Ibitipoca Offroad 2019

O mais charmoso do Brasil. Edição Histórica!

Bosque IOR: plantando futuro!


24 set 2019

  Com a presença da organização do Ibitipoca Off Road; pilotos e navegadores; autoridades estaduais e municipais; além de crianças de duas escolas juiz-foranas, foram plantadas as primeiras mudas do Bosque IOR, iniciativa do IOR, em parceria com a Prefeitura de Juiz de  Fora e o Instituto Estadual de Florestas. 

Plantio das primeiras mudas do Bosque IOR

  A escolha da data e o local simbolizam o compromisso do rallye de regularidade mais charmoso do Brasil com o meio ambiente e a cidade. No Dia da Árvore, 21 de setembro, dentro da área de preservação do Parque Municipal da Lajinha, as primeiras mudas de árvores para recomposição de vegetação da área do Bosque IOR foram alojadas. Homenageados com a ajuda de crianças fez o plantio e se emocionou.

Para as futuras gerações

  Campeão como piloto em 2016 ao lado do navegador Rodrigo Peternelli e atualmente responsável pela prova de carros do Ibitipoca, Marcos Leal, já sabe quem vai levar para um tour na área de recomposição de vegetação. “Muita bacana a iniciativa. A prova funciona em dois dias, recebemos o troféu e fica na memória. Mas o Bosque IOR vai permanecer aqui por muitos e muito anos. Vou poder trazer meu filho aqui, mostrar para ele. A árvore já vai estar maior, contar as histórias do Ibitipoca.”

  O coordenador geral do IOR, Thiago Resende, destaca que essa é uma das intenções. “É uma maneira de homenagear os pilotos e duplas que foram campeões com uma placa e uma árvore para cada. Isso permanecerá pelo anos no Parque da Lajinha. Então, qualquer amante do off road, até mesmo para conhecer o IOR, poderá ir visitar o Bosque.”

Martinho e Evander com a placa que os homenageia

  E o momento agradou em cheio os homenageados, como a dupla Martinho Caetano e Evander Couri. “Em uma época na qual estamos todos muito preocupados com a natureza, poder vir resgatar pelo menos uma árvore, que dá sustentabilidade de oxigênio a quatro pessoas. É uma ação sensacional do Ibitipoca Off Road e de todas as entidades envolvidas”, acredita Martinho. “Um ação muito legal do IOR. Isso remete a uma conquista lá de trás, em 1993. Está de parabéns a comissão que idealizou e realizou essa iniciativa”, completa Evander.

Importância ambiental

  Presente ao plantio, o supervisor regional do Instituto Estadual de Florestas (IEEF), Alberto Félix Iasbik, destacou a importância do Bosque IOR. “Desde a década de 1990, o Ibitipoca Off Road e a Prefeitura são grandes parceiros do IEEF. Mostrando para todos, com ações como esta, que toda a sociedade tem que agir em prol do meio ambiente.”

  Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano, Luiz Cláudio Santos Pinto, a ação reforça o compromisso da prova com a sociedade juiz-forana. “Neste Dia da Árvore, ficamos muito contentes em realizar esse evento no Parque da Lajinha. É um dos cartões postais de Juiz de Fora, e o Bosque IOR é uma iniciativa pela qual temos que parabenizar o Ibitipoca Off Road. É importante essa sensação de pertencimento. Trazer a comunidade para tornar a cidade melhor.”

Próximo da comunidade

Alunos do Arte de Ensinar posam após o plantio

  Thiago faz coro com o secretário. “O Bosque IOR faz parte também dessa interação da prova com a comunidade, que teve coleta de lixo eletrônico, doação de sangue, por exemplo. Aproximando mais o evento das pessoas, fazendo com que elas o conheçam e angariando adeptos para o esporte. A prova cresceu, tivemos 561 pilotos de todo Brasil, e ações como essa estão nesse contexto”, explica.

  A participação no plantio de dois colégios locais, a Escola Municipal Maria Catarina Barbosa e o Centro Educacional Arte de Ensinar, também mostra o envolvimento social da prova. E o convite agradou. “As crianças puderam ter um contato com a natureza. Eles ficaram muito ansiosos e muito contentes por poderem plantar, contribuir com o meio ambiente. É uma iniciativa muito boa do IOR”,  destaca a diretora do Arte de Ensinar, Luciana Machado.

Confira a galeria com as fotos do plantio do Bosque IOR

(clique sobre a foto que deseja  ampliar):

Texto: Misto Quente Comunicação

Fotos: Misto Quente Comunicação 


Voltar

Todos os direitos reservados.