Toque Notícia 14h dia 25-8-2021

É SÓ O COMEÇO! PRIMEIRA MEDALHA DO BRASIL NA PARALIMPÍADA DE TÓQUIO FOI CONSTRUÍDA NAS ÁGUAS JUIZ-FORANAS DO CLUBE BOM PASTOR

 

A primeira medalha do Brasil em Tóquio foi conquistada por Gabriel Araújo. Em sua estreia em Jogos Paralímpicos, o nadador de apenas 19 anos foi prata nos 100m costas da classe S2 da natação. O paratleta do Clube Bom Pastor, de Juiz de Fora, está na Paralimpíada ao lado de seu treinador, Fábio Antunes, a quem dedicou a medalha. Em entrevista logo após deixar a piscina ao canal por assinatura Sportv, Gabriel garantiu que este é só o começo de sua história paralímpica, fez homenagem ao avô, lembrou da torcida em Juiz de Fora e já avisou que quer mais que mais.

——————

Marca registrada do paratleta nascido em Santa Luzia, criado em Corinto – ambas na região central de Minas Gerais – e que treina e vive em Juiz de Fora, a alegria esteve presente junto com a emoção no pódio paralímpico. Ao ter seu nome anunciado como medalhista de prata, Gabriel repetiu a dancinha que marcou suas conquistas no Parapan de Lima, em 2019, esbanjando carisma e conquistando sorrisos pelo planeta.  

——————-

Na prova desta madrugada no Brasil, noite em Tóquio, Gabriel largou muito forte. Nos primeiro 50m, virou na frente, dominando a competição. Mas viu o chileno Alberto Abarza ultrapassá-lo na volta dos 100m para ficar com o ouro. O atleta do Chile marcou 2min00s40, enquanto o nadador radicado em Juiz de Fora fez 2min02s47 para conquistar a prata. Vladimir Danilenko, do Comitê Olímpico Russo, completou o pódio, marcando 2min02s74, ficando com o bronze.

———————

Esta foi apenas a primeira prova de Gabriel nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Ele ainda cai na água mais duas vezes. No sábado, dia 28, às dez e 37 da noite, ele disputa as eliminatórias dos 200m livre da classe S2. Já no dia 1º de setembro, quarta-feira, a partir das dez e 25, está em uma bateria dos 50m costas. Em ambas as provas, o paratleta do Bom Pastor tem boas chances de medalha. Você acompanha a participação de Gabriel Araújo e do treinador Fábio Antunes na Paralimpíada de Tóquio aqui e no nosso portal, onde encontra tudo sobre a carreira deste verdadeiro fenômeno das piscinas. É só acessar www.toquedebola.esp.br

=========

Além da primeira medalha com Gabriel Araújo, os nadadores brasileiros conquistaram mais três medalhas. . Gabriel Bandeira faturou o primeiro ouro brasileiro no Japão com direito a beatbox na comemoração. Phelipe Rodrigues levou um bronze, sua oitava medalha paralímpica na carreira. E Dainel Dias foi bronze e aumentou para 25 sua coleção de medalhas paralímpicas.

——————

Gabriel Bandeira, de 21 anos, conquistou na manhã desta quarta-feira no Centro Aquático de Tóquio o primeiro ouro do Brasil nas Paralimpíadas de Tóquio. O nadador venceu os 100m borboleta da classe S14 (para atletas com deficiências intelectuais), que foi incluída pela primeira vez no megaevento, com a marca de 54s76, novo recorde da competição. na segunda posição o britânico Reece Dunn (55s12), que é o atual recordista mundial, e na terceira o australiano Benjamin Hance (56s90). O brasileiro é um fenômeno. Começou a disputar a natação paralímpica somente no ano passado. A primeira competição internacional dele foi apenas neste ano. E agora, com essa ascensão meteórica, já é campeão do maior evento do mundo.

