Toque Notícia 17h dia 12-08-2021

VEM POLÊMICA AÍ! CONVOCAÇÃO DA SELEÇÃO PARA PRIMEIRA DATA FIFA TRIPLA NA AMÉRICA DO SUL TIRA ATLETAS DOS CLUBES POR 11 DIAS

 

O técnico Tite fará uma nova convocação da seleção brasileira, nesta sexta, para os três próximos jogos da equipe nas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2022, no Qatar. A convocação será transmitida pela CBF no YouTube, às onze horas da manhã. Serão três jogos em setembro. A rodada tripla terá o Chile como primeiro adversário. O Brasil será visitante em Santiago no dia 2. Na sequência, a delegação embarca para São Paulo e encara a Argentina na Neo Química Arena, no dia 5. Já em 9 de setembro, a Seleção recebe o Peru na Arena Pernambuco, no Recife.

————————

Com as datas acumuladas, por conta da pandemia, em 2020, a data Fifa desta vez será mais longa, com duração de 11 dias. Com isso, os convocados de clubes brasileiros podem perder jogos pelo Brasileiro e Copa do Brasil. O que deve gerar novamente a ira das torcidas das equipes que disputam os torneios nacionais. O Brasil é o líder das Eliminatórias até aqui com 18 pontos e 100% aproveitamento. São seis vitórias em seis jogos. A última partida oficial da seleção brasileira foi a final da Copa América, em 10 de julho, com derrota para a Argentina por 1 a 0.

========

O presidente da federação de futebol do Chile, Pablo Milad, confirmou que o estádio Monumental, do Colo Colo, vai receber o duelo contra o Brasil na volta das Eliminatórias, dia 2 de setembro. A partida está marcada para nove da noite, mas pode ter horário alterado caso haja alteração no toque de recolher na capital chilena. Desta maneira, o confronto começaria mais cedo. As autoridades de Santiago esperam chegar a 80% da população da capital vacinada em setembro e abrir o estádio para o jogo da seleção maior público possível. O Monumental ainda não está na lista de 10 estádios liberados para acesso de público no campeonato local, mas vai ser avaliado em breve. Pelas regras sanitárias atuais, o duelo entre Chile e Brasil poderia receber cerca de 5 mil pessoas. Mas em setembro o plano de retomada chileno – que sairia da atual fase 3 para a 4 – já prevê 10 mil pessoas.

========

A UEFA e a FIFA anunciaram que a próxima rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar na Europa, em setembro, e alguns amistosos serão realizados sem a presença de público. A decisão das duas federações está relacionada ao aumento de casos de COVID-19 no continente europeu. Em um comunicado conjunto às federações, a FIFA e a UEFA, afirmaram que têm monitorado de perto os avanços da pandemia em todo o continente e decidiram impedir a presença de públicos nos estádios. No documento as entidades mencionam os recentes picos de COVID-19 na Europa combinados com o grande número de partidas a serem disputadas durante a janela internacional de setembro.

————————

Uma proibição geral semelhante aos turistas estrangeiros também está em vigor nas pré-eliminatórias das competições europeias de clubes da UEFA. No entanto, os torcedores da casa serão autorizados nos estádios, e várias partidas poderão ser realizadas em plena capacidade. Os grupos de qualificação da UEFA para a Copa do Mundo de 2022 começaram em março e estão programadas para retornar no dia 1º de setembro.

========

A Fifa divulgou o ranking atualizado de seleções, depois da realização de competições continentais como a Copa América e a Eurocopa-2020. O Brasil subiu uma posição e ocupa o segundo lugar na tabela, atrás apenas da Bélgica. A França está na terceira posição, seguida da Inglaterra. Com o título da Euro-2020, a Itália entrou no top 5. A Argentina, campeã da última Copa América, ocupa o sexto lugar. Fecham o top 10 Espanha, Portugal, México e Estados Unidos. A próxima atualização do ranking está prevista para 16 de setembro.

========

Faltando pouco mais de 15 minutos para o fim do jogo, o Atlético-MG perdeu Nacho Fernández após o VAR chamar o árbitro em um lance de dividida e acabar expulsando o autor do gol da vitória contra o River Plate, na Libertadores. A Conmebol divulgou imagens e áudios da revisão. Com pouco mais de quatro minutos de paralisação, o árbitro Jesús Valenzuela, da Venezuela, é chamado ao monitor e precisa de pouco tempo para decidir: “É cartão vermelho, perfeito”. Na análise, o assistente do VAR dá a sua opinião, depois de vários ângulos da solada de Nacho em Angileri, que acaba rasgando a canela do jogador. “Minhas considerações são: perna estendida, intensidade média-alta, golpeia entre o joelho e a canela, com as travas”.

