
A delegação de badminton da cidade de Santos Dumont voltou vitoriosa de Blumenau após a disputa dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ). Composta pela professora Kaylee Monteiro e as alunas Ana Luiza Rodrigues, Júlia Amaral e Lhorana Cristina, a equipe obteve excelentes resultados na cidade catarinense.
Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, a competição é referência internacional e envolvem mais de dois milhões de jovens por ano nas seletivas municipais e estaduais, representando cerca de 40 mil escolas públicas e privadas de quase quatro mil municípios. Em Blumenau, seis mil competidores entre 12 e 17 anos comparecem e disputaram 14 modalidades.
Felicidade
Júlia Amaral, aluna da Escola Estadual Padre Antônio Vieira, conquistou sua primeira medalha de bronze na categoria de 15 a 17 anos. Em 2017, disputando pela primeira vez a competição, a atleta chegou muito perto do pódio, mas foi em 2019 que o sonho se tornou realidade.
Ana Luiza Rodrigues, aluna da Escola Estadual Padre Antônio Vieira, e Lorhana Cristina, da Escola Estadual Engenheiro Henrique Dumont, subiram ao pódio na disputa de duplas, na categoria de 12 a 14 anos.
Ana Luiza disputou a competição pela segunda vez e se disse muito feliz com a conquista. “Chegou o momento de colocar em meu pescoço algo que sempre quis”, disse a garota.
Já Lorhana, com apenas 12 anos, estreou no JEJ após conquistar o primeiro lugar nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG).
“É possível sonhar”

A professora da Escola Estadual Padre Antônio Vieira, Kaylee Monteiro, acompanhou as alunas em quadra. Com euforia, a treinadora demonstrou a satisfação com a medalha das garotas. “Foi um terceiro lugar com gosto de primeiro. Só quem conhece o esporte e todas as suas possibilidades, sabe o valor que essa medalha tem para nós”, concluiu.
Ana Luiza e Lorhana são alunas da Associação de Apoio da Criança e ao Adolescente da Comarca de Santos Dumont (CRIAP). Além das atividades desportivas, os cerca de 60 alunos que participam do projeto são inseridos em uma série de ações culturais, sociais, cívicas e educacionais.
Para o diretor da entidade, Waltinho Moraes, a conquista destas alunas representa um marco para a associação.
“Nossas alunas demonstraram, com essa vitória, que é possível sonhar, é possível ir além. Estar entre as melhores do Brasil foi algo que sempre sonhamos e elas demonstraram que é possível. Hoje, estas alunas são exemplo de concretização de objetivos e inspiração para os demais alunos da associação”, finalizou.
Texto: Toque de Bola – Pedro Sarmento, com informações da CRIAP
Fotos: Divulgação/CRIAP