Toque Notícia 17h dia 28-6-2021

BRASIL TENTA DRIBLAR AUSÊNCIAS E CONSEGUIR VAGA OLÍMPICA NO BASQUETE MASCULINO

 A seleção brasileira de basquete inicia sua caminhada no torneio Pré-Olímpico Masculino, nesta terça, às três da tarde, em Split, na Croácia, sem quatro atletas convocados e dispensados a pedidos. O armador Raulzinho, que acaba de fazer sua melhor temporada da carreira de seis anos na NBA, pelo Washington Wizards, alegou problemas pessoais. O ala Marquinhos, preferiu anunciar a aposentadoria das competições pelo Brasil. Os jovens Didi, que fez seus primeiros jogos pelo New Orleans Pelicans em maio, e Gui Santos, que está inscrito no próximo draft da liga norte-americana, optaram por participar de treinamentos nos EUA. E não é só no Brasil que sofre na busca de um lugar na Olimpíada com os pedidos de dispensa. MVP da NBA em 2021, o pivô Nikola Jokic não jogará pela seleção da Sérvia por cansaço. Não diputa o Pré-Olímpico, nem estará em Tóquio, caso o time se classifique. Isso depois de participar da conquista da prata no Rio, em 2016. Luka Doncic, estrela em ascensão do Dallas Mavericks, voltou a atuar pela Eslovênia no último dia 18, depois de quatro anos ausente. A Croácia, adversária do Brasil na quarta, não poderá contar com jogadores como Dario Saric e Ivica Zubac, que ainda disputam os playoffs da NBA. Mas Bojan Bogdanovic, eliminado com o Utah Jazz na última semana, confirmou presença. No Pré-Olímpico de Split os dois melhores da chave de três avançam para as semifinais. Quem passar de Brasil, Tunísia e Croácia enfrentará um os dois melhores de um grupo com Alemanha, México e Rússia. A decisão será no dia 4 de julho, e apenas o campeão conquistará a vaga olímpica para Tóquio.

==========

Tupynambás e Aymorés, de Ubá, empataram no último jogo treino antes da estreia no Módulo 2 do Mineiro. A partida, disputada no Centro de Treinamento da Associação Esportiva Ubaense terminou 1 a 1. Lucão abriu o placar para o Baeta, e Ricardo Lucena empatou para os ubaenses. O técnico do Aymorés, Bruno Barros, avaliou a importância do comportamento da equipe às vésperas do começo do Módulo 2. Foi o terceiro empate nos amistosos do Aymores. Antes o time ficou no 1 a 1 no jogo treino com o Inconfidentes. Já o teste contra o Tupi acabou 2 a 2. O Aymorés de Ubá estreia fora de casa. A partida contra o Democrata será no dia 3 de junho, às 15h, no Estádio José Mahmmoud Abbas, em Governador Valadares. Já o Baeta entra em campo no dia 4 de julho, recebendo o Nacional de Muriaé, às 11 horas da manhã, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, em Juiz de Fora.

==========

Na abertura da rodada desta segunda das oitavas de final da Eurocopa, um jogo de oito gols abriu os trabalhos. A Espanha se classificou diante da Croácia, em Copenhague. No tempo normal, teve de tudo: falha do goleiro espanhol, Unai Simón, que deu origem ao primeiro gol do jogo a favor dos croatas, virada espanhola, que abriu margem de dois gols. E recuperação croata, levando o jogo para a prorrogação. Mas, no tempo extra, só deu Espanha. Com grande atuação do lateral-direito Olmo, os espanhóis marcaram mais duas vezes e fecharam o placar em 5 a 2. Chamada dos gols da vitória: Morata, Ferrán Torres, Azpilicueta, Sarábia e Oyarzábal. A Croácia marcou com Rodri (contra, com a contribuição de luxo de Unai Simón), Orsic e Pasalic.  Os espanhóis pegam agora o vencedor de Suíça x França. Fechando as oitavas de final da Eurocopa, na terça, Inglaterra e Alemanha jogam às uma da tarde em Wembley. E o último classificado para as quartas sai do confronto entre Suécia e Ucrânia em Glasgow, marcado para as quatro da tarde. Já estão classificados às quartas de final: a Dinamarca, que goleou o País de Gales por 4 a 0, na Johan Cruijff Arena, em Amsterdã. A Itália penou contra a Áustria, venceu na prorrogação por 2 a 0 em Wembley.  No domingo, a República Tcheca eliminou uma das favoritas Holanda. Os tchecos aproveitaram a expulsão de De Ligt e venceram por 2 a 0 na Puskas Arena, em Budapeste. A Bélgica ganhou de Portugal por 1 a 0 em Sevilha. Duas partidas das quartas de final já estão definidas: Itália e Bélgica abrem a próxima fase na Allianz Arena em Munique na sexta-feira, às 4 da tarde. Dinamarca e República Tcheca se enfrentam no sábado, à UMA da tarde, no Estádio Olímpico em Baku, no Azerbaijão.

