Voltando! Confira agenda das principais ligas da Europa

  Após quase três meses de paralisação por conta da pandemia do coronavírus, o futebol já tem data para retornar nas principais ligas da Europa. Sob rígidos protocolos de segurança e sem público nos estádios, as maiores estrelas do “planeta bola” voltarão aos gramados do Velho Continente.

De volta

Porto retornou com derrota. Foto: EFE/EPA/JOSE COELHO

  A Alemanha foi a pioneira entre as grandes ligas, com o retorno no dia 16 de maio. A Bundesliga ainda tem cinco rodadas até seu encerramento, mas o Bayern de Munique segue favorito para a conquista do octacampeonato consecutivo. Os Bávaros somam 67 pontos, sete a mais que o Borussia Dortmund, vice-líder.

  A elite do Campeonato Português retornou nesta quarta, dia 3, com a derrota do líder Porto para o Famalicão por 2 a 1. Nesta quinta, dia 4, o Benfica perdeu a oportunidade de assumir a ponta ao ficar no empate com o Tondela em pleno Estádio da Luz. Dragões e Águias dividem a liderança com 60 pontos.

La Liga

  Na Espanha, o retorno está marcado para o dia 11 de junho. O Barcelona é o líder de La Liga com 58 pontos, dois a mais que o Real Madrid, segundo colocado. Após o aval do Conselho Superior do Esporte da Espanha, a federação de futebol do país e a liga dos clubes profissionais confirmaram a informação. O calendário e os protocolos sanitários foram aprovados pelo governo federal.

  Assim como na Alemanha, que retornou com o clássico entre Schalke e Dortmund, os espanhóis terão o duelo entre os rivais Sevilla e Betis, no dia 11. As outras partidas da 28ª rodada do Campeonato Espanhol serão realizadas no fim de semana dos dias 13 e 14 de junho. A previsão é de que a competição seja encerrada nos dias 18 e 19 de julho. Faltam 11 rodadas para o término da primeira e da segunda divisão do país.

Premier League volta no dia 17. Foto: REUTERS/Phil Noble

Premier League 

  A maior liga do mundo retorna no dia 17 de junho. A Premier League divulgou na sexta, dia 5, tabela detalhada. Na volta, o Aston Villa, do juiz-forano Wesley Moraes, recebe o Sheffield United, às 14h de Brasília. 

  No mesmo dia, o Manchester City recebe o Arsenal no Etihad Stadium, às 16h15. Esses jogos ficaram pendentes da 28ª rodada do Campeonato Inglês. Nos dias 19, 20 e 21 de junho haverá uma rodada completa e até o dia 2 de julho, somente dias 18 e 26 não têm partidas programadas. A meta é terminar e liga inglesa com 92 jogos em seis semanas, e a final da Copa da Inglaterra seria marcada para o dia 8 de agosto.

Serie A

  Na Itália, o ministro do esporte do país, Vincenzo Sapadafora, após reunião por videoconferência com autoridades do futebol local, confirmou que a Serie A retorna no dia 20 de julho. A Serie A poderá ter 120 jogos em 44 dias e a Juventus pode confirmar o nono título consecutivo na “terra da bota”.

Higuain teve lesão detectada no retorno aos treinos. Foto: Divulgação/Juventus

  Ainda assim, a Copa da Itália vai marcar a volta do futebol no país, no dia 13 de junho. A competição está na fase semifinal, com as partidas de volta entre Juventus e Milan e Napoli contra a Inter de Milão a serem jogadas. No dia 17, a final da Copa será disputada em Roma. Todos os jogos não terão a presença de público.

Quem mais?

  Os franceses cancelaram a temporada em 28 de abril, concedendo o título de forma antecipada para o Paris Saint-Germain. Com 68 pontos, o time parisiense somava 12 a mais que o segundo colocado Olympique de Marselha.

  Áustria (dia 2), Bulgária (dia 5), Turquia (dia 12), Suécia (dia 14), Noruega (dia 16), Suíça (dia 19) e Rússia (dia 21) também são países com datas definidas.

Texto: Toque de Bola – Pedro Sarmento

Deixe seu comentário