Toque Notícias 17h dia 09-08-21

JÁ NO JAPÃO, TÉCNICO FÁBIO ANTUNES E NADADOR GABRIEL ARAÚJO, DO BOM PASTOR, CONTAM OS DIAS PARA A DISPUTA DAS PARALIMPÍADAS

 

O Projeto Tóquio do nadador paralímpico do Clube Bom Pastor, Gabriel Araújo, e do técnico, Fábio Antunes, está perto de seu destino final. A dupla de Juiz de Fora já desembarcou na Terra do Sol Nascente e está em aclimatação em Hamamatsu, no último estágio antes do atleta cair na piscina dos Jogos Paralímpicos. O nadador falou para a Nas Ondas do Toque sobre os sentimentos na chegada à capital japonesa. Sem esconder a ansiedade, Gabriel se disse orgulhoso e feliz por estar realizando um sonho.

————————

Já o técnico contou como foi a viagem e, principalmente, o processo de chegada ao Japão. Fabinho destaca os protocolos rígidos para entrada no país asiático e fala também sobre o processo de aclimatação e a expectativa para os últimos treinos e ver Gabriel competir nas Paralimpíadas. Gabriel compete na classe S2 da natação paralímpica e vai cair na água para três provas. Ele tem índice para os 50m e 100m costas, além dos 200m livre. Ouro no Pan de Lima, em 2019, o atleta do Bom Pastor tem grandes chances de medalha na Paralimpíada de Tóquio. A competição começa no dia 24 de agosto e vai até o dia 5 de setembro.

========

A nadadora do Clube Bom Pastor Paula Ferrari participa pela primeira vez do Torneio José Finkel. Nesta terça-feira, dia 10, ela cai na piscina nas eliminatórias dos 100 metros peito. Ainda na competição ela se classificou para disputar os 50 metros peito, agendada para quinta, dia 12. Após o título nos 100 metros peito no Campeonato Brasileiro Júnior, contra adversárias na mesma faixa etária, Paula Ferrari destacou, em entrevista ao Garotas no Toque, a importância de estrear em uma competição absoluta, contra nadadoras de todas as idades e diferentes experiências.

Entre a competição no Recife e a viagem para Bauru, o técnico Cebola explicou que ele e Paula trabalharam no aperfeiçoamento da largada para ela ganhar centésimos que podem ajudá-la a alcançar o objetivo de melhorar a marca pessoal. Cebola confia que o trabalho com Paula Ferrari para terminar a competição entre as melhores do nado peito terá bons resultados. Depois do José Finkel, Cebola disse que as metas de Paula Ferrari no segundo semestre são manter a colocação no pódio nas competições e tentar mais uma medalha no Brasileiro previsto para o final do ano.

_______________________

Passando das piscinas para os granados. A vitória escapou do Tupi nos acréscimos do segundo tempo contra o Betim, quando Aslen fez o gol, aos 53 minutos. Mas, na avaliação do técnico Rafael Novaes, a equipe alvinegra fez uma partida na qual poderia ter saído com melhor resultado na sétima rodada do Módulo 2 do Campeonato Mineiro. No rescaldo do 1 a 1 com o Betim, o treinador destacou com exclusividade à Nas Ondas do Toque o ímpeto ofensivo do time juiz-forano, por vezes culpado de deixar o Tupi um pouco exposto. Mais uma vez identificou a bola aérea como ponto a ser melhorado e lamentou as chances perdidas além do gol no fim do confronto. 

————————

Agora, o Tupi volta as atenções para o clássico com o Tupinambás. Para o confronto, Novaes não poderá contar com os dois laterais esquerdos que foram para o jogo contra o Betim: Elder e Gabriel Neto, este no banco, foram expulsos. Outro que não joga é o meia Ramon. Ele entrou no segundo tempo do empate com o Betim e também foi expulso. Por isso, cumpre suspensão automática junto com Elder e Gabriel Neto. O Tu-Tu será na próxima quarta, às três da tarde, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, pela oitava rodada do Módulo 2 do Campeonato Mineiro. E o Tupi precisa da vitória se não quiser lutar contra o rebaixamento. 

========

Apesar da vitória na sétima rodada do Módulo 2 do Campeonato Mineiro, o técnico do Tupynambás, Gustavo Brancão, acredita que seu time poderia ter jogado melhor no 1 a 0 sobre o União Luziense. Ciente de que o Leão do Poço Rico pode apresentar mais, o treinador analisou a partida com exclusividade para a Rádio Web Nas Ondas do Toque. Embalado pela vitória e a consolidação no G4, o Baeta agora terá o clássico contra o Tupi pela frente. Os dois rivais se enfrentam às três da tarde, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, na próxima quarta, em partida que pode valer a liderança do Módulo 2 do Campeonato Mineiro. 