==========

Nesta segunda, Neymar mais uma vez usou o Instagram para ironizar o gramado do estádio Nilton Santos, onde a Seleção disputará as quartas de final da Copa América, na sexta-feira, contra Chile ou Uruguai. O camisa 10 publicou duas imagens, uma de um campo de terra e outra do estádio de Wembley, na Inglaterra, com a seguinte enquete: onde será o próximo jogo da seleção? Há dez dias, Neymar já havia alfinetado o campo do Nilton Santos, pedindo para que o “belo” gramado fosse arrumado. No local, o Brasil goleou o Peru por 4 a 0 e venceu a Colômbia por 2 a 1, na fase de grupos do torneio. A pedidos do técnico Tite e também dos jogadores, a CBF tentou alterar o local das quartas de final. Uma possibilidade estudada foi levar a partida para a Arena Pantanal, em Cuiabá, mas a Conmebol não autorizou a mudançaA definição do adversário brasileiro nas quartas de final sai nesta segunda-feira. A Seleção enfrentará o quarto colocado do Grupo A. Pela última rodada do Grupo A da Copa Améirca, às 9 da noite, o Uruguai enfrenta o Paraguai, no Engenhão, no Rio de Janeiro. Bolívia e Argentina jogam na Arena Pantanal, em Cuiabá, no mesmo horário. Os bolivianos já estão eliminados, e argentinos, paraguaios, chilenos e uruguaios classificados. A Argentina tem 7 pontos, em primeiro lugar. Os paraguaios estão em segundo, com 6 pontos. Os chilenos estão em terceiro, com cinco. E os uruguaios estão em quarto, com 4 pontos. Todos os países têm chances de terminar na liderança na chave. 

==========

Pelo Campeonato Mineiro sub-20, a sétima rodada foi dos visitantes. O Coimbra perdeu por de 2 a 1 para o Inter de Minas, em Contagem. E o Santarritense perdeu em casa para o Minas Boca, por 3 a 2. Coimbra é o líder do grupo B com 11 pontos em 6 jogos. Santarritense e Inter de Minas estão empatados com 8 pontos. O Minas Boca está em quarto com seis pontos e o Tupi é o último com 4 pontos. Em duelo da zona da mata contra o campo das vertentes, o Nacional de Muriaé venceu o Figueirense em São João del Rei, por 2 a 1. No grupo A, o Atlético é o líder com 16 pontos. O Nacional de Muriaé tem 11. O Figueirense tem 7. O Guarani tem 3 pontos e o Araguari apenas 1.

