Toque Notícias 14h 23-08-2021

BAETA, VILLA E NACIONAL SE CLASSIFICAM, TUPI NÃO AVANÇA E REBAIXAMENTO ESTÁ ABERTO NA ÚLTIMA RODADA DO MÓDULO 2.

Três vagas do quadrangular decisivo do Módulo 2 do Campeonato Mineiro já têm donos: Villa Nova, Tupynambás e Nacional de Muriaé. O grupo pode ser fechado na 10ª rodada se o Democrata vencer o Guarani em Governador Valadares nesta segunda, às 20h30.

———————–

Os três classificados foram definidos quase que ao mesmo tempo na tarde de sábado. Em mais uma tarde inspirada, Joaozinho carimbou a vaga do Nacional de Muriaé, marcando os dois gols da vitória com o Betim fora de casa. O resultado, que deu vagas ao próprio Nacional e ao Villa Nova, era do que o Baeta precisava, desde que vencesse o Democrata de Sete Lagoas, em Juiz de Fora. E a vitória veio aos 47 do segundo tempo, quando Fabinho Alves estufou as redes e fez a alegria do torcedor do Leão do Poço Rico.

——————

Também no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, o Villa Nova confirmou o posto no G4, voltando para a liderança da fase de classificação, ao vencer o Tupi por 2 a 1. A boa notícia para o Carijó é que o time já estava a salvo do rebaixamento e, pelo menos, vai permanecer no Módulo 2 em 2022.

——————-

O diretor de futebol Fabiano Fusaro afirmou à webradio Nas Ondas do Toque que o Aymorés lutaria enquanto houvesse chances matemáticas de escapar do rebaixamento. No sábado, o time conseguiu a primeira vitória na competição: com gols de Hiwry Cesar e Jhulliam, venceu o jogo dos desesperados contra o Serranense em Nova Serrana. Ainda pela 10ª rodada, União Luziense e Ipatinga empataram em 1 a 1 no campo do Frimisa, em Santa Luzia.  

=========

Duas partidas encerram a 17ª rodada da série A. A bola rola às 20h para Fluminense e Atlético Mineiro em São Januário e para América e Bragantino no Independência. Na abertura da rodada, duas partidas terminaram 1 a 1: Atlético Goianiense e Chapecoense, em Goiânia e Juventude e Fortaleza, no Alfredo Jaconi. O Grêmio venceu o Bahia por 2 a 0. O Cuiabá foi um visitante desagradável ao vencer o Palmeiras por 2 a 0 no Allianz Parque. Ceará e Flamengo ficaram no 1 a 1 no Castelão. Athletico Paranaense perdeu por 1 a 0 para o Corinthians na Arena da Baixada. Santos e Internacional empataram em 2 a 2 e o Sport perdeu em casa para o São Paulo por 1 a 0.

=========

A 20ª rodada da série B termina na terça, dia 24, com o confronto entre CSA e Náutico às 21h30 no Rei Pelé. No fim de semana, o Coritiba venceu o Avaí por 2 a 1 na Ressacada e se manteve na liderança. Com torcida no Mineirão, o Cruzeiro ganhou do Confiança por 1 a 0. Dois mandantes venceram no sábado: Vitória fez 1 a 0 no Guarani e o Operário ignorou o aniversário de 123 anos do Vasco e ganhou por 2 a 0. O CRB ganhou do Remo no Baenão por 2 a 1. O Botafogo abriu 3 a 0 entre o primeiro e o início do segundo tempo, mas viu o Vila Nova encostar e dar sufoco. O jogo acabou 3 a 2 no Engenhão. Goiás e Sampaio Correa empataram em 2 a 2 na Serrinha. Londrina e Brasil de Pelotas não tiraram o zero do placar e a Ponte Preta bateu o Brusque por 3 a 0.

=========

A torcida está proibida novamente no Mineirão. A decisão do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 vem depois do flagrante do descumprimento das regras e dos protocolos estabelecidos para a realização dos dois eventos-teste – o jogo do Atlético Mineiro e o River Plate pelo Libertadores e a partida entre Cruzeiro e Confiança pela Série B. No mesmo comunicado, a Prefeitura de Belo Horizonte divulgou que cancelou a reunião que faria nesta segunda, com representantes do Mineirão e dos clubes de futebol. A oficialização do retorno da proibição será publicada no Diário Oficial do Município.

