Toque Notícia 17h dia 16-07-2021

JF VOLEI CONFIRMA DESISTÊNCIA DA VAGA NA SUPERLIGA A E ANUNCIA NOVOS PROJETOS

 

Martelo batido. O JF Vôlei não vai disputar a Superliga na temporada 2021/2022. Em coletiva na tarde desta sexta, o gestor do projeto Maurício Bara Filho explicou que o time declinou da vaga na elite do torneio. “Decidimos não entrar na Superliga A por absoluta falta de apoio financeiro”, disse. O prazo para confirmar a carta de inscrição e viabilizar o pagamento dos 20 mil reais da taxa de inscrição acabou nesta quinta. Bara agradeceu à Federação Mineira de Vôlei e ao Sada Cruzeiro pela ajuda para tentar manter a vaga na Superliga A, que tem orçamento entre quatro e seis vezes, maior que o da Superliga B. Ele estimava 120 mil reais por mês, 1 milhão e duzentos mil reais a 1 milhão e meio mil de reais por temporada. Ele disse que precisaria captar entre 50 a 60 mil para ter saúde financeira no modelo enxuto praticado pelo JF Vôlei. 

Maurício Bara explicou que os motivos de não conseguir viabilizar financeiramente a vaga na Superliga A passam pela ausência de uma cultura esportiva na cidade e pelas empresas não enxergarem o esporte como uma plataforma para promoção da marca. O supervisor Heglison Toledo disse que faltou a compreensão de que o esporte deve ser tratado como um negócio que afeta uma cadeia de vários setores relacionados direta ou indiretamente. Bara disse que tem verbas em caixa para pagar a comissão técnica e o custeio de parte das viagens. No levantamento necessário, conseguiram 20 por cento das verbas de hospedagem e de custeio, deslocamento e salários dos atletas. “A gente lamenta muito não disputar a Superliga A. No entanto, a gente não pode arriscar a manutenção de um projeto que envolve muito mais que a Superliga A nossos núcleos de iniciação e a nossa categoria de base. Não podemos arriscar a sustentabilidade do objetivo do projeto, a formação social e a credibilidade, uma credibilidade que foi construída com muito sacrifício e não veio à toa”, disse Bara. Maurício Bara destacou que os atuais patrocinadores foram informados da decisão e garantiram a manutenção e renovação dos contratos. Ele ressaltou que o projeto não vai acabar e seguirá com a disputa do acesso novamente na Superliga B. A partir de agora, o trabalho é formalizar a renovação do técnico Marcão e organizar elenco. Além da Superliga B, também está em pauta retornar à disputa do Campeonato Mineiro, que o time não participa há dois anos. Em contrapartida, Bara e o supervisor Heglison Toledo anunciaram o arrendamento do antigo ginásio do Crac no Granbery. O acordo está em um momento experimental e a princípio deve durar 1 ano, com renovação automática.

———————

Em contrapartida, Bara e o supervisor Heglison Toledo anunciaram o arrendamento do antigo ginásio do Crac no Granbery. O acordo está em um momento experimental e a princípio deve durar 1 ano, com renovação automática. De acordo com Bara, no local vão funcionar as escolinhas, a categoria de base e algumas atividades do time adulto e com perspectiva de criação do JF Vôlei master. “Outro objetivo é fazer do JF Vôlei um celeiro de atletas para garantir a sustentabilidade sem depender de um montante muito grande no patrocínio”, disse Maurício Bara. Heglison Toledo ressaltou que concentrar o projeto em um local ajuda no controle e na gestão dos gastos, além de também ser um local que pode gerar renda. Mauricio Bara contou que o time foi procurado por outro município para levar o time para a disputa da superliga. “Eu até ajudaria na montagem de um projeto deles, mas o JF Vôlei é daqui e não está no nosso DNA, não queremos perder as raízes”, disse. As atividades do projeto voltaram no dia 5 de julho. O objetivo é competir com as categorias de base, do sub-17 e sub-19. O campeonato mineiro está previsto para meados de setembro, e os dirigentes aguardam mais detalhes para definir a participação que, provavelmente, será com os times das categorias de base.

==========

O Tupynambás quer ganhar embalo no Módulo 2 do Campeonato Mineiro na terceira rodada da competição. Depois de estrear com empate em casa, o Baeta foi a Ipatinga buscar a primeira vitória e quer mais uma longe de Juiz de Fora. O compromisso deste sábado, às três da tarde, é contra o Betim, na Arena Vera Cruz, na região metropolitana de Belo Horizonte. A partida é uma disputa direta de lugar no G4 do Módulo 2. Quem vencer, termina a rodada entre os quatro primeiros colocados da classificação. Existe até mesmo a possibilidade de o vencedor de Betim x Tupynambás terminar a rodada na liderança. Isso ocorre se Villa Nova e Guarani perderem seus compromissos na terceira rodada. Tanto Baeta quanto Betim têm quatro pontos na classificação. Os critérios de desempate colocam o time da região metropolitana de Belo Horizonte em terceiro e o Leão do Poço Rico na quinta colocação da primeira fase do Módulo 2 do Mineiro.

