
Confirmando o favoritismo, o handebol da Associação Desportiva Juiz de Fora (ADJF)/Apogeu/Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) conquistou o bi do Campeonato do Mineiro Cadete Feminino de Handebol.
As meninas juiz-foranas conquistaram a competição, para atletas entre 14 e 16 anos e realizada na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Pitangui – cidade da região metropolitana de Belo Horizonte -, de forma invicta. Na partida final, no domingo, dia 21, as locais derrotaram a equipe de São Lourenço, por 12 a 5 e comemoram mais uma vez com taça nas mãos, assim como já havia ocorrido em 2018.
Avaliação
Segundo o técnico da ADJF/Apogeu/UFJF, Fernando Maciel, até mesmo as dificuldades na competição estavam previstas, e o objetivo foi alcançado. “O nível técnico estava muito alto. Como já era de se esperar. Tivemos muita dificuldade nos jogos por conta da pouca experiência das atletas. São meninas muito talentosas, mas com poucos jogos em competição. Mas até mesmo isso estava previsto. Foi tudo muito bom. Fomos para disputar o título e conseguimos o resultado que esperávamos”, comemora.
Além do troféu de campeãs, as meninas de Juiz de Fora voltaram para casa com prêmios individuais. A goleira Mylena Masalla foi eleita a melhor jogadora da partida final, contra São Lourenço. Anna Rita Miranda foi escolhida a melhor armadora direita de toda a competição. Outra juiz-forana que entrou na seleção do torneio foi Josiane Silva, como a melhor ponta direita do Mineiro Cadete 2019.

A campanha
A competição começou na quarta-feira, 17, e teve, além de ADJF/Apogeu/UFJF e São Lourenço, a Academia Vita Santé/Arceburgo/Muzambinho, a Associação Buritis de Esporte e Cultura (Abesc)/Belo Horizonte e a Abesc/João Monlevade na disputa. Todos os times jogaram contra todos até que as juiz-foranas conquistaram o título.
Após folga na primeira rodada, as meninas da ADJF/Apogeu/UFJF entraram em quadra em dias seguidos. Na quinta, dia 18, arrancaram para o título batendo a também favorita Academia Vita Santé Arceburgo/Muzambinho, por um placar apertado, que fechou em 17 a 15. No segundo jogo, sexta, dia 19, as juiz-foranas bateram a Abesc/João Monlevade, por 25 a 10.
Rodadas finais
No sábado, dia 20, as garotas da ADJF superaram a Abesc/Belo Horizonte, por 18 a 10. Assim, ficaram a apenas uma vitória da conquista do bicampeonato. E ele veio com o placar tranquilo de 12 a 5, no domingo, sobre as meninas de São Lourenço.
A delegação juiz-forana no Mineiro Cadete Feminino, além de Maciel, teve outros 14 integrantes. Fizeram parte da comissão técnica os auxiliares Evandro Lopes e Felipe Lima. Estiveram em quadra as atletas: Nathalyn Lima, Carol Machado, Anna Rita Miranda, Sophia Vernek, Emilly Farias, Isabella Severo, Josiane Silva, Luana Lage, Maria Eduarda Mendes, Amanda Coelho e Mylena Masalla.
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos
Fotos: Facebook Fernando Maciel e Facebook ADJF