Garotada! Jogos das Escolas Católicas são novidade em JF

Partidas ocorrem entre os dias 20 e 24 de maio

  A primeira edição dos Jogos das Escolas Católicas de Juiz de Fora, que começou nesta segunda, dia 20, e ocorre até sexta, dia 24, conta com partidas envolvendo seis instituições da cidade. São elas o Colégio Academia, Nossa Senhora do Carmo, Jesuítas, Santa Catarina, Santos Anjos e Stella Matutina. A organização do evento visa a promoção da integração de estudantes e educadores dos colégios ligados à Arquidiocese juiz-forana e a valorização da prática esportiva entre os alunos.

Caráter experimental

  Na tentativa de promover uma experiência, a competição contará apenas com o futsal masculino e handebol feminino, para estudantes do 8º e 9º ano. Segundo Dario Filho, professor e coordenador geral do evento, a intenção é aumentar o número de modalidades com o passar das edições, bem como ampliar a faixa etária de participação dos jovens.

  “O objetivo dos jogos é promover momentos de alegria e confraternização entre as escolas, além de reforçar valores como o espírito de equipe e a capacidade de superação. Vamos começar como um experimento nessas duas modalidades, para, quem sabe no futuro, aumentarmos as modalidades e ampliarmos as faixas etárias”, disse o coordenador.

Cerimônia de abertura na segunda, dia 20, no Santa Catarina

Sistema de disputa

  Em ambas as modalidades, as equipes estão divididas em duas chaves, com três times em cada uma delas. Na primeira fase, elas se enfrentam dentro do grupo. Ao fim dos confrontos, os primeiros colocados fazem a final da categoria na sexta, dia 24, enquanto os vice-líderes de cada chave se enfrentam na disputa da terceira posição. Confira a tabela.

  No que diz respeito à premiação, todas as entidades receberão troféu por participação. Já entre os alunos, os troféus e medalhas serão apenas para o três primeiros colocados em cada modalidade.

Palavra de apoio

  Em mensagem aos estudantes e educadores, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, desejou sucesso a todos os participantes.

  “Envio especialíssima bênção a todos os jovens dos vários colégios que, com suas sadias disputas, serão agraciados com o desenvolvimento das boas relações entre as pessoas, crescendo de forma bem integrada. Que sejam momentos de alegria e confraternização entre as várias escolas, certos de que, mais importante que vencer, é competir fraternalmente, como pessoas que querem sempre o melhor para todos os seres humanos que a vida aproximou”, disse o Arcebispo.

Texto: Toque de Bola

Fotos: Divulgação/Colégio dos Jesuítas; Divulgação/Colégio Academia

Deixe seu comentário