==========

Pela terceira rodada do Módulo 2 do Campeonato Mineiro, o Tupi entra em campo no domingo, em casa, buscando a recuperação. Depois de perder para o Nacional de Muriaé fora, por 2 a 1, o Carijó busca a segunda vitória no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, em confronto com o Serranense, que tem pontapé inicial previsto para às 11 horas da manhã. No compromisso, o Tupi não terá no banco o técnico Rafael Novaes. Expulso diante do Nacional, o treinador cumpre suspensão automática. O comandante carijó falou com exclusividade para a Rádio Nas Ondas do Toque sobre a situação e da preparação de seus comandados para a partida deste fim de semana. Pensando em buscar a classificação entre os quatro melhores times da primeira fase, que avançam ao quadrangular que decide o acesso à elite do Estadual, o técnico do Tupi sabe que não pode perder pontos em casa. Para isso, Novaes buscou minimizar os erros apresentados na última partida e quer que seu time defina a partida de domingo assim que tiver oportunidade. O Tupi é o atual sexto colocado na classificação da primeira fase do Módulo 2 do Mineiro, com três pontos. Já o Serrananse perdeu as duas partudas que fez na competição sem fazer gols. A equipe de Nova Serrana é a penúltima colocada do torneio.

==========

O Aymorés vai fazer a segunda partida em casa no Módulo 2 do Campeonato Mineiro. O time recebe o Ipatinga no Estádio Affonso de Carvalho, em Ubá, neste sábado, às 3 da tarde. O técnico Bruno Barros ressalta a necessidade de pontuar nesta partida, de preferência, conseguir uma vitória, para subir na tabela. O Aymorés está em nono lugar, com 1 ponto em dois jogos. O Ipatinga é o décimo, mas ainda não saiu do zero na competição. Completando a participação da Zona da Mata no Módulo 2, o Nacional de Muriaé terá jogo difícil pela frente: vai receber o Guarani, o líder da competição e que venceu os dois jogos até o momento. O NAC está em quarto, com quatro pontos. A partida será às 3 e meia da tarde, no Soares de Azevedo, em Muriaé.

==========

Neste sábado, as equipes da Zona da Mata e do Campo das Vertentes definem fora de casa os destinos no grupo A do Campeonato Mineiro sub20. O Figueirense de São João del Rei enfrenta o Guarani no Farião em Divinópolis às 3 da tarde. No mesmo horário, o Nacional de Muriaé enfrenta o Araguari no estádio Ernestão em Brumadinho. No grupo A, o Atlético, que folga na rodada, é o líder do grupo com 17 pontos e já está garantido na próxima fase. Nacional e Figueirense disputam a segunda vaga do grupo. O time de Muriaé tem 12 pontos e, se vencer o Araguari, que tem 4 pontos, se garante. Se empatar ou perder, vai depender de que o Figueirense, terceiro colocado com 10 pontos, não vença o lanterna Guarani, que tem 3 pontos, para ficar com a vaga.

————————

Pela última rodada da primeira fase no grupo B o Inter de Minas vai folgar e torcer contra Minas Boca e Santarritense para avançar à próxima fase. O Santarritense terá o líder Coimbra pela frente, em Contagem. E o Minas Boca vem à Juiz de Fora enfrentar o Tupi no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. Atual vice-campeão do torneio, o Galinho não tem mais chances de classificação para a próxima fase. Os jogos da décima e última rodada dos grupos C e D do Mineiro sub-20 serão disputados na quarta-feira, dia 21. Neste ano, não haverá rebaixamento no torneio.

==========

Pela oitava rodada da série C, o Tombense entra em campo no sábado, às 5 da tarde, contra o lanterna Santa Cruz, no estádio do Arruda. O time de Tombos caiu para o sexto lugar no grupo A, com 10 pontos, após empatar com o Floresta no Ceará. No entanto, o grupo está embolado: Botafogo da Paraíba, Paysandu e Ferroviário estão com 11 pontos. O último no G4 é o Altos, com os mesmos dez pontos do Tombense. Manaus é o quinto e o Volta Redonda é o sétimo, todos com 10 pontos. Por isso, a vitória ou até o mesmo o empate, dependendo de outros resultados, pode recolocar o Carcará entre os quatro primeiros que avançam para a próxima fase. Pelo Grupo B, o Novorizontino entra em campo na segunda-feira, fechando a oitava rodada. O jogo contra o Paraná será às 8 da noite, no Durival Britto. O time do técnico Léo Condé está em terceiro lugar, com 13 pontos. O líder é o Ypiranga com 16, seguido pelo Criciúma com 14. O Ituano, com os mesmos 13 pontos do Novorizontino, fecha os quatro melhores do grupo B.