Se vencer o Carijó, o Leão do Poço Rico se mantém, pelo menos, dividindo a liderança com o Villa Nova, como está neste momento. Se o time de Nova Lima tropeçar em casa contra o Ipatinga, o Baeta assume a ponta isoladamente se bater o Tupi. Você já sabe, todas as informação do Módulo 2 do Campeonato Mineiro 2021 estão no nosso portal.

========

Foi sancionada a Lei que estabelece regras para transformação de times de futebol em empresas e cria a figura da Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O texto foi aprovado em junho pelo Senado e em julho pela Câmara e passa a valer após o aval da Presidência da república. Atualmente, os clubes de futebol são associações civis sem fins lucrativos. 

A proposta, chamada de Marco Legal do Clube-empresa, prevê estímulos para a conversão dos clubes ao modelo da Sociedade Anônima do Futebol. Mas, não há obrigatoriedade de que os clubes se transformem em empresas. Com a transformação, as equipes terão instrumentos para capitalização de recursos e para o financiamento próprio, como emissão de títulos de dívida; atração de fundos de investimento; e lançamento de ações em bolsa de valores. Segundo a proposta, a Sociedade Anônima do Futebol cuidará somente do futebol masculino e do feminino.

Isso exclui a possibilidade de outros esportes, como o vôlei, migrarem para o modelo. Também impede que entidades, federações e a Confederação Brasileira de Futebol se transformem uma SAF. Alterações no nome, no escudo, no hino, nas cores, no local da sede do time só serão efetuadas com a concordância do clube, detentor das chamadas ações da classe A, que deu origem à Sociedade Anônima do Futebol.

A transferência de direitos e patrimônio do clube para a SAF independe de autorização ou consentimento de credores ou partes interessadas. Se instalações como estádio e centro de treinamento não forem transferidas, o clube e a empresa deverão firmar contrato com as condições para uso desses espaços. O texto dá prazo de seis anos, prorrogáveis por mais quatro anos, para o clube quitar suas dívidas cível e trabalhista e dá como alternativas aos times para pagamento dos débitos: pagamento direto das dívidas pelo clube; recuperação judicial; e consórcio de credores.

A nova Lei também prevê mecanismo de transferência mensal de um percentual de receitas destinado ao pagamento de dívidas de natureza civil e trabalhistas. Ainda constam  os chamados instrumentos de aceleração para pagamento dessas dívidas: deságio (negociado entre credor e clube devedor para recebimento mais rápido); cessão do crédito a terceiro (compra da dívida do credor por outra empresa); conversão da dívida em ações da SAF; ou emissão de títulos de mercado revertendo para o pagamento da dívida.

========

Parece que virou mania. As tabelas do Brasileirão séries A e B colocaram Cruzeiro e Atlético-MG para jogarem em datas próximas como mandantes, o que atingiu diretamente o gramado do Mineirão. Para isso, o estádio resolveu pedir uma folga. E o jogo Cruzeiro x Vitória, na quarta, pela 17ª rodada, será transferido para o Independência. A folga deixará o Mineirão com 12 dias de descanso para a recuperação do gramado. O campo de jogo chegou a despertar atenção da Conmebol, que, quando divulgou as datas e mandos de Atlético-MG x River Plate na Libertadores, deixou o Gigante como “a confirmar”. O Mineirão voltará a receber jogos antes da Libertadores, em 14 de agosto, quando o Atlético recebe o Palmeiras pela próxima rodada da Série A. Vale a liderança do torneio, que hoje está com o Galo após a vitória contra o Juventude.

————————–

O Cruzeiro não se opôs ao pedido da equipe técnica do Gigante da Pampulha para que o jogo diante do Vitória não ocorresse por lá. Algo que ajudou é que o clube celeste já iria jogar no Horto, na outra rodada da B, diante do Sampaio Correia, uma vez que a partida está agendada também para 14 de agosto, sábado que vem, dia de Atlético x Palmeiras. Uma parte do gramado do Mineirão foi prejudicada pelo fato de não haver incidência solar no setor norte do estádio, durante a estação mais fria do ano. Houve tentativa de cuidar da grama por meio de fotossíntese artificial. Mas a solução encontrada foi de tirar um jogo do calendário do estádio. Só em julho, o Mineirão recebeu seis jogos do Atlético-MG e quatro partidas do Cruzeiro. O Galo, que costumava atuar no Independência, modificou sua casa de volta à Pampulha em 2020. A falta de intervalos entre as temporadas (2020 e 2021), por causa da pandemia da Covid-19, foi outro fator fundamental para o gramado pedir ajuda.

========                     

Os torcedores do PSG já entraram no modo de vigília nesta segunda-feira para aguardar a chegada de Messi a Paris. Entretanto, o desembarque do astro na França pode demorar um pouco mais que os torcedores esperam. O que impede o embarque de Messi rumo a Paris é a finalização do acordo com o PSG. O astro só desejaria viajar quando todos os detalhes estiverem acertados, o que estaria sendo colocado em prática pelo pai e empresário do craque, Jorge Messi, e seus advogados.

