Casa cheia! Com ares de regional, Copa Zico prepara edição de julho em JF

*@cfzicojf

/#cfzicojf20anos /

Copa Zico de Inverno 2019 será em julho

  Com grande procura e na busca por manter o sucesso das edições anteriores, a Copa Zico volta a Juiz de Fora em 2019. A competição ocorre no Centro de Futebol Zico (CFZ) da cidade entre os dias 14 e 21 de julho.

  Mais uma vez, o torneio vai reunir centenas de atletas de diversas categorias de base com idade entre 5 e 16 anos.

  A edição de inverno desta temporada vem com o intuito de manter o principal objetivo da Copa Zico desde a sua criação: integração. Em entrevista exclusiva ao Toque de Bola, o coordenador técnico da competição, Maurício Pelegrineti, exaltou o caráter abrangente da Copa e falou da expectativa da organização.

  “Lançamos o evento essa semana e a expectativa é de, mais uma vez, bater os recordes de participação. A Copa Zico já se consolidou como uma competição regional da Zona da Mata, então são aguardadas equipes de várias cidade do entorno de Juiz de Fora como, por exemplo, Ubá, Rio Pomba, Barbacena, Goianá, entre outras, além das equipes tradicionais de Juiz de Fora”, disse Pelegrineti.

Para participar

Outras cinco cidades serão sede da competição ao redor do Brasil

  As inscrições para a Copa Zico Juiz de Fora já estão abertas e podem ser feitas através do site da competição. O prazo final é o dia 10 de julho ou até acabarem as vagas.

  Cada equipe pode inscrever até 16 atletas, desde que não sejam vinculados a nenhuma federação. Os oito primeiros inscritos em cada categoria garantem vaga no torneio.

  Além de Juiz de Fora, cinco cidades sediarão edições de inverno da competição. São Paulo (SP), São José dos Campos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Miguel Pereira (RJ) já foram confirmadas pela organização.

Sonho antigo

Na edição de julho 2018, a equipe sub-8 do Centro de Futebol Zico JF sagrou-se campeã

  A Copa Zico teve início em 2008, quando Zico, idealizador do projeto, quis dar oportunidade a novos talentos e integrar classes diferentes dos jovens apaixonados por futebol. Desde então, 0 diretor do CFZ/JF, professor Leonardo Beire, alimentava a vontade de trazer a competição para a cidade, o que aconteceu pela primeira vez em julho de 2017.

  “Estamos com o CFZ/JF há 21 anos e, desde quando a Copa Zico iniciou lá no Rio de Janeiro há 11 anos atrás, era o nosso sonho realizar a Copa Zico em Juiz de Fora também. O problema é que nosso espaço anterior não permitia e não passava nas inspeções da equipe da Copa Zico. Com esse complexo novo, a primeira coisa que eu fiz foi tentar marcar uma agenda com os organizadores para apresentarmos o projeto e eles não pensaram duas vezes”, disse Beire.

Semente plantada

  Em Juiz de Fora, a primeira edição ocorreu em julho de 2017. Para Beire, a satisfação é muito grande em ser sede da competição desde então.

CFZ/JF conta com grande estrutura para receber a competição

  “Plantamos uma semente. A Copa Zico, hoje, é um projeto consagrado na cidade e região. É uma competição na época de férias escolares que atrai muitas pessoas. Temos uma média de mais de 10 mil pessoas circulando pelo complexo durante os sete dias da competição, mais de 600 atletas participantes, diretores, etc. Isso é gratificante”, disse o diretor.

Mínimos detalhes

  Para que a competição tivesse sucesso e fosse bem aceita desde o início, Léo revelou ao Toque que sempre se preocupou com cada etapa da criação de um evento: calendário, segurança, arbitragem, estrutura, entre outros detalhes. 

  “A organização foi fundamental para o sucesso da competição. Arbitragem bem preparada, grupo de apoio, estrutura física e técnica… tudo isso foi muito bem pensado para que oferecemos uma competição de qualidade. Além disso, a Copa Zico ocorre em um período em que nós não temos outros torneios em Juiz de Fora e não atrapalha nenhuma competição do calendário na cidade. Isso foi montado estrategicamente para não atrapalharmos e contarmos com a presença das equipes da nossa cidade e da região, que merecem um evento tão grandioso”, completou.

Texto: Toque de Bola

Fotos e arte: Arquivo Toque de Bola e Coordenação Copa Zico