=========

Nadador paralímpico mais vencedor da história, Daniel Dias, de 33 anos, conquistou na manhã desta quarta-feira, no Centro Aquático de Tóquio, a medalha de bronze nos 200m livre da classe S5. É, simplesmente, o 25º pódio em Paralimpíadas em sua carreira. O paulista ainda tentará mais cinco medalhas na capital japonesa. O brasileiro cravou a marca de 2min38s61, ficando atrás apenas do italiano Francesco Bocciardo (ouro com 2min26s76, novo recorde paralímpico) e do espanhol Antoni Ponce (2min35s20). Com a medalha, Daniel consegue uma façanha: desde as Paralimpíadas de 2008 ele sobe consecutivamente ao pódio. São 14 ouros, sete pratas e quatro bronzes em sua trajetória esportiva, que se encerrará agora no Japão.

=========

O brasileiro Phelipe Rodrigues abriu com uma medalha de bronze nos 50m livre S10 sua quarta participação em Paralimpíadas. Foi o oitavo pódio paralímpico do recifense de 31 anos, mas a primeira com uma estratégia inusitada na natação. Para focar apenas na borda oposta da piscina e não se distrair com os rivais, o atleta colocou fita isolante na lateral dos óculos para os Jogos de Tóquio. Phelipe conquistou ao menos uma medalha em cada uma das quatro Paralimpíadas que disputou. Agora tem cinco pratas e três bronzes. Ele se emocionou com o oitavo pódio paralímpico da carreira e ressaltou que vai lutar pelo ouro nas duas provas que ainda vai competir em Tóquio, os 100m livre e os 100m borboleta da classe S10. O brasileiro completou os 50m livre S10 em 23s50, atrás do ucraniano Maksym Krypak (23s33) e do campeão australiano Rowan Crothers (23s21).

=========

O Brasil teve duas pedreiras na estreia do goalball, única modalidade exclusivamente paralímpica, que é destinada para deficientes visuais. No masculino, os brasileiros, que foram bronze na Rio 2016, encararam a Lituânia, atual campeã paralímpica. E deu vitória brasileira por goleada: 11 a 2. O Brasil, medalha de bronze nos Jogos do Rio 2016 e atual bicampeão mundial, está no Grupo A com Estados Unidos, prata em 2016, além de Japão e Argélia. Os brasileiros encaram os americanos, atuais medalhistas de prata nas Paralimpíadas, na próxima quinta-feira, às 1h15.

=========

O time feminino de goalball do Brasil encarou o principal rival continental, a equipe dos Estados Unidos, bronze na Rio 2016. As americanas mantiveram a frente do placar apesar de uma reação brasileira no fim e venceram por 6 a 4O Brasil está no Grupo D, ao lado, também, de Turquia, Japão e Egito. A seleção feminina volta à quadra na noite desta quinta, às 22h30. A equipe encara o Japão em busca de sua primeira vitória na competição.

=========

OLHO NO QUADRO! O primeiro dia de competições das Paralimpíadas de Tóquio distribuiu mais de 60 medalhas. A Austrália, com 6 ouros, uma prata e três bronzes, lidera a classificação, seguida da China, que tem 5 ouros, uma prata e dois bronzes. O Comitê Olímpico Russo aparece em terceiro, com três ouro, uma prata e dois bronzes. Com as medalhas de Gabriel e outros nadadores, o Brasil está em sétimo lugar, com um ouro, uma prata e dois bronzes.

