Após uma semana cheia de capítulos judiciais, as eleições para a presidência do Tupi estão confirmadas para este sábado, dia 5.
A eleição ocorre na sede social do clube, na rua José Calil Ahouagi, 332, no centro de Juiz de Fora, entre 9h e 17h.
Regras
Sobre as práticas permitidas durante os próximos dias de campanha e a atuação da Comissão, o presidente da Cofel, Jarbas Cruz, já havia antecipado ao Toque de Bola: “É permitido a campanha na porta (rua) do clube. Aliciamento financeiro não é permitido em nenhuma instância democrática do país. A promoção de eventos e a forma como se realizarão é de responsabilidade de cada uma das chapas. Buscar sócios em casa é prática comum nas eleições do Tupi, e é permitido. A Cofel fiscaliza e encaminha ao conselho deliberativo, ao qual está subordinada, possíveis irregularidades constatadas para as devidas sanções, conforme o estatuto”.
Documentos?
A realização da votação foi colocada em risco na última quarta, dia 3, quando a justiça foi ao clube para cumprir um mandado de busca e apreensão de documentos referentes a registros de sócios, mas os arquivos não foram encontrados.
“Lisura”
O Tupi emitiu uma nota oficial, também no início da noite de quarta, assegurando “o compromisso com a lisura do processo de eleição” e a chapa SOS Tupi publicou, na quinta, um comunicado sobre o posicionamento do clube.
Clique na foto para ampliar

Com isso, a chapa SOS Tupi solicitou o adiamento das eleições até que a Comissão de Fiscalização Eleitoral (Cofel) e a direção do Tupi entregassem todos os documentos, mas o juiz responsável pelo caso indeferiu o pedido e o pleito está confirmado.
Cloves aguarda
Em contato com a reportagem, o candidato Cloves Santos, da chapa SOS Tupi, disse estar analisando a situação e preferiu aguardar para se posicionar.
Juninho: “deixa o sócio decidir”
Por outro lado, José Luiz Mauler Júnior, da chapa JR 2020, disse: “Eleição é na urna e não na Justiça. Deixa o sócio decidir (sic)”.
O presidente da Cofel, Jarbas Cruz, e a atual presidente do Tupi, Myrian Fortuna, também foram procurados, mas não responderam o contato até o momento da publicação.
Texto: Toque de Bola
Foto: Toque de Bola