———————-

O presidente do Atlético, Sérgio Coelho, divulgou um vídeo dizendo que foi surpreendido pela decisão, mas quer conversar com o secretário e o prefeito de BH. O dirigente lembrou que é exigida testagem para entrar no estádio e comparou com a Feira Hippie, onde gravou o vídeo, que segundo ele recebeu mais de 30 mil pessoas também sem cumprimento de protocolos.

———————-

Em nota oficial, o Cruzeiro informou que respeita a decisão tomada pelas autoridades na capital. No entanto, reforçou que acredita na segurança dos protocolos adotados na volta do público, na vitória sobre o Confiança, por 1 a 0, pela série B. Como a CBF não autorizou o retorno de público em competições organizadas por ela, o Cruzeiro obteve uma liminar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva para ter o público no Mineirão na sexta-feira. De acordo com a nota oficial, o Cruzeiro “se reservará ao direito de estudar a viabilidade da realização dos próximos jogos em outras praças, onde a presença de público esteja liberada”. O próximo jogo como mandante na Série B será contra a Ponte Preta, dia 7 de setembro, pela 23ª rodada.

========

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, explicou em entrevista coletiva, na manhã desta segunda, os motivos para proibir novamente a presença de torcida nos estádios da capital. Segundo ele, os dois jogos de semana passada (Atlético-MG x River e Cruzeiro x Confiança) não respeitaram as regras e protocolos de segurança no combate à pandemia.

——————

Kalil destacou que a proposta de voltar a ter público nos estádios foi da Prefeitura. Ele ressaltou que Belo Horizonte foi pioneira na tentativa do retorno das torcidas e que a iniciativa foi exclusivamente da administração municipal. Também  explicou que a proibição não é definitiva, que o objetivo da tentativa de reabertura era aproveitar o bom momento do Atlético, além de ter os torcedores para ajudar na recuperação de América e Cruzeiro nos Brasileiros das Séries A e B, respetivamente.

———————–

Kalil aproveitou a coletiva para rebater acusações que sofreu do presidente do Atlético, Sérgio Coelho: “Ao presidente do Atlético, eu quero dizer que da Feira Hippie dependem 2.300 famílias, que ficou fechada mais de um ano. São 2.300 famílias que precisam comprar arroz, feijão e, talvez, ovo. Então a grande diferença entre agradar um público de 4 mil num jogo ou de 15, 18, 25 mil no outro é que são 2.300 famílias tentando se alimentar desesperadamente.”

———————–

Sobre a fala de Ricardo Guimarães, ex-presidente do Galo, de que o sucesso do clube “pode estar causando inveja e ciúmes em gente na prefeitura”, o prefeito afirmou que isso “é coisa de fracassado, coisa de quem não ganhou nada, coisa de frustrado, coisa de quem levou o Atlético ao seu maior desastre”, em referência à queda do time para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, em 2005.

————————-

Durante a resposta para Ricardo Guimarães, o prefeito também assumiu a responsabilidade da Prefeitura na falha nos testes de retorno de público aos estádios da capital. Segundo ele, a culpa é única e exclusivamente da administração municipal. A Prefeitura havia marcado uma reunião com os clubes para esta segunda-feira, mas cancelou com a volta da proibição. Kalil destaca que os clubes serão chamados quando a situação estiver diferente e destaca que a Prefeitura fará um novo protocolo nos próximos 15 dias.

========

Pela 13ª rodada do grupo A da série C, o Tombense empatou em 0 a 0 com o Ferroviário em Fortaleza. O time de Tombos se manteve no G4, beneficiado pelos resultados dos concorrentes. A liderança mudou de mãos no grupo A: agora o Manaus está na frente com 21 pontos. O Botafogo de Paraíba caiu para o segundo lugar com 20 pontos, empatado com o Paysandu que é o terceiro. O Tombense ficou em quarto com 19 pontos, levando vantagem pelo número de gols marcados contra Volta Redonda e Ferroviário, que também tem 19 pontos.

