Com Thiagus, Brasil adia ida para o Mundial de Handebol!

  Concentrada desde 28 de dezembro em Rio Maior, em Portugal, a Seleção Brasileira de Handebol teve seu embarque para o Egito, sede do Mundial da modalidade, adiado.

Thiagus em ação pela seleção Brasileira

  A Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) divulgou nota no início da tarde desta segunda, dia 11, explicando que o motivo do adiamento é um surto de covid-19. Cinco integrantes da delegação, sendo um atleta e quatro pessoas da comissão técnica testaram positivo no último dia 6 de janeiro. 

Novo embarque 

  Os infectados não tiveram seus nomes revelados, estão assintomáticos e isolados. Todos serão substituídos para a competição no Egito. O grupo que se prepara para o Mundial tem como um de seus líderes o juiz-forano Thiagus Petrus, do espanhol Barcelona, e deve embarcar no dia 13 de janeiro, após passar por novos testes.

Seleção de handebol está reunida em Portugal

  Por conta do surto, os jogadores da Seleção Brasileira de Handebol têm feito atividades individuais desde a última semana. Os treinos coletivos devem ser retomados nesta terça, dia 12. Dois amistosos que seriam realizados antes do Mundial, contra Egito e Bahrein, foram cancelados, e o técnico Marcus Tatá não testará seus atletas antes da competição.

Preparação para o Pré-olímpico

  O Mundial começa nesta quarta, dia 13, e o Brasil estreia no dia 15, contra a Espanha. Na chave B, considerada o “grupo da morte” da competição, ainda estão Tunísia e Polônia. Os três melhores avançam para a segunda fase.

  Ao todo, 32 seleções, divididas em oito grupos na primeira fase, participam da competição no Egito. O torneio serve de preparação do Brasil para o Pré-Olímpico, entre 12 e 14 de março, na Noruega, que definirá as últimas vagas nas Olimpíadas de Tóquio.

Quem já vai?

Thiagus é jogador do espanhol Barcelona

  Na disputa do Pré-Olímpico, os brasileiros enfrentarão, além da Noruega, o Chile e a Coreia do Sul. Serão três rodadas duplas, e os dois primeiros colocados se classificam para os Jogos Olímpicos.

  Dinamarca, Argentina, Bahrein, Espanha e Egito, além do anfitrião Japão, já estão garantidos nas Olimpíadas. A etapa classificatória na Noruega é uma das três que definirá os últimos seis participantes dos Jogos.  

Confira os jogos do Brasil no Mundial do Egito:

Grupo B (horários de Brasília)
15/01 – 14h – Espanha x Brasil
15/01 – 16h30 – Tunísia x Polônia
17/01 – 14h – Tunísia x Brasil
17/01 – 16h30 – Polônia x Espanha
19/01 – 14h – Espanha x Tunísia
19/01 – 16h30 – Brasil x Polônia 

Os convocados

  Além de Thiagus, chamado como armador lateral esquerdo, o Brasil convocou para o Mundial do Egito:

Goleiros
Leonardo Terçariol (Benidorm)
Maik dos Santos (Liga Taubateana)
Rangel da Rosa (Ciudad de Logroño)

Armadores centrais
Henrique Teixeira (Bucharest)
João Pedro da Silva (Puente Genil)
Arthur Patrianova (Atletico Valladolid)

Armadores laterais (direita)
Gustavo Rodrigues (Pontault-Combault)
José Guilherme Toledo (Baia Mare)

Armadores laterais (esquerda)
Haniel Langaro (Barcelona)
Leonardo Dutra (Orlen Wisla Plock)
Thiago Ponciano (Ciudad Encantada)
José Luciano Costa (Benfica)

Pivôs
Guilherme “Santista” Borges (Liga Taubateana)
Rogério Moraes (Veszprém)
Vinícius Teixeira (Liga Taubateana)

Pontas
Fábio Chiuffa (Dobrogea sud Constanta)
Rudolph Hackbarth (Ciudad de Logroño)
Cleber de Andrade (Liga Taubateana)
Felipe Borges (Créteil Handball)

Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos com informação da CBHb e do COB

Fotos: divulgação/COB; divulgação/CBHb; e arquivo pessoal/Thiagus Petrus

Toque de Bola

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe seu comentário