Depois da derrota nesta semana para o Betim, fora de casa, o Tupi complicou sua situação no Campeonato Mineiro do Módulo 2.

Agora, a realidade do Carijó é muito mais ligada à preocupação com o rebaixamento à Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, a popular Terceirinha, do que aos sonho de se classificar entre os quatro que avançam para o quadrangular decisivo do Módulo 2.
Melhor para o torcedor que apenas um resultado interessa nos dois últimos jogos tanto para garantir a permanência do Tupi onde está ou para continuar sonhando com o acesso.
Duas vitórias salvam
Caso vença o CAP Uberlândia neste sábado, dia 24, às 16h, fora de casa, e o Mamoré, dia 31, às 15h, em Juiz de Fora, o Tupi garante a permanência no Módulo 2 em 2021, independentemente de outros resultados.
Com dois resultados positivos, o Carijó também pode manter chama viva da esperança de se classificar. Mas, para avançar, vai precisar fazer saldo de gols e secar diversos adversários.
É a última que morre
Chegando aos 15 pontos, o Tupi torce, nas duas últimas rodadas, para:

– o Democrata-GV não somar mais pontos
– o Betim somar, no máximo, mais um ponto
– o Democrata-SL somar dois pontos ou menos
– o Nacional de Muriaé conquistar só três pontos ou menos
– o Guarani de Divinópolis somar, no máximo, mais quatro pontos
– o Serranense conquiste mais quatro pontos ou menos
Se todas essas situações se combinarem com suas duas vitórias, o Carijó precisará descontar saldo para estar no quadrangular decisivo, podendo até avançar na terceira colocação.
Uma das exigências pode fugir do cenário, desde que seja a única a não ajudar o Tupi. Neste caso, o time juiz-forano poderia ser o quarto colocado.
Derrota significará desespero
Se empatar com o time de Uberlândia, o Carijó dá adeus à qualquer chance matemática de classificação, mas pode até terminar a rodada melhor colocado do que iniciou.
Isso ocorre caso Serranense e Ipatinga empatem em Nova Serrana, o Mamoré não vença o Democrata-SL em Patos de Minas, e o Guarani perca para o Nacional de Muriaé em Divinópolis.
Caso perca para o CAP neste sábado, o calvário carijó se arrastará até a última rodada da primeira fase do Módulo 2 2021. E o time de Juiz de Fora pode começar a série de jogos final dentro da zona de rebaixamento, caso seja derrotado em Uberlândia e Serranense e Ipatinga empatem.
A situação ficará desesperadora caso o Mamoré vença o Democrata-SL neste mesmo cenário, entregando a lanterna ao Tupi.

A nona rodada
Não se pode dizer que os resultados da nona rodada prejudicaram o Tupi (veja arte ao lado). Tirando a própria derrota do Carijó, e a vitória do Democrata de Governador Valadares, que alçou a Pantera à terceira colocação, os demais placares foram bons para os juiz-foranos.
Destaque a virada do Pouso Alegre sobre o Ipatinga, que impediu que o Tigre ultrapassasse o Tupi. A goleada do Athletic sobre o Guarani e a vitória do lanterna Mamoré sobre o Nacional seguraram adversários do meio da tabela.
Até mesmo a vitória do CAP sobre o Serranense evitou que o Carijó fosse ultrapassado pelo time de Nova Serrana, dando oportunidade de o Alvinegro de Santa Terezinha passar o time de Uberlândia no confronto direto deste sábado.
Regulamento
Ao final da primeira fase do Módulo 2 2020, as duas piores equipes da classificação estarão rebaixadas à Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, conhecida como Terceirinha. Os quatro melhores avançam para o quadrangular final.
A segunda fase será disputada em turno e returno nos dias 7, 11, 14, 18, 21 e 28 de novembro.
O time que somar mais pontos será o campeão do Módulo 2 2020, ele e o vice sobem para a elite do futebol de Minas Gerais em 2021.
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos
Artes: Toque de Bola