América se junta a Atlético e Cruzeiro e pode voltar!

Jogadores do América voltarão ao CT em Contagem

  Depois do Atlético conseguir a liberação da Cidade do Galo, em Vespasiano, e do Cruzeiro liberar a Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte, o América inicia nesta terça, dia 19, procedimentos para a volta de suas atividades no Centro de Treinamentos Lanna Drumond, em Contagem.

  A prefeitura do município que faz parte da Grande Belo Horizonte liberou o local para treinamentos após solicitação dos americanos que enviaram ao poder público um plano de retorno com medidas e protocolos que garantem a saúde dos envolvidos. Inicialmente, jogadores, comissão e funcionários administrativos e do CT do Coelho farão exames para covid-19 até a próxima quarta, dia 20. Somente depois dos resultados dos testes o clube determinará os próximos passos e as datas para retorno das atividades. 

Coimbra beneficiado 

  A autorização dada ao América também deve beneficiar o Coimbra, que tem seu centro de treinamentos também em Contagem. Por enquanto, o clube não determinou a volta ou estabeleceu etapas neste sentido. Mas, como o Coelho recebeu sinal verde da prefeitura do município da Região Metropolitana de Belo Horizonte, também pode iniciar sua volta aos treinamentos desde já, cumprindo protocolos de saúde previamente aprovados pelas autoridades sanitárias.

Giacomini disse que, por enquanto, Coimbra aguarda

  Por enquanto, como explica o técnico do Coimbra, Diogo Giacomini, não há sinal de volta aos treinos. “Por ser um clube empresa, as decisões não dependem somente do departamento de futebol. Estamos vinculados ao Banco BMG, e essa decisão de retorno às atividades vem da presidência do banco. Enquanto todas as atividades do grupo não retornarem o Coimbra também vai aguardar. Não há nada previsto. Estamos aguardando.”   

Em JF

  Enquanto os municípios da Grande BH liberam os centros de treinamento das equipes, em Juiz de Fora, a tendência é que Tupi e Tupynambás permaneçam inativos. O Carijó encaminhou, na última semana, um ofício para a Federação Mineira de Futebol (FMF) pedindo para deixar de disputar o restante do Módulo 2 do Campeonato Mineiro 2020 sem sofrer as sanções previstas em regulamento. Já o Baeta mais uma vez manifestou que não deseja a continuidade do Módulo 1 do Estadual e que precisa de, no mínimo, dois meses para voltar à ativa normalmente

  Nesta segunda, dia 18, o prefeito de Juiz de Fora, Antônio Almas, anunciou oficialmente a adesão do município ao programa Minas Consciente, do Governo Estadual. De acordo com a série de recomendações do Palácio Tiradentes, as atividades são divididas em ondas para a retomada, classificadas por cores. Por enquanto, estão liberadas as cores branca e verde, de serviços essenciais e com pouco risco de contágio. Existem ainda as ondas amarela e vermelha. Os clubes esportivos estão em um categoria extra, a roxa, que só devem ser reativadas quando o país controlar a pandemia.

CLASSIFICAÇÃO SETORES-RISCO MINAS CONSCIENTE 

Gerente de futebol, Ricardo Drubsky é testado na Toca 2

Cruzeiro e Atlético

  Nos dois maiores clubes do estado a rotina de testes para covid-19 como primeiro passo para a volta aos treinos. No Cruzeiro, a liberação da Prefeitura de Belo Horizonte para volta das atividades na Toca da Raposa 2 saiu na última quarta, dia 13. Na sexta, dia 15, funcionários do clube passaram por exames no centro de treinamentos e, nesta segunda, foi a vez do elenco. Como o Coelho, só após os resultados a Raposa vai estabelecer datas para as atividades.

  O Atlético começou a última semana fazendo a desinfecção da Cidade do Galo e examinando seus funcionários e atletas para covid-19. A previsão inicial era que já na última quinta, dia 14, o elenco pudesse voltar a treinar. Mas, em comunicado assinado pelo médico Rodrigo Lasmar, o clube informou que as atividades ainda não estavam liberadas e mais testes deveriam ser realizados. Com os resultados desses novos exames, os dirigentes atleticanos determinarão novas datas para a volta.   

Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos

Fotos: João Zebral/América; Facebook Coimbra Sports; e Bruno Haddad/Cruzeiro

Deixe um comentário