Inclusão! JF sedia Brasileiro de Dança Esportiva

Evento nacional é atração em Juiz de Fora

 Com a “expectativa de fomentar ainda mais a modalidade e preparar cada vez mais nossos atletas para competições Internacionais”, a presidente da Confederação Brasileira de Dança em Cadeira de Rodas (Cbdcr), Luciene Fernandes,  conversa com o Toque de Bola e convida para o XVIII Campeonato Brasileiro de Dança Esportiva em Cadeiras de Rodas e Mostra Nacional de Dança em Cadeiras de Rodas em Juiz de Fora, programados para Juiz de Fora.

  A  dirigente explica que “os objetivos do evento são “despertar o interesse pelo esporte, a inclusão social e autonomia enquanto pessoa com deficiência”.

  Ela observa que “todos os anos mais equipes têm se filiado à Confederação. Isso mostra que estamos caminhando acertadamente. Esse ano também tivemos uma de nossas equipes (do Pará) participando da Copa dos continentes na Rússia, em que sagraram-se vice-campeões mundiais na modalidade Frestyle em grupo.”

  A Entidade é não governamental. “Funciona com a sede na cidade de Mogi das Cruzes (SP). A diretoria é composta de várias pessoas representadas pelas equipes nacionais, que são oito (atualmente compõem a Confederação Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba, Pará e Minas Gerais (ambas com duas companhias cada) e Sergipe”, relata Luciene.

  O evento

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR Programação Campeonato Brasileiro DCR-inteiro

  A Confederação Brasileira de Dança em Cadeiras de Rodas (Cbdcr), em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância (Ngime) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF),  promove de quinta-feira a sábado (dias 17, 18 e 19 de outubro) o 28º Campeonato Brasileiro de Dança Esportiva em Cadeiras de Rodas e Mostra Nacional de Dança em Cadeiras de Rodas.

  O evento ocorrerá juntamente com atividades presenciais das turmas da graduação à distância em Educação Física e da pós-graduação à distância em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência, ambos os cursos oferecidos pela Faculdade de Educação Física (Faefid) da UFJF com participação do Ngime.  

  Todas as atividades se darão nas instalações da Faefid, com aulas práticas, oficinas e apresentações, tendo como atrativo principal o Campeonato de Dança Esportiva em Cadeiras de Rodas.

  A concomitância dos eventos busca trazer aos alunos o máximo de proximidade com o ambiente acadêmico e a temática da inclusão das pessoas com deficiência dentro do esporte, mostrando a importância da inclusão de pessoas com deficiência, tendo como exemplo a dança em cadeira de rodas.

 A Mostra Nacional de Dança em Cadeiras de Rodas

  Ainda como parte dos acontecimentos, na sexta-feira, dia 18, nos horários (informação atualizada pela coordenação do evento nesta quarta-feira): 16h às 17h30 e 19h às 20h30, o primeiro piso do Independência Shopping terá a “Mostra Nacional de Dança em Cadeiras de Rodas” com apresentações de danças artísticas abertas ao público. 

  A mostra é uma forma de os paratletas que participarão do Campeonato, no sábado, dia 19, divulgarem o evento e, de certa forma, popularizar a prática e levar o tema da inclusão até o público.

O Campeonato 

  Em sua 18º edição, a competição reunirá, em Juiz de Fora, dezenas de paratletas cadeirantes representando os estados do Pará, Sergipe, Paraíba, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e ainda, como convidados, oito paratletas do Comitê Paralímpico do México.

  As equipes se apresentarão nas categorias single, duo e combi, através de números de dança esportiva, onde serão avaliados por uma equipe de jurados especialistas da área.

  Além de desenvolver a técnica da dança entre os cadeirantes e popularizar a prática, a Cbdcr busca o reconhecimento da dança esportiva em cadeiras de rodas como um esporte paraolímpico já para 2020, em Tóquio, um processo que está em fase de análise pelo comitê paralímpico. 

  A competição em si, acontecerá no sábado, dia 19, a partir das 16h, no ginásio da Faefid, com entrada gratuita e aberta a toda a comunidade. 

  A organização solicita aos interessados em prestigiar o campeonato e a mostra de dança, que se inscrevam no site do Sympla.

 

Texto de abertura:  Toque de  Bola

Textos complementares e informações do evento fornecidas ao Toque de Bola por www.ngime.ufjf.br – NGIME/UFJF 

Fotos: Divulgação Cbdcr

 

 

Deixe seu comentário