============

A terceira etapa do campeonato estadual de motovelocidade do Rio de Janeiro será disputada neste fim de semana no autódromo de Potenza, em Lima Duarte, na Zona da Mata. Estão previstas corridas nas categorias 250 cilindradas, 500 cilindradas e 600 cilindradas, além de prova nacional nas MIL cilindradas da SuperBike Brasil. O piloto Vinícius Talma, de Ubá, vai correr na categoria 600 cilindradas. Ele disse que se sente cada vez mais em casa e falou a expectativa para a competição. Além das corridas de cada categoria, também será realizado o “Track Day”, a partir das 8h da manhã. É um evento para pilotos não competidores que têm interesse em acelerar nas pistas de um autódromo, de maneira segura e com orientação profissional. Em acordo entre organização e a Prefeitura de Lima Duarte, foram liberadas 50 credenciais para assistir as corridas. Será obrigatório o uso de máscara, aferição de temperatura e cumprimento das normas de segurança sanitária. Cada uma custa até 30 reais até esta sexta. Os interessados podem entrar em contato pelo whatsapp (11) 97564-6962, do organizador Marcelo Rodrigues.

==========

A décima segunda rodada da série A do Brasileiro começa com dois jogos às 5 da tarde neste sábado: São Paulo e Fortaleza no Morumbi e Ceará e Atlético Paranaense no Castelão. Às 7 da noite, Corinthians e Atlético Mineiro jogam em Itaquera. Fluminense e Grêmio fecham a rodada no sábado às 9 da noite, no Maracanã. Cinco partidas serão no domingo. às 11 da manhã, Chapecoense e Cuiabá jogam na Arena Condá. às 4 da tarde, Atlético Goianiense e Palmeiras no Antônio Accioly. às 6 e 15 da tarde, Bahia recebe o Flamengo no Pituaçu. às oito e meia da noite, duelo de gaúchos Inter e Juventude no Beira Rio. Bragantino recebe o Santos às 8 e meia da noite. E encerrando a décima segunda rodada, América e Sport se enfrentam no Independência na segunda, às 8 da noite. No momento, o Palmeiras é líder com 25 pontos. O Bragantino vem em segundo com 23. O Atlético Mineiro tem 22 e o Fortaleza está em quarto com 21 pontos. Com 20 pontos, o Atlético Paranense caiu para o quinto lugar. Bahia e Fluminense têm 17 pontos, mas os baianos levam vantagem no desempate e estão em sexto. O Flamengo está em oitavo com 15 pontos, mesma pontuação de Santos e Atlético Goianiense, que fecham os dez primeiros, e do Ceará, que é o décimo primeiro. Em seguida estão Corinthians com 14 pontos; Juventude, com 13; São Paulo e Internacional estão com 11 pontos. O América está na porta da zona de rebaixamento, com 9 pontos. Na Z4 estão Sport, com 7 pontos, Cuiabá com 6, Chapecoense com 4 e Grêmio com 3. Os três últimos seguem sem vencer na série A em 2021. Até o momento, Cuiabá, Grêmio e Flamengo estão com duas partidas a menos. E os Atléticos Goianiense e Paranaense tiveram um jogo adiado neste Brasileiro.

  ==========

Ainda sem técnico, Botafogo anunciou que Ricardo Resende será o comandante interino. Ele vai comandar o time neste sábado contra o Brusque às 7 da noite em Santa Catarina. Os dois times estão empatados com 13 pontos. Os catarinenses levam vantagem no desempate e estão em décimo primeiro lugar. Ricardo Resende é o atual treinador do sub-20 do clube. Ele já comandou o Cruzeiro de forma interina e foi auxiliar permanente por seis meses.
==========

O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Otávio Noronha, decretou sigilo no pedido de mandado de garantia feito pelo presidente afastado da CBF, Rogério Caboclo, para voltar ao cargo. Ele quer derrubar a decisão da Comissão de Ética que o afastou do cargo até setembro. De acordo com o ge.com, o presidente da Comissão de Desporto Desportivo da OAB do Rio de Janeiro, Marcelo Jucá, concorda que o caso siga em sigilo no STJD porque isso preserva a vítima e a instituição. O pedido de Caboclo deverá ser colocado na pauta da próxima sessão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Há possibilidade de que a reunião do pleno seja marcada para a próxima quinta, dia 22. Rogério Caboclo foi denunciado em junho por uma funcionária da CBF de assédio moral e assédio sexual. Ele nega as acusações.

