
Como é tradicional do torcedor brasileiro, quando o time está em situações desesperadoras nas mais diversas competições, é hora de tirar a calculadora da gaveta.
Com os carijós não é diferente e, como o Tupi está na lanterna do Campeonato Mineiro 2019, ainda sem vencer no torneio e desesperado pela recuperação, além de torcer, ajoelhar e rezar, os fãs fazem as contas para que a oitava rodada do Estadual traga pelo menos alívio momentâneo.
O Portal Toque de Bola dá uma mãozinha aos alvinegros e estuda os possíveis cenários para antes da competição parar para o Carnaval. Inicialmente, para começar sua arrancada visando sair da lanterna e do Z2, o Tupi tem que conquistar a vitória sobre o Patrocinense, neste sábado, dia 23, em jogo que se inicia às 15h30, no Mário Helênio.
Mas somente isso não é suficiente para aliviar os alvinegros. Para ficar fora da zona da degola, o Carijó precisa que pelo menos dois dos três times que estão à sua frente na classificação não vençam seus jogos.

Secador ligado
Os secadores carijós estarão ligados desde cedo no domingo, dia 24, com algo peculiar: ajudando um arquirrival. Isso porque, às 11h, também no Mário Helênio, o Tupynambás joga contra o Guarani, um dos times imediatamente à frente do Tupi na classificação.
Assim, caso o Carijó desencante no Estadual, as vibrações positivas dos alvinegros serão para que o co-irmão Baeta pelo menos segure o Bugre com um empate. Uma vitória do Leão do Poço Rico seria até melhor para a turma de Santa Terezinha.

Um pouco mais tarde, às 17h, é hora de os alvinegros juiz-foranos se juntarem aos de Belo Horizonte na torcida pelo Atlético, que recebe o Villa Nova, no Independência. Para ajudar o Tupi, os atleticanos têm que pelo menos empatar com o Leão do Bonfim.
Fechando a rodada, os secadores carijós apontarão para Patos de Minas, secando a URT contra o Cruzeiro, às 19h. Se o Trovão Azul não vencer, caso o Carijó supere o Patrocinense, o time da Terra do Milho fica atrás dos juiz-foranos.
Sonho e Pesadelo

No melhor cenário de rodada possível, o Tupi terminaria a oitava série de jogos do Mineiro na nona posição do Estadual, empatado em pontos com a Caldense, e dois pontos à frente de três equipes. Isso se dará se a Veterana perder para o Tombense, no sábado, às 16h, em Tombos, combinando este resultado com derrotas de Villa, URT e Guarani.
Mas as coisas podem piorar para o Tupi na luta contra o rebaixamento. Se perder ou empatar, o Carijó vai passar o Carnaval – sem rodada programada – na lanterna do Mineiro 2019.
O cenário ficará pior se os juiz-foranos perderem no sábado e Villa, URT e Guarani triunfarem. Assim, o Alvinegro de Santa Terezinha estaria a quatro pontos do concorrente mais próximo na classificação a três rodadas do fim da primeira fase.
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos
Foto: Júnior Ayupe/Tupi FC
Artes: Toque de Bola com informações da Federação Mineira de Futebol