Toque Notícia 17h dia 11-08-2021

TUPI DERROTA O TUPYNAMBÁS NO CLÁSSICO

O Tupi derrotou o Tupynambás por um a zero, em jogo encerrado neste instante no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. O gol da vitória foi assinalado por Albert, aos 44 minutos do primeiro tempo, após boa jogada pela esquerda e assistência de Thiago André. O resultado alivia um pouco a pressão sobre a equipe alvinegra e para o Leão do Poço Rico pode ter custado a oportunidade de assumir a liderança isolada

========

ATLETAS BRASILEIROS CONSEGUEM AUTORIZAÇÃO PARA TREINAR EM TÓQUIO

Chegou ao fim a angústia de 27 atletas brasileiros que disputarão as Paralimpíadas de Tóquio e estavam em isolamento em Hamamatsu. Eles foram isolados após dois integrantes da delegação testarem positivo para o novo coronavírus no desembarque em Tóquio, na última sexta-feira, dia 6. 

Segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro, os atletas treinarão em horários diferentes dos que não tiveram contato com a pessoa infectada da delegação e que já tinham iniciado as atividades em Hamamatsu. O transporte às arenas será feito em veículos separados. A quarentena vai até o próximo dia 21, a três dias do início das Paralimpíadas. A seleção de natação, porém, deve embarcar para Tóquio no dia 18, pois as disputas no Centro Aquático da capital começam no dia 25.

Após a liberação para treinos, Daniel se manifestou pela rede social, agradecendo o apoio. “Vim aqui agradecer a todos que escutaram nossa mensagem e pedido de ajuda. Finalmente conseguimos autorização para treinar. Nós continuaremos isolados, em grupos separados, mas ao menos poderemos ir para a piscina e academia, que é o nosso grande objetivo aqui. Nosso objetivo é treinar. Recebemos muito carinho. Essa união certamente nos fortalece para entregarmos nosso melhor nos Jogos Paralímpicos. Partiu, treino”, comemorou o nadador, em vídeo publicado no Instagram.

========

Com o fim das Olimpíadas de Tóquio, os japoneses viram a chave para os início dos Jogos Paralímpicos que terão início no dia no dia 24 de agosto. O evento organizado pelo Comitê Paralímpico Internacional acontecerá até o dia 5 de setembro. O revezamento da tocha paralímpica terá início nesta quinta-feira, no Japão e nos primeiros cinco dias serão realizados eventos de acendimento de chamas em 43 cidades do Japão, que durarão até 16 de agosto. 

========

O Brasil terá um importante representante no Judô das Paralimpíadas em Tóquio, no Japão. Trata-se do árbitro Jeferson Vieira, que também é o vice-presidente da FJERJ (Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro). Como já excedeu a idade máxima de 55 anos, o brasileiro não foi chamado para os Jogos Olímpicos. Ele já embarcou para o Japão cercado de um cuidadoso protocolo sanitário contra a Covid-19. Dentro dos balanços do Brasil nas Olimpíadas, a webradio Nas Ondas do Toque conversou com o coordenador do curso de Educação Física da Estácio em São Paulo, Marcelo Lourenço. Ele destacou que o país conseguiu a melhor campanha de todos os tempos mesmo com alguns esportes não alcançando as metas esperadas. Ele colocou como destaques o surfe, o skate, o boxe, que aproveitaram a plataforma das Olimpíadas e conseguiram atenção do público e trouxeram bons resultados. No entanto, sem investimento, não vai ser possível melhorar o desempenho na competição. A entrevista completa com o professor Marcelo Lourenço está no nosso programa Toque Livre, fiquem ligados na programação da webradio Nas Ondas do Toque. Até o fim da semana, teremos mais especialistas avaliando o Brasil em Tóquio e o que podemos esperar para Paris.

========

Pela Libertadores, Olimpia e Flamengo começam a decidir uma vaga nas semifinais da Libertadores na noite desta quarta-feira, às 19h15 (de Brasília), no Estádio Manuel Ferreira. River Plate e Atlético Mineiro também entram em campo hoje no Monumental de Nuñez às 9 e meia da noite. A rodada termina na quinta, Fluminense e Barcelona de Guayaquil no Maracanã às 9 e meia da noite. As partidas da rodada de volta serão na semana que vem.

