
A décima rodada do Campeonato Mineiro foi marcada por definições. No topo da tabela, o Atlético garantiu a liderança da fase classificatória em tarde de Alerrando no Mineirão. Na parte central, Boa Esporte e Caldense confirmaram suas vagas nas quartas de final ao vencerem suas partidas.
Na briga contra o rebaixamento, o Tupi teve a queda decretada ao ser derrotado pelo Cruzeiro, em Juiz de Fora.
Já o Tupynambás, depois da derrota por 3 a 0 no domingo para a Caldense, já não tem certeza sobre a vaga para as quartas-de-final, que parecia bem encaminhada.
Tudo na quarta

A última rodada, que ocorre na próxima quarta, dia 20, será de muita emoção. Cinco equipes brigam por três vagas para a próxima fase, enquanto três tentam não se juntar ao Carijó e permanecer no Módulo I em 2020.
As partidas da 11ª rodada ocorrem todas no mesmo horário, às 21h30, e definirão a disposição final dos times na tabela de classificação do Estadual.
De acordo com o regulamento, os oito primeiros colocados disputarão as quartas-de-final em partidas únicas, com mando de campo dos times que ficarem do primeiro ao quarto lugar. O cruzamento prevê primeiro x oitavo, segundo x sétimo, terceiro x sexto e quarto x quinto.
Em caso de empate no tempo regulamentar nos jogos das quartas-de-final, haverá disputa de pênaltis, seguindo quatro equipes para as semifinais.
Já as duas equipes com a pior pontuação estarão automaticamente rebaixadas para o Módulo 2 de 2020. O Tupi já não tem mais chances matemáticas de escapar da queda, com apenas quatro pontos somados em dez jogos. A URT ainda pode escapar e enfrentará justamente o Carijó, em Patos de Minas.
O clássico
Atlético e América encerraram a décima rodada do Campeonato Mineiro com um grande clássico no Mineirão. Com as duas equipes se movimentando muito, os gols da primeira etapa saíram em duas cobranças de escanteio. O alvinegro saiu na frente com o zagueiro e capitão Réver, aos 27 minutos. O empate do Coelho veio com Felipe Azevedo dez minutos depois.

Na segunda etapa, o meia Matheusinho, do América, foi expulso após deixar a sola em dividida dura com Cazáres. Pouco depois da expulsão, brilhou a estrela do artilheiro da competição. O jovem atacante Alerrandro marcou para o Alvinegro após passe de Luan.
O América chegou outra vez ao empate, dessa vez com Paulão, após cobrança de Marcelo Toscano de uma falta sofrida pelo próprio Paulão.
O empate permaneceu no placar até os 45 minutos do segundo tempo, quando Alerrandro garantiu a vitória para o Galo após blitz e bola na trave e nova participação efetiva de Luan.
Com o resultado, o Atlético garantiu a primeira posição na fase classificatória e, além de atuar em casa nas quartas, joga por dois empates ou por uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols na semi e na final, caso chegue até lá. Além disso, tem a vantagem de decidir em casa nas duas fases finais.
Três a zero cá

Em Juiz de Fora, os titulares do Cruzeiro não tiveram dificuldades diante do frágil Tupi e venceram por 3 a 0. Aislan (contra), Fred, de pênalti, e Egídio, em cobrança de falta, marcaram os gols da Raposa no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio e decretaram o rebaixamento do Carijó no estadual após 13 anos.
A equipe celeste chegou aos 22 pontos e briga com o América pela vice-liderança na última rodada da fase de classificação.
O público anunciado foi de 3290 pagantes e 4300 presentes. Renda: 85.470,00 no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio.
Três a zero lá

Em busca da classificação, Caldense e Tupynambás se enfrentaram no Estádio Doutor Ronaldo Junqueira, em Poços de Caldas, e a Veterana levou a melhor.
A equipe da casa venceu o Baeta por 3 a 0 neste domingo, dia 17, com dois gols de Romário e um de Carlinhos, todos no segundo tempo.
Com o resultado, o time do técnico Mauro Fernandes está garantido na próxima fase, enquanto o Leão do Poço Rico corre risco de não avançar às quartas.
Ruim para os dois
No sábado, dia 16, Guarani e Tombense se enfrentaram no Estádio Waldemar Teixeira de Faria, em Divinópolis, na busca por uma vaga dentro da zona de classificação para a fase seguinte. Os donos da casa começaram melhor e abriram o placar aos 23 da primeira etapa com Paulão, após cobrança de escanteio de Ewerton Maradona.
O Tombense cresceu na partida e criou oportunidades, mas parou no goleiro Leandrão. No segundo tempo, o Gavião começou pressionando e viu o Bugre perder duas chances para matar o jogo. Aos 37 minutos, Rodrigo pegou a sobra de chute de Everton e deixou tudo igual. As duas equipes chegam à última rodada com risco de rebaixamento.
Villa livre da queda

