Toque Notícia 14h dia 05-08-2021

 Brasil, Rocambole! bia ferreira vai disputar o ouro em tóquio!

De Nova Brasília, Salvador, Bahia, para Juiz de Fora, Minas Gerais. E daqui para o mundo do boxe, agora no maior evento esportivo do planeta. Essa é a trajetória de Beatriz Ferreira que se tornou a primeira mulher brasileira a chegar a uma final olímpica nos ringues. Na madrugada desta quinta, Bia bateu a finlandesa Mira Potkonen por decisão unânime dos juízes e, agora vai em busca da medalha de ouro. A prata já está garantida.

————————–

Até então, o melhor resultado de uma mulher brasileira no boxe havia sido a medalha de bronze de Adriana Araújo em Londres 2012, primeira Olimpíada com disputa feminina no ringue. Com a prata garantida, Bia já supera o feito da amiga, de quem foi sparring na Rio 2016.

————————

Mas Bia não está satisfeita. Em entrevista após a vitória sobre Potkonen, a boxeadora que mora em Juiz de Fora disse: “eu quero (a medalha) dourada, vou brigar até o fim. Vamos adiante, vamos subir no pódio, ficar no lugar mais alto e ouvir o nosso hino. Vai ser difícil tirar ela de mim. Treinei o tempo todo pra isso”.

———————–

Na semifinal, a finlandesa, que levava vantagem em 2 a 1 nos confrontos anteriores sobre Beatriz, foi para cima, mas a baiana não se intimidou, se protegeu e contragolpeou com violência. Um duro cruzado de esquerda machucou a finlandesa, mas ela permaneceu de pé. Os juízes pontuaram o primeiro round de forma unânime para a brasileira.

———————–

O segundo round foi o mais dominante de Bia no combate com Mira. A brasileira aproveitou para acertar outra dura mão esquerda. Potkonen levou um cruzado de esquerda no pé do ouvido e caiu para frente, mas o árbitro não abriu contagem. Beatriz saindo conectava a canhota, enquanto a europeia passava direto. Uma direita balançou Potkonen, que caiu mais uma vez de joelhos no fim do assalto.

———————

A brasileira entrou no último round buscando maior volume de golpes. Ela entrou em trocação franca com Potkonen, que levava perigo com duros diretos de direita. A finlandesa acertou um bom cruzado de esquerda. Bia voltou a ser mais estratégica na segunda metade, clinchando com a adversária e marcando o rosto repetidamente com o jab. Ela só esperou Potkonen nos segundos finais, de guarda baixa, para contragolpear e garantir a vitória.

————————–

A final olímpica da categoria leve do boxe feminino está prevista para as 2h da manhã, horário de Brasília, do dia 8 agosto. Beatriz Ferreira é favorita ao ouro da divisão até 60kg. Venceu suas três lutas até agora e disputa do ouro é contra a irlandesa Kellie Harrington.

=========

O boxe brasileiro fez história uma segunda vez na madrugada desta quinta. Pela primeira vez, o país terá representantes em duas finais na mesma edição dos Jogos Olímpicos. Depois de Bia Ferreira garantir vaga na decisão do peso leve feminino mais cedo, o baiano Hebert Conceição se classificou à final no peso médio masculino (até 75kg).  E a vitória na semifinal não foi sobre qualquer um. Hebert derrotou o russo Gleb Bakshi, atual campeão mundial, por decisão dividida, em 4 a 1, para chegra à decisão do ouro em Tóquio. O desempenho do boxe nacional supera Londres 2012, quando o Brasil também teve três medalhas, mas foi a apenas uma final, com o peso médio Esquiva Falcão, que ficou com a prata. Na Rio 2016, a seleção também fez uma final com o peso leve Robson Conceição, que conquistou o ouro. Em Tóquio 2020, além das finais de Bia e Hebert, houve a medalha de bronze do peso pesado Abner Teixeira. Hebert Conceição vai enfrentar o ucraniano Oleksandr Khyzniak na final, marcada para a madrugada de sexta para sábado às 2h45, horário de Brasília.

