Complicou de vez…

  Depois da quarta rodada do grupo A14 da Série D do Brasileiro, encerrada no domingo, dia 26, a situação do Tupi, que já era difícil, ficou ainda mais complicada.

  Após empatar fora de casa com o Novorizontino no sexta, dia 24, à noite, o Carijó torcia por um empate no confronto dominical entre Itaboraí e Hercílio Luz, na cidade fluminense. Mas os catarinenses venceram, complicando ainda mais a situação do Tupi que volta a campo no sábado, dia 1º de junho, contra o time do Rio de Janeiro, fora de casa.

No fim

  O secador alvinegro domingo estava funcionando até os acréscimos do segundo tempo da partida no Alzirão, em Itaboraí. Mas, aos 47 minutos, o meia Léo Bahia deu um tapa na frente, saindo do marcador antes do meio de campo, percorreu em velocidade quase toda metade defensiva dos donos da casa e tocou na saída do goleiro Luis Henrique, fazendo 1 a 0 e dando a vitória para o Hercílio Luz.

Classificação do grupo A14 da Série D

  Esse gol tirou o Hercílio do alcance alvinegro na pontuação e tornou mais complicadas as contas para o Tupi tentar ficar em segundo lugar da chave. O time juiz-forano, que já não dependia de seus próprios resultados, agora, além de vencer o Itaboraí e o time catarinense nas duas últimas rodadas da chave, ainda tem que descontar um saldo desfavorável de seis gols do Novorizontino. Nesse contexto, os paulistas têm que perder os dois confrontos que ainda lhes restam na primeira fase.

Precisa de gols

  Com dois pontos somados e sem vencer na temporada 2019, o Tupi só pode chegar aos oito pontos ao final da primeira fase. Para ficar em segundo do grupo, além de seus dois primeiros triunfos no ano, o Carijó precisa de duas derrotas do Novorizontino, que já tem os mesmos oito pontos que o Alvinegro poderia alcançar. 

Resultados e próximos jogos do grupo A14

  Assim, a decisão da vaga ficaria para o saldo de gols. A diferença atual é de seis gols em favor dos paulistas. Mas como eles teriam que perder pelo menos pela diferença mínima, o Tupi precisaria descontar desvantagem de quatro tentos. Somente assim os juiz-foranos terminariam em segundo lugar do grupo, podendo se classificar para a segunda fase da Série D. Se o Novorizontino fizer mais um ponto sequer, ou o Carijó empatar, perder ou não descontar o saldo nos dois jogos estantes, o Alvinegro de Santa Terezinha estará eliminado.

Nem todos

  Nem garantindo a segunda colocação do grupo A14 o Carijó estará automaticamente classificado para a sequência da Quarta Divisão. Isso porque, além dos 17 primeiros de cada chave, somente 15 dos 17 segundos colocados avançam. Atualmente, seis clubes que figuram em segundo lugar de seus grupos na Série D já têm oito pontos ou mais após quatro primeiras rodadas da competição.

Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos

Artes: Toque de Bola com informações da CBF

Deixe seu comentário