Ibitipoca Offroad 2019

O mais charmoso do Brasil. Edição Histórica!

Prova de motos: mais desafiadora da história


27 jul 2019

Pilotos serão desafiados na edição de 30 anos do IOR

  Com o objetivo de fazer história na edição de 30 anos do Ibitipoca Off Road, a organização da prova de motos promoveu mudanças no trecho e elevou as médias de tempo.

  Para o coordenador geral do IOR, Thiago Resende, a prova dos 30 anos promete desafiar os pilotos participantes como nunca. “Em relação às trilhas, acreditamos que esse vai ser um dos IOR mais difíceis dos últimos tempos. Vai lembrar muito da prova dos 20 anos. Então, a turma pode esperar muita trilha bacana e desafiadora.”

  Segundo o diretor da prova de motos, Saulo Santana, cada detalhe foi escolhido a dedo para o ano de 2019. “A prova está excelente. Escolhemos os trechos a dedo, fizemos simulações e ela está campeã. Levantamos com muito capricho. Não vai faltar o que todo competidor gosta: trilha de qualidade.”

Saulo Santana, diretor da prova de motos

Novidade na ida e na volta

  Ainda de acordo com Saulo, os pilotos vão encontrar novidades na prova. “No primeiro dia, saindo de Juiz de Fora até o neutro de Lima Duarte, a prova é praticamente igual para todas as categorias, com poucas diferenças. A partir daí, cada uma das divisões vai para um lado, dividem-se em lugares de acordo com a graduação, com a Master indo para trilhas mais difíceis e a Novatos para as mais leves, por exemplo.”

  “No segundo dia, descendo de Lima Duarte, os pilotos vêm juntos praticamente todo o tempo, se separando apenas em trechos mais complicados, nos quais os mais experientes passam e os menos não. Do neutro até a linha de chegada, em Juiz de Fora, eles voltam na mesma trilha. Mas isso não quer dizer que a prova está fácil não, pelo contrário, está bem complicada”.

Boka, cuida da apuração e marcação dos PCs

Os testes

  Segundo Anderson “Boka” Santiago, diretor de cronometragem do IOR, o papel da organização no estabelecimento das médias de cada trecho é fundamental. “O Manoel (Resende, idealizador e diretor do IOR) passa antes, correndo as trilhas, fazendo os desenhos. Eu digitalizo isso tudo. Vou conferir, botar as médias e marcar os Postos de Controle. Após isso, o Saulo vem fazendo os trechos e só então é finalizada a planilha”, explica.

  Reunindo mais de 540 motos e 80 carros, o Ibitipoca Off Road 2019 – Edição Especial de 30 Anos larga dia 3 de agosto, a partir das 7h, da Faculdade Suprema, no Salvaterra, rumo à região de Lima Duarte. Após pernoite em Conceição de Ibitipoca, os participantes retornam a Juiz de Fora no domingo, dia 4, quando serão conhecidos os campeões na festa de encerramento, com show e várias atrações para o público, no mesmo local de largada.

Texto: Misto Quente Comunicação

Fotos: Ângelo Savastano/Divulgação; e Misto Quente Comunicação  

 


Voltar

Todos os direitos reservados.