——————–

Nacho foi expulso aos 35 minutos do segundo tempo, sem reclamar muito. Será desfalque certo na partida de volta, 18 de agosto, quando o Galo precisa de um empate para garantir a classificação para a semifinal da Libertadores. Ele foi o autor do gol da vitória, aos 13 minutos. Cada cartão vermelho na fase de quartas de final custa 2 mil dólares ao clube; Nacho Fernández será julgado pelo Tribunal Disciplinar da Conmebol mas, em princípio, perde um jogo de gancho.

========

Depois de ser suspenso, o Campeonato Mineiro sub-20 foi retomado nesta quarta. A suspensão foi porque o Inter de Minas recorreu à Justiça para pedir a impugnação do resultado do Minas Boca. No início de agosto, a justiça não aceitou o pedido e liberou a Federação Mineira de Futebol (FMF) para homologar os classificados às quartas de final. Na rodada de ida, os times do interior foram os mandantes e as equipes da capital levaram a melhor. O América goleou o Minas Boca por 4 a 0, mesmo placar da vitória do Atlético contra o Nacional em Muriaé. O Cruzeiro venceu o Pouso Alegre por 1 a 0 no Manduzão. A rodada de ida das quartas do Mineiro sub-20 termina na sexta com o jogo entre Serranense e Coimbra, às 10 da manhã, em Nova Serrana. As partidas de volta serão disputadas na semana que vem. Se não houver alguma alteração por equipe envolvida no Brasileiro sub-20, as semifinais estão previstas para 25 de agosto e primeiro de setembro.

========

América, Atlético, Cruzeiro, Funorte, Ipatinga e Social serão os clubes participantes do Campeonato Mineiro Feminino 2021. O conselho técnico definiu que a competição começa em 25 de setembro e terá primeira fase em turno único. Quatro times avançam às semifinais, que serão disputadas em ida e volta. A final, em partida única, está prevista para 13 de novembro.

========

A nadadora do Clube Bom Pastor, Paula Ferrari, melhorou o tempo em 5 centésimos na prova dos 50 metros peito do Troféu José Finkel. A eliminatória foi disputada na manhã desta quinta e a atleta de 16 anos terminou no vigésimo terceiro lugar, com o tempo de 33 segundos e 94 centésimos. Foi a segunda e última participação de Paula Ferrari no campeonato nacional que é disputado em Bauru nesta semana. Assim como nos 100 metros peito, ela não se classificou à final B. Em entrevista ao Toque de Bola antes da competição, tanto Paula Ferrari quanto o técnico Álvaro Ferreira, o Cebola, disseram que a estreia em uma competição absoluta era oportunidade para Paula ganhar experiência para competições futuras. No início do mês, a atleta do Clube Bom Pastor se tornou campeã brasileira júnior dos 100m peito.  

========

A medalha de prata conquistada pela Grã-Bretanha no revezamento 4x100m do atletismo, nas Olimpíadas de Tóquio, pode estar sob risco. A Agência Internacional de Testagem (ITA, na sigla em inglês) divulgou que o velocista britânico Chijindu Ujah teve resultado positivo para doping em teste realizado no dia 6 de agosto, logo após a final do revezamento. A análise da amostra A indicou a presença de ostarina, mesmo anabolizante presente na potencial violação antidoping da brasileira Tandara, do vôlei.

Segundo a ITA, Ujah já está suspenso provisoriamente e tem o direito de pedir a análise da contraprova (amostra B). O resultado analítico adverso foi constatado no laboratório de Tóquio e reportado às autoridades antidopagem em 8 de agosto, dia em que os Jogos Olímpicos terminaram. A ostarina é uma substância anabolizante que contribui para o aumento de força e massa muscular. Se a amostra B confirmar o resultado, ou o atleta abrir mão da análise da contraprova, o caso será enviado para a Divisão Antidoping da Corte Arbitral do Esporte. É nessa instância que será definida a desqualificação da equipe e a perda da medalha de prata.