——————–

No grupo B, após empatar em 1 a 1 com o São José no Rio Grande do Sul, o Novorizontino caiu para o terceiro lugar, com 24 pontos. O time de Léo Condé foi superado pelo Criciúma, que chegou aos 26 pontos após ganhar do Oeste por 3 a 1. O Ypiranga venceu o Botafogo de Ribeirão Preto por 2 a 1 e seguiu em primeiro, também com 26 pontos, mas levando vantagem no desempate. Quem completa o G4 do grupo B é o Ituano com 22 pontos, após empatar em 1 a 1 com o Paraná.

========

O Brasil venceu de virada El Salvador por 4 a 2 pela segunda rodada da Copa do Mundo de Futebol de Areia realizada em Moscou, na Rússia. Os gols foram marcados por Rodrigo, duas vezes, Filipe e Mauricinho. Depois de perder na estreia nos pênaltis para a Suíça, o Brasil precisava vencer para manter chances de avançar. A seleção agora está em segundo no grupo C com três pontos. Os líderes são os suíços, que chegaram a quatro pontos, depois de vencer Belarus por 7 a 3. Belarus tem um ponto e El Salvador não pontuou. O próximo confronto do Brasil vale a classificação às quartas de final do torneio. O jogo contra Belarus será na terça, dia 24, às duas e meia da tarde. O Brasil busca o sexto título na décima Copa do Mundo de Futebol de Areia organizada pela Fifa.

========

A terceira rodada do Campeonato Francês foi marcada pela confusão generalizada entre torcedores do Nice, que jogava em casa no Estádio Riviera, e integrantes do Olympique de Marselha. A partida estava 1 a 0 para os donos da casa. Aos 30 do segundo tempo, os torcedores do Nice jogaram uma garrafa no meia Payet que foi cobrar um escanteio. O jogador atirou o objeto de volta, com o apoio de Guendouzi e Alvaro inicialmente.

———————–

Os jogadores do Nice tentaram acalmar Payet. Houve troca de empurrões entre os jogadores das duas equipes. Os seguranças do estádio não foram capazes de controlar o tumulto. Para piorar, torcedores do Nice invadiram o gramado para agredir jogadores e integrantes da comissão técnica do Olympique de Marselha. Gerson, ex-Flamengo e atualmente no Olympique, empurrou torcedor que tentava agredir os companheiros de time e também jogadores do Nice. O técnico Jorge Sampaoli também participou ativamente da briga. Dante, zagueiro do Nice, também se envolveu na confusão.

—————–

A partida foi paralisada por mais de 1h. Foi necessário que a polícia entrasse em campo para conter os torcedores e isolar o gramado e a arquibancada. O árbitro considerou que havia segurança e tentou reiniciar o jogo. O Olympique de Marselha disse que alguns jogadores se machucaram no confronto, se recusou a voltar a campo. O jogo terminou em seguida com o placar de 1 a 0 para o Nice.

—————————–

Nesta segunda, a Comissão Disciplinar da Liga Francesa (LFP) anunciou que convocou representantes de Nice e Olympique de Marselha, para uma reunião na próxima quarta-feira. Os “graves incidentes do chamado derby do Mediterrâneo” serão discutidos. Será definido se mantém ou não o resultado da partida, além de possíveis punições. A polícia de Nice prendeu três menores na confusão e abriu investigação sobre o caso

========

O resultado da seletiva do JF Vôlei deve ser divulgado nesta semana. De acordo com o gestor do projeto, Mauricio Bara Filho, a equipe analisou todas as filmagens para definir os aprovados. A assessoria divulgou que mais de 30 garotos se candidataram às vagas nas categorias de base, o que superou as expectativas dos organizadores. Ele  destacou que haverá novas chances para os interessados aprenderem a jogar vôlei no projeto da equipe. Os aprovados farão parte das equipes sub-14 e sub-19, que vão treinar no Centro de Ensino do JF Vôlei no Bairro Granbery.

==========

Hoje, às seis da tarde, tem Live de Segunda, com toda a equipe do Toque de Bola. Não perca, às seis da tarde, aqui Nas Ondas do Toque!

O Toque Notícia é sempre de segunda a sexta, ao vivo, às duas e às cinco da tarde. Apoio: Plasc, Santa Casa de Juiz de Fora, Drogaria Santo Antônio, Projeto Cidadão Consciente da Hiperroll Embalagens e agente autorizado Claro Juiz de Fora.  

Este foi o Toque Notícia. Continue ligado na webradio Nas ondas do Toque, aqui é 100% esporte

 

Deixe um comentário