=========

Pressionada pelo Ministério Público do Trabalho, a CBF vai retirar o limite de idade e a exigência de estar cursando ou ter completado o ensino superior da lista de requisitos para árbitros do quadro nacional. A decisão foi anunciada esta semana, em manifestação da entidade no inquérito no qual a entidade é investigada por discriminação. A CBF prometeu que os requisitos não vão mais ser cobrados a partir da próxima temporada. Nas regras para ingresso e permanência no quadro nacional divulgadas pela CBF na atual temporada, o limite de idade é de 55 anos. Para árbitros da categoria C/D, que atuam apenas nas Séries C e D do Brasileirão, o limite é de 45. Além disso, árbitros têm até os 38 anos para poder entrar no quadro. Marçal Rodrigues, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Arbitragem Esportiva (Sintrace-RJ), autor da denúncia, comemorou a decisão. Ele se disse eufórico pelo reconhecimento da própria CBF dos excessos que vinha cometendo ao longo dos anos e por ter abolido tais requisitos. Segundo o denunciante, conseguiu-se, de uma forma pacífica, equiparar as relações. Marçal alertou, porém, que falta a CBF, assim com envia ofício informativos para categoria, comunicar federações e árbitros sobre a decisão. Com relação à proibição do uso de barba, outro objeto do inquérito, a CBF alegou que essa exigência não existe e usou como exemplos uma campanha feita em 2019 com a imagem de um árbitro com a barba por fazer e uma foto mais recente de um juiz em ação pelo Brasileiro. O Sintrace, no papel de denunciante na investigação, ainda vai se pronunciar.

=========

Ainda sem definição a respeito de Mbappé, que tem contrato até o meio de 2022 mas vive indefinição por uma possível ida ao Real Madrid, o PSG já tem um plano B para fazer companhia a Messi e Neymar em seu ataque. E o nome é brasileiro: Richarlison. Campeão olímpico com o Brasil em Tóquio, Richarlison tem 24 anos e está no Everton desde 2018/19. Antes, atuou por uma temporada no Watford, também da Inglaterra. Neymar sugeriu o nome e as primeiras conversas já foram iniciadas, segundo informações da TV francesa RMC Sport.

————————–

Destaque na janela de transferências, o PSG contratou Messi, Sergio Ramos, Donnarumma, Wijnaldum e Hakimi, mas apenas os dois últimos já estrearam no Campeonato Francês. Em maio, Neymar renovou contrato até 2025. A última proposta para Mbappé foi de uma renovação de cinco anos com mais um opcional, com aumento de salário – valores menores apenas que os de Neymar e Messi. O atacante de 22 anos não aceitou e ainda discute sua situação. O Real Madrid pode aparecer com proposta nos próximos dias.

=========

Ainda não é oficial, mas o jornal “Le Parisien” garante: Lionel Messi fará sua estreia pelo PSG no próximo domingo, às quinze para as quatro da tarde, diante do Reims, fora de casa. A publicação francesa afirma que o craque deseja atuar ao menos uma vez antes da próxima Data Fifa, em setembro, e, por isso, não perderá a oportunidade de ir a campo na rodada do fim de semana – a última antes dos jogos entre seleções. Após ter suas férias adiadas por conta da disputa da Copa América e também demorar a retomar os treinamentos enquanto resolvia sua saída do Barcelona e chegada ao PSG, Messi corre contra o tempo para retomar o ritmo. Ele e o próprio clube não cravaram uma data para sua primeira partida pelo clube. Após duas semanas de treinos com a equipe, o argentino recebeu folga no último fim de semana e foi para Barcelona com sua família.

————————–

Depois do descanso, seria o momento perfeito para que o craque intensifique os treinamentos e chegue pronto para atuar ao menos em parte do duelo do próximo domingo. O técnico Mauricio Pochettino afirmou em entrevista à “ESPN” que a semana passada foi boa para o jogador de 35 anos, e que “se tudo correr bem” nesta semana, Messi poderia estar disponível para ser relacionado. Desta forma, a estreia de Messi ocorreria fora de casa, e não com uma grande festa no Parque dos Príncipes, como se imaginaria inicialmente. O que transformará a pequena cidade de Reims em centro das atenções do futebol europeu no fim de semana. O “L’Équipe” afirma que desde a contratação de Messi, a venda de ingressos para o confronto entre Reims e PSG disparou: foram seis mil ingressos vendidos em quatro dias, mesma quantidade que havia sido comercializada em três semanas. E com compras feitas em todo o planeta. Enquanto os ingressos para o jogo saíram das bilheterias vendidos por preços entre € 35 (R$ 216) e € 100 (R$ 618), nas mãos dos cambistas eles já estão sendo comercializados por pelo menos € 400 (R$ 2.474), de acordo com o “L’Équipe”. O Reims vendeu todos os 20.546 ingressos para o confronto contra o estrelado time parisiense. 

