Ibitipoca Offroad 2019

O mais charmoso do Brasil. Edição Histórica!

Passando o bastão nas trilhas do IOR


26 jul 2019

PR e Lucca já foram campeões juntos na Turismo em 2018

  Um dos nomes mais destacados do cenário off road juiz-forano, Paulo Renato “PR” Ribeiro é figura certa nas trilhas do Ibitipoca Off Road desde seu início. Navegador de qualidade reconhecida pelo Brasil afora, das 30 edições, perdeu poucas, sempre quando esteve em competição em busca de pontos e títulos brasileiros nos 4×4.

  Versátil, PR se aventurou também nas motos, mostrando sua paixão pelo IOR. “Estou aqui desde a primeira edição. Acho que das trinta edições eu devo ter ficado de fora de umas quatro porque estava correndo o Rally dos Sertões. Tirando essas, eu sempre vim. Já corri de moto algumas vezes, depois intercalava entre motos e carros. É uma prova que tem história”, define Paulo.

Títulos

  Vencedor das principais categorias da prova quatro vezes como navegador (1991, 2001, 2002 e 2011), PR começou a transição de sua tradição campeã em 2018, competindo como piloto, com o filho, Lucca, navegando. Não podia dar em outra: título na categoria Turismo. Este ano, a dupla quer mais.

Pai e filho na abertura da loja oficial do IOR 2019

  “Comprei um carro para corrermos juntos, foi a melhor coisa que eu fiz. Está dando resultado, o moleque gosta e a parceria pai e filho agradou. O que queremos esse ano? Ganhar o Ibitipoca. Espero que o Manoel leve mais 30 anos para chegar aos 60 e ver ele (Lucca) ganhar o IOR. Eu venho de bengalinha mas eu venho”, garante PR.

Para o mundo

  Do alto de sua experiência de trilhas e competições, Paulo destaca a emoção e tem vivas as memórias dos primórdios do rallye de regularidade mais charmoso do Brasil. “Isso aqui é um tesão. Desde a época mais antiga, onde tudo era mais difícil, não tinha onde hospedar, dormia em barraca, dentro de carro, era uma confusão. Com tudo isso nós criamos um grupo, ‘criamos’ esse lugar. Manoel apresentou Ibitipoca para todo mundo”, constata.

  PR também destaca a importância do evento fora das trilhas. “Tornou a região muito mais conhecida, o que eu acho importante, pois fomenta o turismo, desenvolveu a região. Às vezes isso não é muito visto pelas pessoas. Não é só o rally, é o que ele traz para a região. Por ser uma prova de dois dias, em um lugar maravilhoso onde nós gostamos de estar, é a prova mais charmosa do Brasil”.

  Reunindo mais de 540 motos e 80 carros, o Ibitipoca Off Road 2019 – Edição Especial de 30 Anos larga dia 3 de agosto, a partir das 7h, da Faculdade Suprema, no Salvaterra, rumo à região de Lima Duarte. Após pernoite em Conceição de Ibitipoca, os participantes retornam a Juiz de Fora no domingo, dia 4, quando serão conhecidos os campeões na festa de encerramento, com show e várias atrações para o público, no mesmo local de largada.

Texto: Misto Quente Comunicação

Fotos: Ângelo Savastano/Divulgação

 


Voltar

Todos os direitos reservados.