==========

Lewis Hamilton vai sair na frente na primeira corrida classificatória da Fórmula 1 que será disputada neste sábado, no GP da Inglaterra. Na classificação em três segmentos, Max Verstappen, da RBR, ficou em segundo lugar e Valteri Bottas, da Mercedes, ficou em terceiro. A largada da corrida classificatória do GP da Inglaterra será ao meio dia e meia deste sábado. O resultado da prova vai definir o grid de largada na prova principal no domingo, em Silverstone. 

==========

O atleta Julius Ssekitoleko, de Uganda, foi dado como desaparecido nesta sexta-feira em Izumisano, na província de Osaka, oeste do Japão. O halterofilista de 20 anos estava com a delegação do seu país, quando um oficial da cidade tentou localizá-lo para receber sua amostra para teste de coronavírus. Ssekitoleko foi visto pela última vez em sua acomodação por volta de meia dia e meia no horário local, meia noite e meia de Brasília, por um companheiro de equipe, de acordo com autoridades municipais. O caso pode alimentar preocupações sobre os protocolos contra a Covid em vigor pelos organizadores dos Jogos Olímpicos, que permitem aos atletas ir apenas a locais limitados e sem poder ter contato com os habitantes locais. A delegação de Uganda chegou ao aeroporto de Narita, perto de Tóquio, em 19 de junho. Na chegada, dois membros testaram positivo para o novo coronavírus, o que fez com que os atletas do país só pudessem começar a treinar na última semana.

==========

Um membro da delegação olímpica da Nigéria foi internado em um hospital em Tóquio em consequência da infecção por Covid-19. O integrante, que não teve sua identidade divulgada, testou positivo para o vírus na chegada ao Japão, na noite da última quinta. A pessoa, que tem em torno de 60 anos, deu entrada no hospital com sintomas leves. Ele foi hospitalizado por conta da idade mais avançada e por comorbidades já existentes. Não há, porém, mais detalhes sobre ela.  O Governo de Tóquio reportou 1.308 novos casos de Covid-19 na quinta. O número é o maior desde o dia 21 de janeiro. A oito dias do início das Olimpíadas, a capital japonesa registra mais de mil casos pelo segundo dia seguido. Tóquio está sob está sob estado de emergência desde a última segunda-feira. Na quarta-feira, a cidade já havia registrado 1.149 casos. A média atual é de 882,1 casos por dia. De acordo com relatório divulgado pelo Comitê Olímpico Internacional, um atleta, que ainda não está na Vila Olímpica, testou positivo para o vírus. A entidade, porém, não divulgou mais detalhes sobre o caso.

==========

Apesar do atual cenário, o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, afirmou que o risco de um surto de Covid-19 a partir dos credenciados para os Jogos de Tóquio é “zero”. O dirigente está no Japão desde a semana passada para reuniões e acertos finais antes do megaevento, cuja cerimônia de abertura será realizada no dia 23 no Estádio Olímpico local. O mandatário do COI disse que já foram realizados mais de oito mil testes de detecção de Covid-19. Apenas três casos positivos foram anunciados. Todos eles foram colocados em isolamento. Pessoas próximas a eles, também. A declaração de Bach vem no momento em que os casos positivos sofre um aumento significativo em Tóquio. Bach visitou um parque em Hiroshima, alvo de uma das bombas atômicas lançada pelos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. Na solenidade, ele pediu solidariedade em um momento em que a humanidade ainda luta para controlar o novo coronavírus. A ida do dirigente à cidade gerou protestos de grupos que querem o cancelamento das Olimpíadas. 

 ==========

Hoje, às seis da tarde, tem #girandoabola, com Ivan Elias. Não perca, às seis da tarde, aqui Nas Ondas do Toque! Vamos falar com atletas olímpicos e paralímpicos e treinador paralímpico Thiagus Petrus (handebol), Beatriz Ferreira (boxe), Gabriel Araújo (natação paralímpica) e Fábio Antunes  (treinador de natação paralímpica)

O Toque Notícia é sempre de segunda a sexta, ao vivo, às duas e às cinco da tarde. Apoio: Plasc, Santa Casa de Juiz de Fora, Drogaria Santo Antônio entrega grátis em toda a cidade whatsapp (32) 98437-1989, Projeto Cidadão Consciente da Hiperroll Embalagens e agente autorizado Claro Juiz de Fora.    

Este foi o Toque Notícia. Continue ligado na webradio Nas ondas do Toque, aqui é 100% esporte

Deixe seu comentário