A possibilidade de Messi chegar a Paris nesta segunda-feira para fazer exames médicos e assinar com o PSG começou a agitar os fãs parisienses. A movimentação perto do estádio foi aumentando com o passar das horas nesta segunda-feira, e centenas de torcedores já aguardam Messi aglomerados.

=========

O vôlei brasileiro não conseguiu se destacar como habitualmente nas Olimpíadas de Tóquio. A expectativa era de terminar entre os medalhistas nas duplas de praia masculinas e femininas e nas equipes de quadra. A modalidade volta de Tóquio celebrando a prata da seleção feminina. O técnico do JF Vôlei, Marcão, destacou que o momento é de avaliar esse desempenho para verificar as prioridades para o próximo ciclo olímpico. Segundo Marcão, a seleção feminina começou a renovação neste grupo que foi para Tóquio e deve fortalecer ainda mais esta base nas próximas competições até os jogos de 2024. No entanto, no masculino, o técnico do JF Vôlei acredita que as mudanças podem ser mais significativas, com atletas que defenderam a camisa nos últimos anos sem garantia de chegar a Paris. 

—————————————–

Em Tóquio, as duplas brasileiras caíram antes da semifinal no vôlei de praia. A seleção masculina terminou em quarto lugar, depois de perder a disputa do bronze para a Argentina – desde 2000, é a primeira vez que o time terminauma edição sem medalhas. A seleção feminina se classificou à decisão, mas foi derrotada pela forte seleção dos Estados Unidos. O técnico José Roberto Guimarães conquistou a quarta medalha olímpica no comando do time: a primeira prata após dois ouros no feminino e outro ouro no masculino. 

=========

Rayssa Leal bombou na internet. A medalha de prata no street para o Brasil em Tóquio foi a atleta mais mencionada de todo o mundo no Twitter durante os Jogos Olímpicos. A skatista de 13 anos superou até mesmo a estrela americana da ginástica artística, Simone Biles, no ranking de comentários na rede social entre os dias 23 de julho e 8 de agosto. No top 5 da lista de atletas mais mencionados das Olimpíadas, Rayssa foi a única representante do Brasil. Ela liderou logo à frente da americana Simone Biles. Neeraj Chopra, primeiro indiano campeão olímpico no atletismo, no lançamento do dardo, foi o terceiro colocado. Kim Yeon-koung, do vôlei da Coréia do Sul, além de Greysia Polii, do Banminto da Indonésia fecham o ranking do Twitter

———————-

A plataforma também montou um ranking dos atletas mais mencionados pelos internautas brasileiros. Simone Biles, em sexto, é a única estrangeira no Top 10 dos mais comentados do Brasil, liderado por Rayssa. O skate foi um dos esportes mais comentados pelos brasileiros durante as Olimpíadas, ficando atrás apenas do vôlei.

==========

Hoje, às seis da tarde, tem Live Especial com a equipe do Toque de Bola. Não perca, às seis da tarde, aqui Nas Ondas do Toque!

 

O Toque Notícia é sempre de segunda a sexta, ao vivo, às duas e às cinco da tarde. Apoio: Plasc, Santa Casa de Juiz de Fora, Drogaria Santo Antônio, Projeto Cidadão Consciente da Hiperroll Embalagens e agente autorizado Claro Juiz de Fora.   

 

Este foi o Toque Notícia. Continue ligado na webradio Nas ondas do Toque, aqui é 100% esporte

 

Wallace Mattos

Jornalista profissional, formado pela Faculdade de Comunicação Social (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tem mais de 20 anos de carreira na qual já trabalhou em rádio, TV, jornal e mídias digitais. Além disso, tem experiência em gerenciamento esportivo, logística e administração de pequenos negócios. Entre as áreas de interesse e constante busca de aperfeiçoamento, destaca a busca pela discussão do papel da mídia no negócio do esporte e na construção de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento das dimensões participativa e profissional das modalidades. EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS: TUPI FOOTBALL CLUB, Juiz de Fora, Minas Gerais 2015: Consultor de comunicação/Chefe de delegação/Integrante do conselho consultivo. TRIBUNA DE MINAS, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brazil 2004 – 2015 Repórter sênior (2009-2015) – Repórter júnior (2004-2008). TV ALTEROSA, Juiz de Fora/Varginha, Minas Gerais/Minas Gerais 2003 Assistente de Marketing/Repórter esportivo. TV ALTO LITORAL, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro 2002 Estagiário/Repórter júnior. MOSTARDA PROPAGANDA, Juiz de Fora, Minas Gerais 2001 Estagiário/Redator. RÁDIO SOLAR, Juiz de Fora, Minas Gerais 2001 Estagiário.

Deixe seu comentário