=========

O skate brasileiro voltou ao pódio das Olimpíadas de Tóquio. Sob o sol no Centro de Esportes Urbanos de Ariake, Pedro Barros levou a medalha de prata na decisão da modalidade park. O ouro ficou com o australiano Keegan Palmer e o bronze com o norte-americano Cory Juneau. O catarinense de 26 anos disse que conquistar a prata “foi lindo, foi maravilhoso”. O skatista ainda afirmou que “essa medalha aqui é simplesmente um souvenir, é uma dessas experiências que a gente leva para vida, que é algo muito maior. A vida é muito melhor do que qualquer objeto material”. Os outros dois brasileiros na disputa, Luiz Francisco foi o quarto colocado e Pedro Quintas terminou em oitavo. Foi a terceira medalha de prata no esporte, estreante nos Jogos. Kelvin Hoefler e Rayssa Leal subiram ao pódio na modalidade street.

=========

Com direito a uma virada inexplicável no terceiro set, depois de ter 20/12 no placar, o Brasil caiu para a Rússia nas semifinais das Olimpíadas de Tóquio. Em 3 sets a 1, parciais 18/25, 25/21, 26/24 e 25/23, deu adeus ao sonho do quarto ouro olímpico. Depois de quatro finais em sequência, vai precisar se contentar com a disputa pelo bronze. A Rússia joga sob o nome de ROC por conta da punição imposta devido ao escândalo de doping no esporte do país. Não pode usar nome, bandeira ou qualquer coisa que lembre sua nação – ainda que o vermelho do uniforme não deixe esconder. Foi a terceira vitória seguida dos russos contra os brasileiros, a segunda nas Olimpíadas – na fase de classificação, também levou a melhor.

——————–

Na sequência que marcou a partida, no terceiro set, O placar marcava 20/12. Em seguidam fizeram mais um, o que seria 20/13. Mas, neste momento, a arbitragem paralisou o jogo e apontou um erro no placar. Com isso, foi para 20/14. A distância no placar ainda era grande, mas a Rússia conseguiu uma virada inexplicável. O Brasil ainda salvou um set point, mas caiu depois de um bloqueio rival sobre Lucarelli: 26/24. Agora, o Brasil enfrenta a Argentina, que foi foi derrotada pela França. Os argentinos lutaram, mas não resistiram a Ngapeth e companhia e caíram por 3 sets a zero, parciais de 25/22, 25/19 e 25/22. A rivalidade entre brasileiros e argentinos terá novo capítulo no sábado, 1h30 da manhã. A França decide o ouro com o Comitê Olímpico da Rússia na sequência, às 9h15.

=========

OLHO NO QUADRO! Vamos conferir como estão as conquistas de medalhas até aqui nos Jogos Olímpicos de Tóquio:

Achina tem 34 ouros, 24 pratas e 16 ronzes. Os americanos estão em segundo, com 29 ouros, 35 pratas e 27 bronzes. Ao japoneses seguem em terceiro, com 22 ouros, 10 pratas e 14 bronzes.

O Brasil permanece na 16ª posição, agora com 4 ouros, 4 pratas e 8 bronzes. As maiores chances de um pulo na classificação ficam por conta das possíveis conquistas de ouros por Bia e Hebert.

========

Mais quatro times se classificaram às quartas de final da Copa do Brasil. Fortaleza bateu o CRB por 1 a 0 e, por ter vencido o primeiro jogo por 2 a 1, avançou. O duelo dos atléticos goianiense e paranaense terminou empatado em 2 a 2 em Goiânia. Como os paranaenses venceram por 2 a 1, seguem na competição. O Atlético Mineiro perdeu por 2 a 1 para o Bahia no Joia da princesa. No entanto, o time de cuca venceu por 2 a 0 na ida e passou. Com a vantagem de ter vencido na ida por 2 a 0, o São Paulo venceu o Vasco por 2 a 1, desta vez em São Januário em um jogo marcado por polêmica na arbitragem e vai para a próxima fase. Eles se juntam a Fluminense e Grêmio, já garantidos nas quartas da Copa do Brasil. Os dois últimos classificados serão definidos nesta quinta. Com 4 a 0 de vantagem, o Santos enfrenta o Juazeirense às 7 e 15 da noite no Adauto Moraes. E às 9 e meia, o ABC recebe o Flamengo mas precisa reverter a desvantagem de 6 a 0 da semana passada.

