Jemg 2019! Definidas datas e sedes da maior competição escolar do País

Handebol São Pedro/Traine representou JF em 2018

  Os alunos-atletas e suas equipes já podem se planejar para a maior competição estudantil brasileira. Nesta terça, dia 16, foram divulgadas datas e locais das etapas dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) 2019.

  As fases microrregionais começam a ser disputadas a partir do dia 22 de abril, e a Etapa Estadual, na qual serão conhecidas as equipes e os campeões individuais do Jemg 2019, termina no dia 3 de agosto. Os representantes dos esportes coletivos de Juiz de Fora entram em ação pela primeira vez do dia 28 de maio ao dia 2 de junho, em São João Nepomuceno.

   Executada pela Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg), a competição é promovida em parceria pelas secretarias de estado de Esportes e Educação. Este ano, 839 cidades mineiras se inscreveram para participar, o que torna a competição a maior de caráter escolar no Brasil.

Os adversários

Juiz-foranas participam do desfile da fase Estadual 2018

  Além das equipes juiz-foranas e da cidade sede, outros 27 municípios estão inscritos para a fase microrregional em São João Nepomuceno.

  Jogam a etapa: Arantina, Belmiro Braga, Bicas, Bom Jardim de Minas, Chácara, Chiador, Coronel Pacheco, Descoberto, Ewbank da Câmara, Goianá, Guarará, Lima Duarte, Mar de Espanha, Maripá de Minas, Matias Barbosa, Olaria, Pedro Teixeira, Pequeri, Piau, Rio Novo, Rio Preto, Rochedo de Minas, Santa Bárbara do Monte Verde, Santa Rita do Jacutinga, Santana do Deserto, Santos Dumont, Senador Cortes e Simão Pereira.

 

Outras fases

Matheus Mendes, de JF, jogou a fase final do xadrez em 2018

  Os campeões da etapa microrregional, além dos quatro melhores colocados na modalidade xadrez, avançam para a disputa da Etapa Regional do Jemg 2019. Ela está agendada, pelo quinto ano consecutivo, para Além Paraíba, entre 24 e 29 de junho.

 A cidade concentra num raio de 100m metade dos locais de competições e, nos últimos anos, disponibiliza transporte para as delegações para os locais de competição mais afastados, facilitando assim a logística das equipes.

  Já na Etapa Estadual, prevista para Uberlândia, entre 29 de julho e 3 de agosto, reunirá os campeões das seis regionais, além dos quatro primeiros colocados do xadrez de cada uma delas. Nesta fase também serão disputadas as modalidades individuais e paraolímpicas. Em todos os esporte, também entram para a disputa dos títulos os representantes de Belo Horizonte.

Esportes e divisões etárias

Prova de atletismo da fase final do Jemg 2018

  No Jemg 2019 estão previstos jogos de modalidades coletivas como basquete, handebol, vôlei, vôlei de praia e futsal. Além disso, disputas individuais como as provas do atletismo; partidas de badminton; corridas de ciclismo; programas de ginástica rítmica; lutas de judô e luta olímpica; disputas de natação; confrontos de peteca; embates de tênis de mesa; e jogos de xadrez.

  Todos os esportes podem ter inscritos no masculino e feminino, além de atletas com necessidades especiais em ambos os naipes. No Módulo I do Jemg, estão estudantes-atletas nascidos exclusivamente nos anos de 2005, 2006 e 2007. Já no Módulo II da competição estarão os nascidos em 2002, 2003 e 2004. Os campeões estaduais se classificam para os Jogos Escolares da Juventude.

Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos

Fotos: Facebook Jemg  e Yago Reis/Jemg

Deixe seu comentário