Está prevista também uma lotação na tribuna de imprensa, de acordo com o jornal. O Sindicato de Jornalistas Esportivos da França diz que recebeu 122 pedidos de credenciamento para o confronto – quebrando o recorde de solicitações para jogos no estádio Auguste-Delaune, que pertencia ao terceiro jogo de David Beckham pelo PSG, em 2013. Para se preparar para o evento de porte mundial, o clube realizou uma reunião com a prefeitura de Reims para discutir um esquema especial de segurança, com o entorno do estádio cercado para evitar possíveis invasões. A entrada será liberada para os fãs quase três horas antes de a bola rolar para evitar aglomerações.

=========

As jogadoras da seleção afegã de futebol feminino e seus familiares deixaram o Afeganistão com apoio do governo da Austrália, informou a Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol (Fifpro). As atletas que ainda viviam no país temiam perseguição do regime talibã. Algumas delas relataram viver escondidas com medo de represálias por conta de sua atividade profissional. Em comunicado a Fifpro destacou que “estas jovens estiveram em uma posição de perigo”. A entidade também agradeceu à comunidade internacional pela ajuda. A seleção feminina de futebol do Afeganistão foi criada em 2007, em um país onde a prática esportiva por mulheres era vista como um ato político de enfrentamento ao Talibã. As jogadoras haviam sido aconselhadas a deletar postagens nas redes sociais e fotos da equipe para evitar represálias desde a queda do governo do Afeganistão em 15 de agosto.

========

Depois de promover a maior mudança recente no formato dos grandes prêmios com as corridas classificatórias, a Fórmula 1 anunciou outra novidade para a temporada 2021: um prêmio para o piloto que fizer mais ultrapassagens ao longo de todo o campeonato. Chamado de “Master of the Pass”, o vencedor será definido no fim da temporada no GP de Abu Dhabi, previsto para 12 de dezembro. A premiação foi desenvolvida em conjunto com uma plataforma de negociação de moedas virtuais, nova parceria da categoria. A F1 revelou que até agora, Sebastian Vettel, da Aston Martin, é o piloto que lidera no número de ultrapassagens na primeira metade do atual campeonato. Além disso, a categoria garantiu que trará gráficos informativos sobre as manobras nas corridas e exibirá, após cada prova, o ranking atualizado. Estima-se que a temporada 2020 da F1 tenha tido 628 ultrapassagens, ao todo. A média de manobras, porém, caiu; segundo os portais alemães Auto Motor und Sport e Auto Bild, o número foi de 31 ultrapassagens por etapa – valor que chegou a 39 em 2019, e 33 em 2018, respectivamente. A temporada 2021 recomeça neste fim de semana com o Grande Prêmio da Bélgica em Spa-Francorchamps. os treinos livres começam na sexta. A classificação será no sábado e no domingo os carros partem, às 10 da manhã, horário de brasília para as 44 voltas na pista de pouco mais de 7 km. 

==========

Hoje, às seis da tarde, tem Prancheta do Professor, com Wallace Mattos recebendo o treinador de natação Alvaro Ferreira, o Cebola. Não perca, às seis da tarde, aqui Nas Ondas do Toque!

 

O Toque Notícia é sempre de segunda a sexta, ao vivo, às duas e às cinco da tarde. Apoio: Plasc, Santa Casa de Juiz de Fora, Drogaria Santo Antônio, Projeto Cidadão Consciente da Hiperroll Embalagens e agente autorizado Claro Juiz de Fora.   

 

Este foi o Toque Notícia. Continue ligado na webradio Nas ondas do Toque, aqui é 100% esporte

 

Deixe seu comentário