
Às vésperas do primeiro jogo das quartas de final do Campeonato Mineiro sub-20 diante do Coimbra, o elenco do Tupi treinou nesta quarta, dia 21, em Santa Terezinha. Com muita intensidade e demonstrando um forte entrosamento em campo, os atletas já estão adaptados ao estilo de trabalho do técnico Wesley Assis, que vê o Galinho com um “novo campeonato pela frente”.
“Agora é um novo campeonato. Nessa altura da competição não podemos escolher adversário e pelo cruzamento a gente pega o Coimbra, que é uma equipe com uma boa estrutura e um bom time. Temos nossos valores aqui e continuamos trabalhando em cima dos nossos objetivos, sempre respeitando nossos adversários”, disse Assis.
Entrosados
A grande campanha do Galinho até aqui não é coincidência. Com alguns atletas jogando juntos há quase três anos, o elenco carijó se conhece muito bem. A maioria da equipe atuou no Figueirense, de São João Del Rei, em 2018, e no América-MG, em 2016 e 2017. O entrosamento facilita o trabalho no Tupi, que tem um estilo de jogo dependente dessa sintonia, mas ainda há detalhes que são passados todos os dias aos garotos.

“Eles já vieram de um trabalho muito bem feito no Figueirense, mas nós implementamos alguns conceitos novos e tenho certeza que muitos aprenderam muita coisa aqui. O trabalho foi bem feito no passado, está sendo bem feito no presente e achamos que essa mescla de aproveitar o entrosamento deles com a intensidade de jogo que adquiriram aqui vai gerar bons frutos na competição”, comentou o treinador.
Em entrevista ao Toque de Bola, o lateral Pablo, que é parte do grupo de atletas que joga junto há três anos, valorizou a sintonia e tratou como fundamental o tempo juntos dentro de campo para o bom desempenho do Tupi até aqui.
“Toda equipe que busca um objetivo como um título tem que ter esse entrosamento. Tem jogadores que jogam juntos comigo há três anos e continuamos trabalhando firme. Acho um fator muito importante para uma equipe como a nossa”, disse o atleta.
Decisão em casa
De acordo com o regulamento do Campeonato Mineiro, os clubes que se classificassem entre os quatro primeiros poderiam escolher a ordem dos jogos nas quartas. Assim como Atlético, Uberlândia e América, o Tupi preferiu definir o confronto em casa. Segundo Wesley, a decisão faz parte da estratégia da equipe para o duelo diante do Coimbra.

“Essa fase de mata-mata demanda estratégia. Decidir em casa te possibilita fazer um primeiro jogo um pouco mais defensivo e sair um pouco mais na segunda partida. Independente do local que a nossa equipe jogue, nós sempre procuramos colocar nosso modelo de jogo e a nossa filosofia em campo, sempre com inteligência. A estratégia está montada e vamos buscar chegar lá e surpreender o Coimbra”, afirmou Wesley.
Reta final
O Tupi tem apenas dois desfalques para a partida deste sábado, dia 24, às 10h, no Centro de Treinamento do Coimbra, em Contagem. O volante Thales Fernandes, com um estiramento na coxa, e o atacante Washington, estão fora. O zagueiro e capitão Matheus Mega, que desfalcou a equipe no último jogo por conta de dores na coxa, treinou normalmente, mas o tempo todo na equipe reserva.
Segundo fontes ligadas ao atleta, ele não sentiu nenhum incômodo na atividade e está à disposição para enfrentar o Coimbra. Ainda assim, de acordo com a comissão técnica, ele sente dores e pode ser desfalque no duelo de sábado. Com isso, a equipe titular deve contar com Davyd, Cleitinho, Otavio, Pedro Romano, Pablo; Isaías, Max, Tchó Tchó; Neném, Cazares, Patrick (Pedro Lolote).
Texto: Toque de Bola – Pedro Sarmento
Fotos: Toque de Bola