Sub-20 do Tupi tem Copa do Brasil e Mineiro em maio

Galinho começou bem na Copa do Brasil Sub-20

  O próximo mês marca o reinício da atuação do Tupi sub-20 nas competições da temporada 2021. O primeiro compromisso é o confronto contra o Internacional pelas oitavas de final Copa do Brasil.

  Em seguida, já começa a disputa do Campeonato Mineiro da categoria. A tabela foi divulgada nesta semana pela Federação Mineira de Futebol (FMF). As chaves foram sorteadas em março.

  O Galinho está no grupo B e vai enfrentar Coimbra, Inter de Minas, Minas Boca e Santarritense na primeira fase.

Copa do Brasil sub-20

  Após golear o Serra (ES) na estreia no torneio, o Galinho terá o Internacional pela frente nas oitavas de final. Nesta semana, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou que as partidas foram antecipadas, a pedido da TV.

O primeiro jogo foi antecipado do dia 5 de maio para o dia 4 de maio, às 19h, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, em Juiz de Fora. De acordo com a Prefeitura, houve reformas no gramado para atender aos clubes e quem for ao local para trabalhar, dentro das normas de segurança previstas pelo programa do “Juiz de Fora Pela Vida“ e pela CBF.

Taça da Copa do Brasil sub-20

  “O jogo vai acontecer no Estádio Municipal atendendo todo o protocolo sanitário definido pelo plano Juiz de Fora pela Vida e pela Confederação Brasileira de Futebol. Serão feitos testes de Covid em todos os atletas, comissão técnica e arbitragem, além da separação em zonas, para não haver contato entre atletas e demais profissionais que estarão no local”, disse o secretário de Esporte e Lazer, Marcelo Matta em texto divulgado pela Prefeitura.

  Não será permitida a presença de público. Os atletas, treinadores e equipe de arbitragem devem passar por testes RT-PCR 72 horas anteriores ao horário de início da partida. Haverá controle de temperatura corporal para entrar no estádio. A utilização de máscara nas dependências do estádio é obrigatória. Não será permitida a troca de camisas entre atletas

  O jogo de volta no Rio Grande do Sul estava inicialmente marcado para domingo, 9 de maio, mas foi remanejado para sexta, 7 de maio, às 19h, no Estádio Francisco Noveletto, em Porto Alegre.

Campeonato Mineiro

  Para o Estadual sub-20 em 2021, a Federação Mineira de Futebol dividiu as 20 equipes em quatro grupos com cinco times. A partir de 15 de maio, eles se enfrentam em turno e returno, com uma equipe folgando por rodada.

  O Tupi estreia em casa contra o Inter de Minas. Na segunda rodada, o time folga. Na terceira, joga fora contra o Coimbra; na seguinte, recebe o Santarritense e fecha o turno, enfrentando o Minas Boca, em BH.

  Na abertura do returno, atua contra o Inter de Minas em Itaúna na sexta rodada e folga na sétima.  Na oitava, recebe o Coimbra. Na nona, encara o Santarritense fora e termina a primeira fase em casa contra o Minas Boca.

  A previsão da FMF é de que a primeira fase termine em 17 de julho. Os dois melhores de cada chave avançam para o mata-mata. As quartas, as semifinais e as finais serão disputadas em partidas de ida e volta. A decisão está prevista para 29 de agosto.

  Em 2020, não houve disputa do Estadual da categoria por causa da pandemia. O título está com o Atlético-MG, que derrotou o Tupi na final em 2019.

Confira a tabela completa da 1ª rodada

Estão de folga Figueirense-MG, Santarritense, Atlético de Três Corações e América-TO.

Sábado, 15 de maio

  • 9h: Boston City x Betim Futebol- Estádio Juscelino Kubitschek, Manhuaçu
  • 9h: América x Ipatinga – Estádio das Alterosas – SESC Venda Nova, BH
  • 10h: Tupi x Inter de Minas – Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, Juiz de Fora
  • 10h: Coimbra x Minas Boca – Estádio Flávio Guimarães, Contagem
  • 10: Bétis x Pouso Alegre – Estádio Municipal José Mapa Filho, Ouro Branco
  • 15h: Araguari x Atlético – Estádio Municipal de Ibirité, Ibirité
  • 15h: Guarani x NAC Muriaé – Estádio Waldemar Teixeira de Faria “Farião”, Divinópolis
  • 15: Serranense x Cruzeiro – Estádio Arena do Calçado – Saborella, Nova Serrana

Texto: Toque de Bola – Roberta Oliveira

Fotos: FMF/reprodução; Lucas Figueiredo/CBF;

Roberta Oliveira

Jornalista graduada e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Experiência como Professora Bolsista da Faculdade de Comunicação Social. Desenvolve pesquisa na área de Jornalismo Esportivo, Identidade, Futebol e Representação Social da Mulher. Participou do Grupo de Pesquisa Comunicação e Esporte. Atualmente atuando com marketing de conteúdo, na Experta Media e como repórter do portal Toque de Bola. Experiência de cerca de dois anos na Rádio Solar, cinco anos na Rádio Panorama FM, mais de quatro anos na produção da TV Panorama/Integração e repórter web por seis anos nos sites G1 e GloboEsporte da Zona da Mata, da TV Integração. Criadora e responsável pelo blog Literatura de Mulherzinha (https://livroaguacomacucar.blogspot.com/) desde 2005.

Deixe seu comentário