Ibitipoca Offroad 2019

O mais charmoso do Brasil. Edição Histórica!

IOR e meio ambiente: parceria de sucesso 


27 jul 2019

O Bosque IOR é o destaque de 2019 fora das trilhas

  A edição de 30 anos do Ibitipoca Off Road tem, entre suas novidades, um crescimento significativo em relação aos cuidados com o meio ambiente. Segundo o coordenador do IOR, Manoel Resende, sempre foi uma grande preocupação da equipe do IOR dar esse retorno à comunidade.

  “Desde o primeiro ano, sempre buscamos dar algum retorno para a comunidade. De três anos para cá, estamos focados em ações bem significativas em termos de meio ambiente. É uma proposta nossa. Acreditamos que, com os resultados muito positivos que estamos tendo, virão novas ideias e vamos colocá-las em prática”, projeta Resende.

A novidade

  O principal destaque é a ação de reflorestamento desenvolvida no Parque da Lajinha, em parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora e o Instituto Estadual de Florestas (IEF). A iniciativa se concretizou em abril deste ano, quando a organização do evento se reuniu com membros da PJF e do IEF e apresentou o projeto.

Wesley Cardoso, Eduardo Rodrigues e Manoel Resende

  Para Eduardo Rodrigues, analista ambiental do Instituto Mineiro de Gestão das Águas que faz parte do Sistema Estadual do Meio-Ambiente, integrado também pelo Instituto Estadual de Florestas e a Fundação Estadual de Meio-Ambiente, essas ações são cada vez mais necessárias.

  “Estamos falando de algo que a gente precisa fazer mais. Estamos em um município que tem um tamanho e uma dimensão que não está adequado ainda para a cobertura florestal em área urbana que precisamos. Mas a cidade faz muito pelo meio-ambiente, com trabalho de saneamento e conservação importantes”, analisa Eduardo.

“É essencial!”

  O “Bosque IOR”, como será chamado o trecho, foi considerado essencial pelo chefe do departamento de Educação Ambiental e Proteção dos Recursos Naturais (Deapren) da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur), Wesley Cardoso.

  “O local apresenta uma biodiversidade muito grande e para nós, juiz-foranos, é essencial. Trata-se de uma área verde em perímetro urbano. Por isso, é importante sua manutenção e esse reflorestamento, proposto pelo Ibitipoca Off Road, vem de encontro à intenção da Secretaria de Meio Ambiente de preservar nossas áreas verdes, trazendo mais qualidade de vida aos nossos munícipes”.

Texto: Misto Quente Comunicação

Fotos e arte: Misto Quente Comunicação


Voltar

Todos os direitos reservados.