíbrio: líder Botafogo da Paraíba tem 19 pontos, Manaus, em segundo, Tombense em terceiro, Volta Redonda em quarto e Ferroviário em quinto estão com 17 pontos e o Paysandu tem 16. Todos brigam diretamente pelo G4.

========

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou uma versão do Protocolo de Recomendações para Retorno do Público aos Estádios. O documento prevê a volta das torcidas em partidas válidas pela fase de quartas de final da Copa do Brasil. Para o público voltar nas séries A, B e C do Brasileiro, ainda é preciso a aprovação em um conselho técnico, o que deve ser realizado nos próximos dias. E o principal critério para a volta do público é a autorização das autoridades sanitárias locais. O documento informa que os torcedores terão que fazer um teste RT-PCR para detecção do vírus SARS-CoV-2 até três dias antes da data da partida. Também será aceito o teste “Pesquisa de Antígenos” feito até dois dias antes, obrigatoriamente em um laboratório de análises clínicas ou unidades de prestação de serviços de saúde devidamente autorizados pelas autoridades sanitárias.

A CBF considera que quem estiver completamente vacinado não precisará fazer testes dias antes dos jogos. Para ser considerado ‘plenamente vacinado’, segundo a Confederação Brasileira de Futebol, o torcedor precisa ter sido imunizado com duas doses ou ter tomado a dose única da vacina contra a Covid-19. Outros pré-requisitos obrigatórios determinados para entrada e permanência nos estádios são: aferição de temperatura corporal; uso obrigatório de máscaras de proteção facial autorizadas pela Anvisa nos ambientes internos do estádio durante todo o período de permanência; manutenção do distanciamento social nos assentos e setores do estádio durante todo o período de permanência; higienização das mãos com álcool a 70% ou lavagem com água e sabão.

  A taxa de normalidade vai determinar a quantidade de público que os estádios poderão receber nas partidas. O cálculo leva em consideração seis índices: a Taxa de incidência (casos novos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias); Tendência da taxa de casos novos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias; Mortalidade por Covid-19 por 1 milhão de habitantes nos últimos 14 dias; Tendência da taxa de mortalidade por 1 milhão de habitantes nos últimos 14 dias; Letalidade global de Covid-19 e Percentual da população plenamente vacinada contra SARS-CoV-2. Na prática, se a conta levar a um resultado baixo, a taxa de normalidade também será baixa, o que indica liberação para um percentual pequeno do público. Se a taxa for de 75% ou mais, será considerada ideal e está permitido um percentual de público acima de 50% da capacidade do estádio.

  Em competições com fases eliminatórias, para manter o equilíbrio nos confrontos, será permitida a diferença máxima de 15% das capacidades, prevalecendo a condição liberada do estádio com menor quantitativo. Se um dos clubes não tiver permissão das autoridades locais para receber público no estádio, as duas partidas serão sem público. A CBF informou no documento que vai disponibilizar um sistema virtual para consultas a respeito de vacinas, testes RT-PCR e antígeno. Desta forma, os clubes ou as empresas contratadas poderão conferir a veracidade das informações de vacinação plena ou testagem prestadas pelos torcedores.

========

 O técnico Renan Dal Zotto divulgou a convocação do Brasil para a disputa do Campeonato Sul-Americano de vôlei masculino. O torneio será entre os dias primeiro e cinco de setembro, em Brasília, que classifica duas equipes para o Mundial de 2022. Será a primeira competição da seleção após o quarto lugar em Tóquio. Dos 14 convocados, sete estiveram nas Olimpíadas: Bruninho, Cachopa, Alan, Lucarelli, Lucão, Isac e Thales. Completam a equipe: Aboubacar, João Rafael, Vaccari, Adriano, Flávio, Cledenilson e Maique. Deles, apenas Bruninho, Lucão, Lucarelli e Thales ganharam mais dias de descanso e se apresentam no dia 23 de agosto ao grupo que já treina em Saquarema. 

O Brasil estreia contra o Peru e também encara a Venezuela na fase de grupos. Na outra chave estão Argentina, Chile e Colômbia. O Brasil é o atual campeão sul-americano e conquistou o título em 32 das 34 edições do campeonato.

========

A webradio Nas Ondas do Toque traz o balanço da participação brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Apesar de ter sido a melhor campanha em número de medalhas do Brasil, o professor de História de Centro Universitário Estácio de São Paulo, Celso Ramos, considerou que o país podia ter aproveitado mais os investimentos feitos para a Rio 2016 seguir rendendo resultados. O professor do curso de Direito do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, Ricardo Braida, pondera sobre o que o Brasil poderia ser, se o esporte estivesse entre as prioridades sociais. 

Ao longo da nossa programação, estamos trazendo a palavra de especialistas sobre a importância dos resultados em Tóquio e o que podemos esperar do próximo ciclo olímpico. Por isso, continue ligado aqui Nas Ondas do Toque.

========

O Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1, previsto para 12 de setembro, pode marcar a celebração de um ano especial para o esporte italiano. O país conquistou o décimo lugar no quadro de medalhas nas Olimpíadas de Tóquio e levantou a taça da Eurocopa. A intenção da Ferrari e do Automóvel Clube da Itália, responsável pelo Autódromo de Monza, é convidar a equipe campeã olímpica do revezamento 4×100 no atletismo masculino, os dez medalhistas de ouro do país e os representantes da Azurra para uma homenagem na etapa.

A intenção é levar os representantes da Seleção italiana e da delegação olímpica para um desfile em um caminhão aberto na pista de Monza, que espera ter venda de ingressos para 50% da capacidade total do circuito. Os atletas ainda devem participar da cerimônia do hino nacional, antes da largada da corrida no domingo, ao lado dos 20 pilotos.

========

 O JF Vôlei vai fazer, na próxima semana, uma seletiva para crianças e adolescentes interessados em fazer parte das categorias de base do time local. O director técnico de equipe campeão da Superliga B de Vôlei Masculino em 2021, Maurício Bara, explica o que os interessados devem fazer para se inscreverem e o que sera observado nos testes. A seletiva será na próxima quinta, dia 19, às sete da noite, no nosso Centro de Ensino, no antigo ginásio do CRAC, na rua Barão de Santa Helena, 535, no bairro Granbery. No dia da avaliação, basta ir com roupas para a pratica esportiva (camisa e short) , além de tênis apropriado para o vôlei. Não esquecer de levar o documento de identidade.  A genete repete o email: asepelsports@gmail.com. Você deve enviar

Nome completo / Data de nascimento / Endereço para participar.

==========

Hoje, às seis da tarde, tem #girandoabola com Ivan Elias. Não perca, às seis da tarde, aqui Nas Ondas do Toque!

O Toque Notícia é sempre de segunda a sexta, ao vivo, às duas e às cinco da tarde. Apoio: Plasc, Santa Casa de Juiz de Fora, Drogaria Santo Antônio, Projeto Cidadão Consciente da Hiperroll Embalagens e agente autorizado Claro Juiz de Fora.   

 

Este foi o Toque Notícia. Continue ligado na webradio Nas ondas do Toque, aqui é 100% esporte

 

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Participou de centenas de transmissões esportivas ao vivo (futebol, vôlei, etc). Apresentou diversos programas de esporte e de humor, incluindo a criação de personagens. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). Criou, em 2010, ao lado de Mônica Valentim, o então blog Toque de Bola que hoje é Portal, aplicativo, Spotify, Canal no Youtube e está no Twitter, Instagram e Facebook, formando a maior vitrine de exposição do esporte local É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe seu comentário