Parceria em campo! Baeta/UFJF estreia no Mineiro de base

Parceria firmada esse ano estreia neste sábado

  Entra em campo neste sábado, dia 4, em Juiz de Fora, uma parceria projetada para o futuro do futebol local. A equipe do Tupynambás/Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tem seus primeiros jogos oficiais pelo Campeonato Mineiro da Segunda Divisão nas categorias sub-15 e sub-17.

  Com entrada franca para o torcedor, o Baeta/UFJF encara o Guarani, de Divinópolis, a partir das 9h, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. Os primeiros a jogarem são os garotos do sub-15. Logo em seguida, às 11h, o sub-17 entra em campo.

Pulo 

  Segundo o diretor técnico do projeto de futebol da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da (UFJF), Marcelo Matta, a nova etapa da iniciativa é importante. Agora ao lado de um dos maiores clubes da cidade, o professor acredita que a responsabilidade aumenta, assim como a pressão nos garotos, o que deve contribuir para sua formação no futuro.

  “Mais um pulo que o projeto. A evolução vem acontecendo naturalmente nesses cinco anos, e nesta temporada vamos representar um clube da cidade. Consequentemente, a responsabilidade aumenta. Estou dizendo para os atletas que, na arquibancada, não tem mais só pai, mãe e avós torcendo. Agora tem torcedor, emoção e cobrança. Para o processo de formação isso é extremamente importante, eles serem estimulados a lidar com essa pressão”, acredita.

Expectativas

Presença de torcedores aumenta responsabilidade

 Matta tem claros o objetivo das equipes no Estadual. “A expectativa é classificar para a Primeira Divisão do Campeonato Mineiro. Em 2020, estar disputando partidas e a competição com  Cruzeiro e Atlético, e outras das principais equipes do estado”, projeta.

  Já em relação à estreia, o técnico do sub-17 do Baeta/UFJF, Wanderley Tavares, quer a vitória. “A expectativa é a melhor possível para a estreia. Trabalhamos forte os últimos três meses para o Mineiro. Esperamos fazer um bom campeonato. Já nesse primeiro jogo fazer uma excelente partida e sair com os três pontos diante do nosso torcedor”, deseja.

  O comandante do sub-15 da equipe juiz-forana, Vinicius Alves, confia no que tem sido feito até aqui. “Esperamos uma boa estreia. Desde janeiro, fizemos boas apresentações na Liga de Juiz de Fora, amistosos bons e essa semana foi produtiva. Se a partida for um reflexo do que fizemos, será um bom jogo. O principal desejo é vencer mostrando bom futebol”, explica.

Os participantes da 2ª Divisão do Mineiro de base

Regulamento

  Pelo regulamento, a Segunda Divisão do Mineiro sub-15 e sub-17 2019 será disputada no sistema de turno e returno, em pontos corridos. Para efeito de acesso à Primeira Divisão do Estadual, a pontuação das equipes em ambas as categorias é somada. Os três primeiros colocados jogarão a elite da base da competição em 2020.

Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos

Fotos e artes: Rise Up Sports

 

 

 

 

Toque de Bola

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe seu comentário