Governo de MG libera, mas FMF veta público em jogo do Baeta!

Arquibancadas do Ipatingão ainda não serão ocupadas

  O Governo de Minas liberou, a Prefeitura de Ipatinga editou decreto permitindo, mas a Federação Mineira de Futebol (FMF) não autorizou a presença de torcedores no Ipatingão neste sábado.

  A intenção era ter a volta dos torcedores às arquibancadas na partida entre Ipatinga e Tupynambás, às 15h, pela segunda rodada do Módulo 2 do Campeonato Mineiro. Isso porque o Executivo municipal ipatinguense editou decreto autorizando a presença de torcedores, e o Governo do Estado de Minas Gerais, nesta quinta, dia 8, liberou a realização de eventos com presença de público para regiões e municípios que estejam na faixa verde do programa Minas Consciente.

Não avisou

  Apesar de Ipatinga não seguir o programa estadual, vale neste caso a orientação mais restritiva, entre estado e município. Como o Vale do Aço passou à faixa verde do Minas Consciente, e a Prefeitura de Ipatinga estabeleceu protocolos para a volta do público, o Tigre do Vale do Aço acionou a Federação.

  Mas, a entidade se respaldou no regulamento para negar a volta da torcida já neste fim de semana, quando o Ipatinga receberia o Baeta. Segundo o artigo 61 das normas que regem o Módulo 2 do Mineiro, a autorização da autoridade municipal deve ser comunicada para a Diretoria de Competições da FMF com pelo menos dez dias de antecedência para que se possa ter público nos jogos.

Deve ter

  O mesmo artigo 61 já prevê o retorno de público, mesmo que não isso não ocorra em todos os municípios sede de clubes. Em nota divulgada à imprensa, a Federação informou que, nesta sexta, dia 9, uma “reunião entre os órgãos competentes” será realizada. O comunicado diz que o encontro servirá “para definir detalhes operacionais sobre a possibilidade da retomada da presença dos torcedores nas partidas de futebol.”

  Segundo o decreto da Prefeitura de Ipatinga, o Ipatingão receber até 15% da capacidade de lotação, que é de 22 mil espectadores. Isso libera o local para abrigar 3.300 pessoas. O público terá que usar máscara e respeitar o distanciamento de 1,5m. Já os organizadores devem disponibilizar álcool gel em pontos específicos, além de sinalizar as cadeiras vagas que não podem ser ocupadas. A expectativa da direção do Ipatinga é realizar o confronto com o Nacional de Muriaé, no dia 21 de julho, com torcida.

Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos com informações da FMF

Foto: divulgação/Prefeitura de Ipatinga

Wallace Mattos

Jornalista profissional, formado pela Faculdade de Comunicação Social (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tem mais de 20 anos de carreira na qual já trabalhou em rádio, TV, jornal e mídias digitais. Além disso, tem experiência em gerenciamento esportivo, logística e administração de pequenos negócios. Entre as áreas de interesse e constante busca de aperfeiçoamento, destaca a busca pela discussão do papel da mídia no negócio do esporte e na construção de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento das dimensões participativa e profissional das modalidades. EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS: TUPI FOOTBALL CLUB, Juiz de Fora, Minas Gerais 2015: Consultor de comunicação/Chefe de delegação/Integrante do conselho consultivo. TRIBUNA DE MINAS, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brazil 2004 – 2015 Repórter sênior (2009-2015) – Repórter júnior (2004-2008). TV ALTEROSA, Juiz de Fora/Varginha, Minas Gerais/Minas Gerais 2003 Assistente de Marketing/Repórter esportivo. TV ALTO LITORAL, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro 2002 Estagiário/Repórter júnior. MOSTARDA PROPAGANDA, Juiz de Fora, Minas Gerais 2001 Estagiário/Redator. RÁDIO SOLAR, Juiz de Fora, Minas Gerais 2001 Estagiário.

Deixe seu comentário