========

Renato Augusto foi apresentado como novo reforço do Corinthians. De volta após cinco anos e meio, ele vestirá novamente a camisa 8. Na entrevista coletiva de apresentação, admitiu que chega com uma responsabilidade maior do que em 2013, previu dificuldades no início, mas demonstrou ambição e projetou conquistas a partir da próxima temporada. Renato Augusto está com 33 anos e não faz uma partida oficial há quase oito meses. A última foi no dia 10 de dezembro, contra o Ulsan Hyundai, pela Liga dos Campeões da Ásia. Ele será relacionado para o duelo de domingo, contra o Ceará, às 16h, na Neo Química Arena. Porém, já avisou que não terá condições de atuar durante todo o jogo.

========

O Grêmio confirmou a transferência de Matheus Henrique ao Sassuolo, da Itália. A informação foi divulgada no site oficial do Tricolor, assim como nas redes sociais do clube italiano. Ele será emprestado até o dia 30 de junho de 2022 com obrigação de compra de 100% dos direitos do volante. Assim, ele não deve mais atuar pelo Grêmio na temporada. Matheus deixa o Grêmio após disputar 139 jogos, com 11 gols marcados. Promovido ao grupo principal em 2017, o volante formou nos seus melhores momentos uma dupla com Maicon que serviu como base para o que o técnico Renato Portaluppi chamou de “o melhor futebol do Brasil”. Em 2019, chegou a ser convocado para a Seleção pelo técnico Tite.

========

O Brasil será a próxima sede da Copa América de basquete, a Americup, prevista para setembro de 2022. A confirmação da Federação Internacional de Basquete traz a principal competição do continente ao Brasil depois de 38 anos. No torneio de 1984, o Brasil venceu Porto Rico. As quatro cidades sede ainda serão selecionadas pela organização do torneio, que vai receber 12 seleções classificadas após eliminatórias: Brasil, Argentina, Estados Unidos, Canadá, México, República Dominicana, Porto Rico, Venezuela, Uruguai, Panamá, Ilhas Virgens e Colômbia. A Copa América é primeira competição oficial do ciclo olímpico para as Olimpíadas de 2024, em Paris. O Brasil tenta voltar aos Jogos depois de ficar de fora em 2021 ao perder a final do pré-Olímpico de Split para a Alemanha.

========

Juiz de Fora terá representante no Mundial de Xadrez, das categorias cadete e juvenil. Gabriel Marôcco vai disputar o torneio na categoria Open, na faixa etária com atletas com menos de 14 anos. A competição será on-line e organizada pela FIDE (Federação Internacional de Xadrez). A etapa classificatória termina no dia 20 de agosto. A fase final acontece entre os dias 26 e 31 deste mês. 

Gabriel diz que embora as chances de ir bem no torneio sejam reduzidas, a expectativa de poder competir em um campeonato de alto nível, com atletas de várias partes do mundo, faz com que a experiência valha a pena. O aluno do Colégio Apogeu começou a praticar o esporte em 2017, quando era aluno do Colégio dos Jesuítas.

Depois do Mundial, que reunirá atletas entre 10 e 18 anos, Gabriel vai disputar o Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar, marcado para setembro, em Caxambu, Minas Gerais, e o Festival Nacional da Criança, previsto para outubro, em Juiz de Fora.

==========

comercial

==========

Hoje, às seis da tarde, tem Prancheta do Professor especial Tu-Tu ao vivo. Não perca, às seis da tarde, aqui Nas Ondas do Toque!

O Toque Notícia é sempre de segunda a sexta, ao vivo, às duas e às cinco da tarde. Apoio: Plasc, Santa Casa de Juiz de Fora, Drogaria Santo Antônio, Projeto Cidadão Consciente da Hiperroll Embalagens e agente autorizado Claro Juiz de Fora.   

 

Este foi o Toque Notícia. Continue ligado na webradio Nas ondas do Toque, aqui é 100% esporte

 

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Participou de centenas de transmissões esportivas ao vivo (futebol, vôlei, etc). Apresentou diversos programas de esporte e de humor, incluindo a criação de personagens. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). Criou, em 2010, ao lado de Mônica Valentim, o então blog Toque de Bola que hoje é Portal, aplicativo, Spotify, Canal no Youtube e está no Twitter, Instagram e Facebook, formando a maior vitrine de exposição do esporte local É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe seu comentário