A última rodada do Grupo B da Série C do Campeonato Brasileiro 2020, disputada no último sábado, dia 5, reservou uma surpresa desagradável para o representante da Zona da Mata.

No empate em 1 a 1 entre Tombense e Boa Esporte, em Tombos, os visitantes evitaram que os donos da casa de chegassem à segunda fase da Terceira Divisão do Brasileiro.
Já rebaixado após a penúltima rodada por conta do número de vitórias, o time de Varginha segurou o da Zona da Mata
Já rebaixado
Nem uma vitória, combinada com derrota do Criciúma, salvaria o Boa Esporte na última rodada. Isso porque os catarinenses já tinham atingido os 18 pontos, vencendo quatro vezes.
O time de Varginha só chegaria a três triunfos, sendo rebaixado no primeiro critério de desempate, exatamente o número de vezes que a equipe ganhou na primeira fase.
Segurou o co-irmão

Mesmo assim, o Boa impediu a classificação co co-irmão mineiro Tombense. Visitante indigesto, o time de Varginha abriu o placar com o atacante Diego Ceará aos 43 minutos do primeiro tempo.
Os donos da casa até reagiram logo aos seis minutos do segundo tempo, com golaço de Keké. O time de Tombos colocou bola na trave, chegou a marcar aos 41 minutos do segundo tempo. Mas o gol foi anulado por impedimento. Assim, a virada não veio, e o Tombense perdeu a chance de lutar pelo acesso.
Quem avançou?
Se tivesse vencido, o Tombense avançaria, já que empataria em número de pontos e vitórias com o Brusque, que terminou na quarta colocação do Grupo B, passando os catarinenses no saldo de gols.
Como isso não ocorreu, além do Brusque, avançaram o gaúcho Ypiranga, o paulista Ituano e o paranaense Londrina.

No Grupo A, os classificados foram o pernambucano Santa Cruz, o paraense Remo, o goiano Villa Nova e o Paysandu, também do Pará.
Quem caiu?
Além do Boa Esporte, o São Bento, de Sorocaba, foi rebaixado no Grupo B após uma derrota por 3 a 0 para o classificado Ituano.
No Grupo A, os times da Paraíba fizeram clássico na última rodada, e o Treze terminou rebaixado após empatar com o Botafogo, que se salvou com o 1 a 1.
O outro time que desceu na chave foi o Imperatriz, do Maranhão, que marcou apenas um ponto em toda a primeira fase da Séria C.
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos
Foto: reprodução CBFTV/MyCujoo
Artes: Toque de Bola com informações da CBF