Ujah foi o primeiro homem do revezamento britânico, tanto nas eliminatórias (quando a equipe passou à final com o quinto melhor tempo), quanto na final. A Itália conquistou a medalha de ouro, com o tempo de 37s50, apenas um centésimo mais rápida que a equipe da Grã-Bretanha (37s51). Caso os britânicos sejam desqualificados, o Canadá, que conquistou o bronze (37s70), herderá a prata. E a China, quarta colocada (37s79), herdará o bronze.

De acordo com a Unidade de Integridade do Atletismo, entidade independente responsável pelo controle antidoping da modalidade, o atletismo em Tóquio apresentou, até agora, quatro resultados analíticos adversos. Além de Ujah, o barenita Sadik Mikhou também chegou a competir — ele não passou das eliminatórias dos 1.500m. Outros dois atletas, o georgiano Benik Abramyan (arremesso do peso) e queniano Mark Odhiambo (100m), tiveram resultados positivos antes do início das competições.

=========

O Comitê Olímpico Internacional e a organização dos Jogos Olímpicos de Tóquio ofereceram uma nova medalha de ouro à japonesa Miu Goto, integrante da seleção de softbol, que venceu as Olimpíadas. A jogadora aceitou e deve receber em breve a nova medalha. O motivo da troca é que, em um evento com o time, o prefeito de Nagoya, Takashi Kawamura, tirou a máscara e mordeu a medalha de ouro da jogadora. A falta de noção, de higiene e de respeito aos protocolos sanitários causou muitas reclamações contra a atitude do político. Na verdade, foram 7 mil reclamações endereçadas à prefeitura, inclusive de outros atletas e empresas japoneses. O prefeito pediu desculpas, se ofereceu para pagar uma medalha nova. E por causa da repercussão negativa, o prefeito não vai participar do evento da passagem do revezamento da tocha paralímpica por Nagoya.

========

Depois de encantar o Brasil com um show de carisma e conquistar a medalha de prata no skate street feminino nas Olimpíadas de Tóquio, Rayssa Leal comemorou mais um grande feito ao ser a mais votada e vencer o prêmio internacional Visa Award, que celebra o atleta que melhor representou os “valores olímpicos” na competição. O ganhador do prêmio recebe 50 mil reais para ajudar alguma instituição social. A votação foi encerrada no último dia 9 e, no caminho, a brasileira passou por ninguém menos que Simone Biles. Em seu Instagram, Rayssa Leal comemorou bastante a conquista e revelou que irá ajudar a ONG Social Skate, localizada em Poá, e que atende cerca de 150 crianças e adolescentes. O perfil oficial das Olimpíadas parabenizou a caçula da delegação brasileira em Tóquio pela conquista: “A Visa e o COI (Comitê Olímpico Internacional) parabenizam Rayssa por mostrar ao mundo que a amizade e o espírito esportivo por seus concorrentes são mais importantes do que ganhar o ouro”, publicou.

========

Vamos encerrar o Toque Notícias das 5 da tarde com uma história incrível de bastidores das Olimpíadas. O jamaicano Hansle Parchment, que foi medalha de ouro na prova de 110m com barreiras em Tóquio, divulgou que isso só foi possível por causa da ajuda de uma voluntária. O jamaicano errou o local de prova e só conseguiu chegar a tempo de competir porque Trijana Stojkovic deu dinheiro para ele pegar um táxi até ao estádio correto.

Após a vitória, Hansle Parchment fez questão de localizar Trijana e agradecer a ajuda salvadora. Ela pediu para tirar uma foto com a medalha. Após o fim das Olimpíadas, o atleta publicou o vídeo do reencontro nas redes sociais. Ao saber da história, o governo jamaicano convidou a voluntária para uma visita oficial ao país.

==========

Hoje, às seis da tarde, tem Live Especial, com Tiago Romão, ex-atleta de ginástica, que foi tricampeão brasileiro de tumbling (ginástica de trampolim), 14 vezes campeão mineiro. 7 participações em campeonatos mundiais e campeão pan-americano por equipes. Thiago vai falar sobre a trajetória dele no esporte e avaliar as Olimpíadas. Não perca, às seis da tarde, aqui Nas Ondas do Toque!

O Toque Notícia é sempre de segunda a sexta, ao vivo, às duas e às cinco da tarde. Apoio: Plasc, Santa Casa de Juiz de Fora, Drogaria Santo Antônio, Projeto Cidadão Consciente da Hiperroll Embalagens e agente autorizado Claro Juiz de Fora.   

 

Este foi o Toque Notícia. Continue ligado na webradio Nas ondas do Toque, aqui é 100% esporte

 

Deixe seu comentário