Já rebaixado no Estadual com uma rodada de antecedência, o Tupi entra em campo nesta quarta, dia 20, às 21h30, diante da URT, em jogo válido pela última rodada da fase de classificação. Enquanto o alvinegro cumpre tabela em Patos de Minas, o Toque de Bola confere como estão os adversários do Carijó na Série D do Brasileirão.
O sorteio, no início do mês de março, colocou o Tupi no grupo A14, ao lado de Itaboraí/RJ, Hercílio Luz/SC e Novorizontino/SP. De acordo com o regulamento da competição, os quatro clubes se enfrentam em dois turnos para buscar a classificação.
Para a segunda fase, avançam os líderes dos 17 grupos, assim como os 15 melhores segundos colocados, totalizando 32 classificados para o mata-mata.
O início da Série D está previsto para 4 de maio.
Itaboraí – Rio de Janeiro

O Azulão, como é conhecida a Associação Desportiva Itaboraí, se classificou pela primeira vez para uma competição nacional.
A vaga veio através do vice-campeonato da Copa Rio, em setembro de 2018, e foi motivo de êxtase dos torcedores da equipe do Leste Fluminense.
A região não contava com um clube no cenário nacional desde 1965, quando a Eletrovapo disputou a Taça Brasil.
De olho no início do Brasileirão, o Itaboraí anunciou uma peneira no último dia 15 para auxiliar na montagem do elenco, que ainda não foi finalizada. Além da Série D, o clube fluminense, que tem a águia como mascote, vai disputar a Série B1 do Campeonato Estadual.
De acordo com o site FutRio, a competição começa em 25 de maio e terá 19 participantes buscando duas vagas na Seletiva de 2020. O Itaboraí está na Chave B e estreia diante do Barra da Tijuca. Também no grupo estão os seguintes clubes: Bonsucesso, Campos, Duque de Caxias, Friburguense, Itaboraí, Serra Macaense, Serrano e Tigres.
Hercílio Luz – Santa Catarina

A equipe da cidade de Tubarão conquistou a vaga na Série D do Brasileirão após boa campanha no Estadual de 2018.
Na atual temporada, o Leão não repete os bons resultados do último ano e amarga o oitavo lugar no Campeonato Catarinense com dez pontos ganhos, a mesma marca do Metropolitano, equipe que está na zona de rebaixamento. O Hercílio acumula duas vitórias, quatro empates e sete derrotas.
Na primeira participação em competições nacionais, em 1959, o Leão foi eliminado pelo Atlético Paranaense após duas derrotas – 2 a 1, em Tubarão, e 1 a 0, em Curitiba.
Novorizontino – São Paulo

Em 2010 surgiu o Grêmio Novorizontino, uma nova associação para preencher a lacuna deixada após o fechamento do Grêmio Esportivo Novorizontino, em 1999.
A nova composição da equipe da cidade de Novo Horizonte, interior de São Paulo, classificou-se pela primeira vez ao Brasileirão de 2018, após excelente campanha no Paulistão de 2017.
Atualmente, o clube integra o grupo B do Estadual, que tem o Palmeiras como cabeça de chave. Com boas atuações e bons resultados até aqui (incluindo uma vitória sobre o Santos, no Pacaembu), o Novorizontino ocupa a segunda colocação da chave, com 19 pontos conquistados em cinco vitórias, quatro empates e duas derrotas. O Verdão lidera o grupo com 22 pontos.
Texto: Toque de Bola
Fotos: NSC Total, Ursula Nery e Twitter Santos