
Sendo goleado por um time formado por resquícios do elenco de uma equipe que perdeu seus principais jogadores por falta de pagamentos de salário, o Tupi foi eliminado matematicamente da Série D do Campeonato Brasileiro até pelo menos 2022 neste sábado, dia 1º de junho.
Como em praticamente toda a competição, o Carijó não conseguiu articular jogadas e finalizações, sendo inofensivo diante de uma equipe do Itaboraí em frangalhos. A humilhante derrota por 5 a 1, com Ademilson marcado o único gol do Tupi e Bruno Bahia (2), Gian Carlos, David e Gean Miller garantindo a vitória, serve de crônica em 90 minutos de uma desastrosa temporada. Melancolicamente, o Alvinegro tem mais um compromisso pela Quarta Divisão, no próximo domingo, dia 9, às 18h, no Estádio Mário Helênio, contra o Hercílio Luz.
Diferente
Desfalcado do lateral-esquerdo Lucas Sampaio, o Tupi começou com o zagueiro Lucas Tavares na posição. Na zaga, Arthur Sanches fez dupla com Adalberto. Muito diferente e com um time jovem por conta de jogadores abandonaram o clube com salários atrasados, o Itaboraí tentou aproveitar o fator casa no início. A primeira chegada foi aos 6 minutos, quando David tocou no canto cobrança de falta da intermediária na área. Vilar colocou para escanteio.

Mesmo tendo à sua frente um time desfigurado e em crise, os juiz-foranos não conseguiam criar. Quando o Carijó ensaiou uma pressão, levou gol. Aos 28 minutos, após arrancada de Cristian pela esquerda, Bruno Bahia entrou livre e tocou de dentro da pequena área para fazer Itaboraí 1 a 0 em cima do Tupi. Dez minutos mais tarde, o mesmo Bruno Bahia ampliou, escorando cobrança de falta da direita, no segundo pau. Sem reação, o Alvinegro de Santa Terezinha foi para o intervalo levando de 2 a 0 sem dar um chute sequer no gol.
Virou goleada
Perdendo, o Tupi se lançou à frente na volta do intervalo e conseguiu diminuir aos nove minutos. De pênalti, marcado quando a bola pegou na mão de um defensor do Itaboraí em cruzamento de primeira de Thiago Ryan, Ademilson fez o de honra do Carijó e colocou 2 a 1 no placar. A reação acabou aos 19, com o gol de Gian Carlos que recebeu e, de fora da área, acertou um belo chute, sem chance para Vilar, fazendo 3 a 1.
A reta final do jogo foi mais uma amostra do que foi o Tupi durante toda a Série D. Perdido, o time carijó partia para cima, sem articular jogadas ou finalizar e levava gols contra-ataque. Foi assim aos 29 minutos, quando Gian Carlos bateu, Vilar pegou e, na sobra, Davi tocou, a bola pegou no travessão e entrou. Também aos 34, quando Gean Miller furou na primeira, mas fez na segunda, finalizando na pequena área para fechar o caixão carijó em 5 a 1.
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos
Artes: Toque de Bola com informações da CBF