
Sem partidas em um horizonte próximo por conta da paralisação do Campeonato Mineiro e das competições nacionais, a intenção no Tupynambás era manter os treinamentos. Mas, tudo mudou nesta terça, dia 17.
Após uma reunião de avaliação e seguindo as orientações das autoridades de sanitárias municipal, estadual e federal, o Departamento de Saúde do Baeta, chefiado pelo fisioterapeuta Marco Aurélio “Dezoito”Del Papa, determinou a suspensão dos treinos até segunda ordem.
“Como a reapresentação já estava marcada para esta terça, optamos por nos reunir e comunicar o grupo em conjunto. Os treinamentos estão suspensos por tempo indeterminado, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e das secretarias estadual e municipal”, disse.
Sem sintomas
Segundo Dezoito, nenhum integrante do elenco, diretoria ou colaborador do clube apresentou indícios da doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19). Mas a atitude foi necessária para a prevenção ao contágio. “Ninguém apresentou nenhum sintoma por enquanto. A suspensão busca preservar a saúde de todos os atletas, funcionários e comissão técnica e também das famílias de cada um.”

Os jogadores receberam e continuarão a receber orientação da preparação física do Baeta para manter-se em forma no período sem treinos. A fisioterapia seguirá funcionando em dois turnos com os atletas em tratamento.
Atualmente, estão se recuperando de lesões o goleiro Renan Rinaldi, o zagueiro Adriano, o lateral-esquerdo Magal, o meia Ygor, o armador Jair Arame e o atacante Ademilson.
Nota oficial
O chefe do Departamento de Saúde do Baeta não faz uma previsão de retorno e diz que o clube seguirá reavaliando o contexto. “Vamos acompanhar a situação do coronavírus, avaliando. Temos que levar em consideração o que será feito pela Federação Mineira. São vários aspectos a serem considerados.”
Confira a íntegra da nota oficial do Tupynambás sobre a paralisação das atividades:
Seguindo as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora, o Tupynambás Futebol Clube, por meio de sua Diretoria, resolve suspender temporariamente todas as suas atividades, tanto nas categorias de base, quanto no Profissional, evitando, assim, contatos físicos, aglomerações e, consequentemente, a propagação do novo Coronavírus (COVID-19), preservando a saúde de todos os atletas, bem como as suas respectivas famílias.
O Clube segue aguardando as próximas orientações dos órgãos competentes e da Federação Mineira de Futebol (FMF) para que sejam tomadas novas providências. Todas as atividades na Sede Social estão suspensas.
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos
Fotos: Rise Up Mídia; e Patrocínio Photostudio