O Villa Nova recebeu a URT no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, no duelo de ameaçados pelo rebaixamento, e venceu por 1 a 0.
O primeiro tempo não teve chances claras de gol para nenhuma equipe. Após bom início do Leão do Bonfim, a URT equilibrou as ações e o placar parcial ficou em 0 a 0.
Mais movimentada, a segunda etapa contou com um Villa Nova mais ofensivo. Aos 30 minutos, Elias aproveitou cruzamento de Luiz Fernando e anotou o único tento da partida.
Após o gol sofrido, o Villa segurou a pressão da URT, garantindo a vitória e a vaga na elite do Campeonato Mineiro de 2020. O time de Patos de Minas precisa vencer o rebaixado Tupi na última rodada e torcer por uma derrota do Guarani diante do América para permanecer no Módulo I no próximo ano.
Melhor para o Boa
Na briga por uma vaga entre os quatro melhores colocados na primeira fase, Patrocinense e Boa Esporte fecharam o sábado da décima rodada do estadual no Estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio. Fora de casa, o Boa abriu 2 a 0 na primeira etapa. Tsunami, aproveitando cobrança de escanteio de Jayme, e Fernando Fonseca, também após escanteio, marcaram para a equipe de Varginha.
No segundo tempo, Felipe Alves apareceu sozinho para diminuir a vantagem dos visitantes após bela defesa de Renan Rocha em cabeçada de Maicon Aquino. A partir do gol, o CAP pressionou, mas o Boa Esporte segurou o resultado e se manteve no G-4, muito perto de poder decidir em casa nas quartas de final.
GUARANI 1×1 TOMBENSE
Estádio Waldemar Teixeira de Faria
Gols: Paulão, aos 23 do 1T (Guarani); Rodrigo, aos 37 do 2T (Tombense)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro
Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira e Rodney Faria Lima
Guarani: Leandro; Rodrigo Dias, Paulão, Elder, Magalhães; Yuri, Alemão, Paulo Morais (Renato), Ewerton Maradona (José Clebson), Diego Silva (Talysson); Pedrinho. Técnico: Gian Rodrigues
Tombense: Felipe, Bruno, Arthur (João Victor), Lincoln, Bruninho; Rodrigo, Vander (Abner), Juan; Edson (Judivan), Cassio Ortega, Everton. Técnico: Ricardo Drubscky
VILLA NOVA 1×0 URT
Estádio Municipal Castor Cifuentes
Gol: Elias, aos 30 do 2T (Villa Nova)
Árbitro: Murilo Francisco Misson Júnior
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Marcyano da Silva Vicente
Villa Nova: Georgemy; Alan Silva, Gabriel, Diego Macedo e Eron (Victor Hugo); Eurico, Ramires, Luiz Fernando; Renato Bruno, Bruno Veiga (Jean Carlos) e Elias (Jenner). Técnico: Eugênio Souza
URT: Arthur; Rodney, Ewerton, Maurício, Djalma Silva; Douglas Maia, Gilson e Diogo Orlando (Derli); Rafael Oller (Jonathan); Carrara (Kaio Wilker) e Juninho Potiguar. Técnico: Ito Roque
PATROCINENSE 1×2 BOA ESPORTE
Estádio Pedro Alves do Nascimento
Gols: Felipe Alves, aos 31 do 2T (Patrocinense); Tsunami, aos 9 do 1T e Fernando Fonseca, aos 32 do 1T (Boa Esporte)
Árbitro: Ronei Candido Alves
Assistentes: Frederico Soares Vilarinho e Douglas Almeida Costa
Patrocinense: Jefferson, Kellyton (Victor Costa), Mauro Viana, Juninho e Ian; Davi Lopes, Fernando (Toniel), Mirrai, Leandro Oliveira, Felipe Alves e Pavani (Maykon). Técnico: Rodrigo Fonseca
Boa Esporte: Renan Rocha, Chiquinho Alagoano, Fernando Fonseca, Ferreira e Tsunami; César Sampaio, Claudeci e Edenílso (Maicon); Kaio Cristian (Gindre), Jayme (Denis) e Gustavo Henrique. Técnico: Cesinha
ATLÉTICO 3×2 AMÉRICA
Estádio Mineirão
Gols: Réver, aos 27 do 1T, e Alerrandro, aos 18 e aos 45 do 2T (Atlético); Felipe Azevedo, aos 38 do 1T e Paulão, aos 21 do 2T (América)
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira
Assistentes: Celso Luiz da Silva e Ricardo Junio de Souza
Atlético: Victor; Guga, Réver (Leonardo Silva, no intervalo), Igor Rabello e Fábio Santos; Adilson e Zé Welison; Luan, Cazares e David Terans (Chará); Alerrandro. Técnico: Levir Culpi
América: Fernando Leal; Leandro Silva, Diego Jussani, Paulão e João Paulo; Zé Ricardo, Juninho e Matheusinho; Marcelo Toscano (Sabino), Júnior Viçosa (França) e Felipe Azevedo. Técnico: Givanildo Oliveira.
Texto: Toque de Bola, com informações das agências e do site da Federação Mineira de Futebol
Fotos: Júnior Ayupe/Tupi FC – Bruno Cantini/Atlético – Renan Muniz/Caldense
Artes: site da Federação Mineira de Futebol (reprodução)