Série D: acesso e semifinalistas definidos!

  Gols relâmpagos, placares elásticos, virada que tirou o carrasco do Baeta e empate com destaque para dois ex-Tupi marcaram a classificação dois times nordestinos e dois times paulistas à semifinal da Série D do Campeonato Brasileiro.  

  Por tabela, os paulistas Mirassol e Novorizontino, além do piauiense Altos e do cearense Floresta também comemoram o acesso para a Série C do Brasileiro de 2021.

Vantagem

  Apenas o Altos não venceu na semana passada. Os outros três tinham a vantagem do empate e até de uma derrota dependendo do resultado nos confrontos de volta das quartas de final, disputados neste fim de semana.

  Na próxima semana, já se iniciam os jogos para decidir quem disputará o título da edição 2020 da Série D. O Altos pega o Mirassol, e o Novorizontino encara o Floresta. 

  Confira o resumo das partidas deste fim de semana.

Aparecidense (GO) 2 x 3  Mirassol (SP)

O elenco do Mirassol após a vitória e da classificação

  Com a vantagem de ter vencido o jogo de ida, o Mirassol levou um susto no sábado quando Alex Henrique, de cabeça, abriu o placar para a Aparecidense, em Aparecida de Goiânia, no sábado, dia 9, logo aos 17 minutos do primeiro tempo. Mas os paulistas reagiram no segundo tempo.

  Aos 27 minutos da etapa complementar, mesmo com um a menos, o Mirassol empatou, com Vinícius pegando sobra de cruzamento livre. A virada paulista veio aos 33, quando João Carlos achou Lucas Silva que tocou na saída de Tony.

  A Aparecidense não se entregou e, aos 44 minutos, empatou com cabeçada de Marcos Paulo. Mas, logo depois, Renato fez pênalti em Lucas Silva, cobrado com força por João Carlos para da a vitória e colocar o Mirassol na Série C de 2021.   

Altos (PI) 5 x 1 Marcílio Dias (SC)

Betinho marcou duas vezes na goleada do Altos (PI)

  Após arrancar o empate em 1 a 1 na reta final do jogo no Sul, o Altos, neste domingo, 10, partiu para a pressão tão logo o juiz apitou. Após uma cobrança de escanteio, houve bate e rebate entre defesa e ataque, a bola sobrou para Klenisson que abriu o placar com pouco mais de dois minutos de jogo.

  A pressão prosseguiu e o Altos conseguiu ampliar aos 19 do segundo tempo, com gol de Juninho Arcanjo. O terceiro veio quando o juiz marcou pênalti, e Betinho converteu, aos 30. Ele mesmo ampliou quase cinco minutos depois, concluindo um cruzamento da direita.

  Aos 43 minutos, em nova cobrança de pênalti, Marllon diminuiu para o Marcílio Dias. No entanto, aos 48, em um contra-ataque rápido, Gean fechou o placar com um gol por cobertura, garantindo o time de melhor campanha na próxima fase.

Novorizontino (SP) 3 x 0 Fast Club (AM)

  Sem querer saber de dar mole para o azar, o Novorizontino tratou logo de definir o acesso no primeiro tempo neste domingo. Mesmo jogando pelo empate, os donos da casa saíram na frente aos 43 segundos de jogo, com o atacante Cléo Silva, aproveitando sobra de jogada na entrada da área. Aos 14 minutos, ampliou com um belo voleio do meia Guilherme Queiroz.

  Atrás, o Fast partiu para cima, mas abriu espaços. Ainda no primeiro tempo, aos 33 minutos, o atacante Danielzinho fez o terceiro em belo chute após contra-ataque.

  Com o acesso praticamente definido o jogo só não virou uma goleada por conta da falta de pontaria dos atacantes do Novorizontino, mas o time paulista garantiu o acesso sem aperto.

América (RN) 1 x 1 Floresta (CE)

Wallace Pernambucano abriu o placar para o América

  Com a vantagem de 2 a 0, o Floresta entrou na Arena das Dunas neste domingo sabendo que poderia até perder por um gol que ficaria com o acesso. O primeiro tempo foi marcado pela tensão e jogadas pegadas dos dois times.

  O placar foi aberto na reta final da primeira etapa, aos 42 minutos, após uma cobrança de escanteio que Wallace Pernambucano cabeceou sem chance de defesa para o goleiro Douglas.

  A partir disso, foi o Floresta buscando o empate para ter tranquilidade e o América atrás de ampliar o placar para ficar mais perto da sonhada classificação.

Conhecidos de JF

Núbio Flávio (dir) saiu do banco e empatou a partida

  Nessa disputa, quem levou a melhor foi o Floresta. Em uma cobrança de escanteio pela direita, Alisson cabeceou na trave, a bola voltou e no bate-e-rebate na pequena área, Núbio Flávio, ex-Tupi e Tupinambás, empurrou para ele entrar chorada no gol de Ewerton.

  A curiosidade é que o atacante tinha acabado de entrar em campo, acionado pelo técnico Leston Júnior, que teve passagem marcante pelo Tupi no acesso à Série B em 2015.

  A partir disso, foi pressão do América, que precisaria de dois gols para levar para os pênaltis, e o Floresta se segurando até os 50 do segundo tempo, quando o jogo terminou e os visitantes puderam comemorar em Natal.

Como ficam as semifinais

  Conforme o regulamento da Série D 2020, os confrontos das semifinais foram resultados da classificação para as quartas de final.

  Em uma semifinal o Altos, ganhador do confronto entre 1º x 8º, enfrenta Mirassol, vencedor do confronto entre 4º x 5º. Na outra, o Novorizontino, ganhador do confronto entre 2º x 7º joga contra Floresta, ganhador do confronto entre 3º x 6º.

  Os jogos serão nos próximos finais de semana. A CBF irá divulgar a tabela detalhada nos próximos dias.

Texto: Toque de Bola – Roberta Oliveira e Wallace Mattos.

Fotos: Léo Roveroni/Agência Mirassol; e reprodução CBF TV/MyCujoo

Toque de Bola

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe seu comentário