Sem divisão, nem competição…

Temporada 2019 derrubou o Carijó. Retrocesso de 20 anos

  Após a eliminação humilhante da Série D do Campeonato Brasileiro, o Tupi competirá em apenas um torneio pelo menos pelas próximas duas temporadas. Situação é a mesma de 20 anos atrás. 

  Sem conseguir passar da primeira fase da Quarta Divisão do Nacional, após ser goleado pelo Itaboraí no último sábado, dia 1º de junho, o Carijó terá poucos meses de futebol em 2020 e 2021. Isso porque, o Tupi não conseguirá se classificar para nenhuma competição nacional pelo menos nas próximas duas temporadas. Se tudo der certo para o Alvinegro nos próximos anos, a equipe só será capaz de disputar outra vez a Série D em 2022.

Entenda

  É por conta da eliminação da Série D deste ano que o Tupi não terá calendário nacional pelo menos nos próximos dois anos. A única chance do Carijó permanecer no cenário nacional era conseguir o acesso para a Terceirona em 2020. Para isso, teria que ser um dos quatro semifinalistas da Quarta Divisão nesta temporada. A derrota de sábado acabou com o fio de esperança desse cenário se concretizar.

Eliminado da Série D, Tupi fica sem calendário por 2 anos

  Assim, como foi rebaixado no Campeonato Mineiro, o Tupi só terá o Módulo 2 do Estadual para jogar profissionalmente em 2020. A disputa em 2019 foi realizada entre 9 de fevereiro e 11 de maio. Para conseguir o acesso, o Carijó terá que chegar à final do torneio, cujas colocações não garantem vaga em nenhuma competição nacional. 

Volta demorada

  Conseguindo o suposto acesso já em 2020, o Tupi voltaria para a elite do Mineiro em 2021. Só então, sendo um dos três clubes melhores colocados, excluindo os participantes das séries A, B e C do Brasileiro, o Carijó pode garantir classificação para a Série D. Mas isso valeria para a temporada 2022.

  Assim, mesmo que suba de divisão no Mineiro no ano que vem, o Alvinegro só jogaria a Primeira Divisão Estadual da temporada seguinte. Em 2019, a disputa foi de 19 de janeiro a 20 de abril. 

Faz tempo

Time de 2001, campeão do Módulo 2, disputou Série C

  O Tupi não fica sem competições para disputar além do Estadual desde 2000, quando o Tupi também esteve somente no Módulo II do Mineiro. A partir de 2001, o Carijó esteve, na maioria do anos, envolvido nas disputas das séries C – última divisão nacional até 2009 – e D – criada em 2009. Desde antes da criação da Quarta Divisão o Alvinegro não ficava sem divisão nacional.

  Somente nos anos de 2005 e 2006 o Tupi não se classificou para nenhuma divisão nacional, justamente por estar novamente na Segundona do Mineiro. Mas, em ambas as temporadas, disputou no segundo semestre a Taça Minas Gerais, da qual foi campeão em 2008, e que foi extinta em 2012.

Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos

Arte: Toque de Bola com informações da CBF

Fotos: Júnior Ayupe/Tupi FC e recordartupi.blogspot.com

Deixe seu comentário