Neste sábado, dia 30, ocorre o 5º “Juiz de Fora Open de Badminton”. Nessa edição, a sede do evento, que tem início marcado para as 8h, será o Campus Juiz de Fora do IF Sudeste. Serão cinco categorias, com disputas simples, de duplas e de duplas mistas. A etapa é válida para pontuação no circuito mineiro e circuito regional de Badminton.

Na edição de 2019, cerca de 80 atletas se inscreveram para a disputa do torneio. Entre eles, as equipes da Associação de Badminton de José Rayan (ABJR), cidade do Sul de Minas, e do Badbons, do Rio Janeiro (RJ), disputarão o protagonismo da competição.
Os números
De acordo com o organizador do evento, Waltinho Moraes, 113 partidas serão disputadas em cinco quadras, durante todo o dia. Os jogos têm início previsto para às 8h30 e devem ocorrer até as 19h. Durante a competição, serão utilizadas 30 petecas, nos mais de 5.000 pontos em disputa. No controle dos duelos, dez árbitros se revezarão durante as partidas.
Gerações
O atleta mais jovem da competição será Emanuel Vitório, de apenas nove anos de idade. Em seu primeiro torneio, ele disputará uma medalha na categoria sub-13 e terá a oportunidade de conhecer companheiros experientes, como David Rodrigues, o mais velho entre os inscritos.
Além de jogador, David é técnico da delegação da cidade mineira de Poço Fundo, situada a 427 km de Juiz de Fora, no sul de Minas Gerais. A quinta edição do JF Open será a primeira da Associação Sul-mineira de Badminton no cenário estadual.
Favoritos

A equipe do Badbons vem do Rio de Janeiro e é favorita na briga por medalhas. Com uma delegação com 13 atletas, os cariocas têm Bruno Viana como destaque, que buscará o bicampeonato na categoria principal do JF Open.
Além da equipe fluminense, os mineiros de José Raydan, cidade localizada a 620km de Juiz de Fora, também brigam pelo lugar mais alto do pódio em diversas categorias, sob o comando do técnico André Luiz Coelho.
Abertura
Antes do início das partidas, além do desfile das delegações, a Banda Militar da 4ª Brigada de Infantaria Leve do Exército Brasileiro fará uma apresentação na sede da competição. O IF Sudeste (Campus Juiz de Fora) está localizado na Rua Bernardo Mascarenhas, 1281, bairro Fábrica e a entrada para a quinta edição do JF Open de Badminton é franca.
Texto: Toque de Bola
Fotos: Divulgação