==========

As autoridades japonesas vão passar a impor, nos próximos dias, protocolos mais rígidos para credenciados olímpicos que chegarem de regiões do planeta mais duramente afetadas pela variante Delta do novo coronavírus, inicialmente identificada na Índia. Especialistas afirmam que essa mutação é mais transmissível do que as outras. Entre as medidas estão mais testes para detecção do vírus – serão coletadas amostras diariamente, por uma semana. Além de restrições de contato – ao menos três dias sem contato com outras pessoas a partir da chegada. Elas são decretadas na reta final da preparação para as Olimpíadas de Tóquio, que terão sua abertura no dia 23 de julho. Um dos dois membros da delegação de Uganda a testar positivo para a Covid-19 ao chegar ao Japão tinha a chamada variante Delta, versão mais transmissível do novo coronavírus. A informação foi confirmada pela Ministra Olímpica, Tamayo Murukawa. O técnico africano testou positivo para a Covid-19 em teste realizado na chegada a Tóquio. Um segundo membro da delegação do país, atleta, testou positivo em exame realizado na quarta, já na cidade de Izumisano, que abrigará o país antes do início dos Jogos. Neste caso, ainda estão sendo feito testes para confirmação de qual versão do vírus se trata. O caso gerou muitas críticas da imprensa e da população japonesa, uma vez que, apesar de o técnico ter testado positivo, o resto da delegação foi liberada para viajar a Izumisano de ônibus. Eles só foram listados como contatos próximos, que deveriam ser preventivamente isolados, dias depois. O presidente do comitê olímpico do Japão, Yasuhiro Yamashita, afirmou que é impossível barrar a possibilidade de haver contágios em credenciados que chegarem ao país. Porém, disse confiar nas medidas de fronteira para impedir um surto.

==========

Atual campeão olímpico no salto com vara, Thiago Braz conquistou o título do Meeting de Leverkusen, na Alemanha. O saltador conseguiu sua melhor marca na temporada, com 5metros e 80 centímetros. Ele dividiu o ouro com Ernest Obiena, das Filipinas, seu companheiro de treinamento em Fórmia, na Itália, e que conquistou a mesma marca. O alemão Bo Kanda Baehre ficou em terceiro lugar, também com 5 metros e 80. Recordista olímpico, com 6metros e 3 centímetros, Thiago Braz ainda busca voltar à melhor forma antes das Olimpíadas de Tóquio. Após a conquista na Alemanha, o saltador entra na reta final da preparação para os Jogos. Também no Meeting de Leverkussen, a baiana Ketiley Batista ficou em segundo lugar nos 100 m com barreiras, com 13s17. A vitória foi da australiana Hannah Jones, com 13s06. A alemã Monika Zapalska terminou em terceiro lugar, com 13.31.  Nos 100 m, Rosangela Santos correu a semifinal, mas não avançou. Ela ficou em quinto lugar na sua série, com 11s35, segundo melhor tempo no Ranking Brasileiro de 2021.

==========

O Osasco confirmou a chegada de Tifanny para a temporada 2021/2022. O clube usou as redes sociais para anunciar a ponteira, de 36 anos, que estava no Sesi-Bauru há quatro temporadas. Primeira jogadora trans a atuar na Superliga Feminina, ela foi um dos destaques do time do interior paulista nas últimas campanhas. Na última edição, foi a décima maior pontuadora da competição, com 312 pontos. A jogadora é o sexto reforço anunciado pelo Osasco, terceiro colocado na última Superliga. Além de Tifanny, o clube já confirmou a chegada das levantadoras Fabíola, ex-Sesc-Flamengo, e Kenya; as ponteiras Michelle, ex-Praia Clube, e Carla, que estava no São José de Pinhais; a líbero Keyla, ex-Pinheiros. O clube paulista também anunciou a renovação de algumas de suas principais jogadoras da última temporada. Tandara, Camila Brait, Camila Paracatu e Karine seguem no Osasco.

 ==========

Daqui a pouco, às 6 da tarde, Live de Segunda com toda a equipe do Portal Toque de Bola. Não perca hoje, às seis da tarde, aqui Nas Ondas do Toque.

O Toque Noticia é sempre de segunda e sexta, ao vivo, às duas e às cinco da tarde. Apoio: Plasc, Santa Casa de Juiz de Fora, Drogaria Santo Antônio entrega grátis em toda a cidade whatsapp (32) 98437-1989, Projeto Cidadão Consciente da Hiperroll Embalagens e agente autorizado Claro Juiz de Fora.    

Este foi o Toque Notícia. Continue ligado na webradio Nas ondas do Toque, aqui é 100% esporte

 

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Participou de centenas de transmissões esportivas ao vivo (futebol, vôlei, etc). Apresentou diversos programas de esporte e de humor, incluindo a criação de personagens. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). Criou, em 2010, ao lado de Mônica Valentim, o então blog Toque de Bola que hoje é Portal, aplicativo, Spotify, Canal no Youtube e está no Twitter, Instagram e Facebook, formando a maior vitrine de exposição do esporte local É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe seu comentário