========

duelo entre Vasco e São Paulo, que acabou selando a vaga do Tricolor Paulista para as quartas de final da Copa Brasil, pode causar mais dor de cabeça aos vascaínos, além da derrota por 2 a 1 e a consequente desclassificação. O árbitro Anderson Daronco relatou na súmula que dois pneus do automóvel que conduziu a São Januário os integrantes da equipe de arbitragem foram esvaziados após a partida. Ele escreveu na súmula: Informo que foram esvaziados 2 pneus, um frontal e um traseiro do carro que levou a equipe de arbitragem ao jogo. O carro estava estacionado dentro das dependências do estádio no espaço reservado para a arbitragem. Daronco também relatou ofensas feitas a ele por dirigentes vascaínos, conseguindo identificar apenas o diretor de futebol Alexandre Pássaro. Sobre as expulsão de Lisca, o árbitro citou que o treinador reclamou reiteradamente e de forma debochada e ainda se recusou a se dirigir para o vestiário após ser excluído do jogo já nos acréscimos.

========

O POFEXÔ chegou e deu o recado para tirar o Cruzeiro da zona de rebaixamento da Série B. Vanderlei Luxemburgo foi apresentado oficialmente pelo clube sem medir as palavras no discurso. O treinador já comandou o primeiro treino, e vai seguir com o time para Santa Catarina, onde a equipe enfrenta o Brusque, no sábado, às 11h, no jogo que marcará a reestreia de Luxa na Raposa. Em sua primeira resposta como novo treinador do Cruzeiro, Luxemburgo falou sobre o time estar brigando para se afastar da zona de rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro. Abre aspas: “não quero pensar na zona do rebaixamento e nem no campeonato. Quero pensar no trabalho que vou fazer aqui. Quero pensar em pontos para buscar uma vaga, na pontuação para chegar à Primeira Divisão. Vamos pensar que o Cruzeiro vai mudar”. O treinador disse que não se sente desafiado, mas ressaltou que sabe a dificuldade que o Cruzeiro está enfrentando. Ele destaca que conhece o campeonato, lembrando que já conquistou uma Série B (com o Bragantino, em 1989). Um dos pedidos para assumir o Cruzeiro foi que o clube deixasse os salários dos jogadores e funcionários em dia. Luxemburgo falou que fez uma negociação com o clube, mas prefere manter os detalhes internos. O treinador que comandou o time na conquista da Tríplice Coroa, em 2003, destacou o carinho que tem pelo Cruzeiro. Luxemburgo afirmou que vai ficar na Toca da Raposa. No segundo ano na Série B do Brasileiro, o Cruzeiro tem 13 pontos em 15 rodadas e está em 18º lugar da tabela e briga contra o rebaixamento à Série C.

========

Onze pessoas foram presas pela Polícia da Inglaterra por abuso racial online a jogadores da Inglaterra após a final do Euro 2020, de acordo com a agência de notícias “Reuters”. Marcus Rashford, Jadon Sancho e Bukayo Saka foram vítimas de comentários racistas após perderem as cobranças de pênaltis na derrota para a Itália em Wembley no mês passado. A Unidade de Polícia de Futebol do Reino Unido disse foram identificadas como criminosas DUZENTAS E SETE postagens nas redes sociais. Delas, 123 contas pertencem a indivíduos fora do Reino Unido e terão os casos enviados para os países onde vivem. Outras 34 contas foram identificadas até agora como sendo de pessoas no Reino Unido. Destas 34, 11 titulares foram presos. O líder da Polícia de Futebol do Conselho Nacional de Chefes de Polícia, Mark Roberts, avaliou que as pessoas não devem acreditar que podem se esconder atrás de um perfil de mídia social e se safar postando comentários tão abomináveis. Segundo ele, quem publicar algo que seja considerado crime, será preso. Em nota oficial, a Federação Inglesa de Futebol escreveu que “não toleraria qualquer forma de discriminação e esperamos que essas prisões funcionem como um claro impedimento para os autores de abuso online que acreditam que não haverá consequências no mundo real para suas ações”. Além disso, a Federação Inglesa de Futebol destacou que vai trabalhar para garantir que a ação mais forte possível seja tomada contra aqueles que comprovadamente postaram abuso discriminatório online.

==========

comercial

==========

Hoje, às seis da tarde, tem Live Especial com Thiago Romão, ex-atleta e técnico de ginástica. Não perca, às seis da tarde, aqui Nas Ondas do Toque!

 

O Toque Notícia é sempre de segunda a sexta, ao vivo, às duas e às cinco da tarde. Apoio: Plasc, Santa Casa de Juiz de Fora, Drogaria Santo Antônio, Projeto Cidadão Consciente da Hiperroll Embalagens e agente autorizado Claro Juiz de Fora.   

 

Este foi o Toque Notícia. Continue ligado na webradio Nas ondas do Toque, aqui é 100% esporte

 

Deixe seu comentário