
Começou no último fim de semana o Campeonato Mineiro 2019, e a competição já pegou fogo logo nos primeiros jogos. Goleadas, empate em cima da hora e demissão de treinador já fazem parte da história do torneio deste ano. Em seu retorno à elite do futebol de Minas Gerais, o Tupynambás foi protagonista desta primeira rodada.
O Leão do Poço Rico foi à Nova Lima e bateu, no Alçapão do Bonfim, o tradicional Villa Nova. De virada, o time de Juiz de Fora venceu por 5 a 1. A goleada não só marcou com alegria a volta do Baeta à Primeira Divisão do Estadual, mas também inciou o episódio da demissão falsa do técnico Fred Pacheco e toda sua comissão. A notícia chegou a ser veiculada pelo Superesportes no meio da tarde, mas o presidente do clube, Márcio Botelho, a desmentiu logo depois, dizendo se tratar de “um mal-entendido”.
Outra goleada

Após golear o Villa, o Baeta assumiu a ponta da classificação. Mas, um pouco mais tarde, o Atlético-MG ultrapassou os juiz-foranos. Isso porque o Galo também goleou, fazendo cinco gols, mas não levou nenhum do Boa Esporte, no Independência, em Belo Horizonte. O destaque do jogo ficou por conta dos três gols do centroavante Ricardo Oliveira.
Dois jogos terminaram empatados em 1 a 1. Em Juiz de Fora, o Tupi saiu na frente do Tombense, mas cedeu a igualdade. Já em Poços de Caldas, a Caldense vencia o América-MG por 1 a 0 até os 44 minutos do segundo tempo, quando Leandro Silva acertou um belo chute de fora da área para empatar o confronto.
O primeiro e o último

Na abertura da competição, em jogo isolado no sábado, dia 19, o Cruzeiro foi a Divinópolis e bateu o Guarani-MG por 3 a 1. Sem dificuldades, a Raposa contou com um inspirado Raniel, substituto de Fred no comando do ataque celeste. O jovem atacante balançou a rede duas vezes na estreia do Estadual.
Fechando a rodada, a Patrocinense venceu a URT, em Patrocínio, por 2 a 1. E quem fez o resultado para o time comandado pelo juiz-forano Wellington Fajardo foi a Lei do Ex que, sabemos, nunca falha. Felipe Alves e Diego Borges, ambos ex-jogadores do Trovão Azul, marcaram os gols da vitória, enquanto Gladstone descontou para o time de Patos de Minas.
Confira as fichas dos jogos que completaram a rodada do Mineiro:
GUARANI-MG 1 x 3 CRUZEIRO
Farião
Gols: Alemão, aos 42 do 1T (Guarani); Raniel, aos 14 do 1T e a 1 do 2T, e Robinho, aos 18 do 1T (Cruzeiro)
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima
Assistente 1: Pedro Araújo Dias Cotta
Assistente 2: Helen Aparecida Gonçalves Silva Araújo
Cartão amarelo: Henrique (Cruzeiro)
GUARANI-MG
Leandro; Denis (Yuri, aos 21 do 2T), Paulão, João Marcos e Magalhães; Alemão, Renato Xavier e Leomir (Ewerton Maradona, aos 15 do 2T); Paulo Morais, Charles (Douglas, aos 8 do 2T) e Pedro Felipe
Técnico: Gian Rodrigues
CRUZEIRO
Fábio; Edilson, Dedé, Leo e Egídio; Henrique e Lucas Silva (Lucas Romero, aos 16 do 2T); David (Renato Kayzer, aos 22 do 2T), Robinho e Rafinha; Raniel (Sassá, aos 30 do 2T)
Técnico: Mano Menezes
CALDENSE 1 x 1 AMÉRICA-MG
Ronaldão
Gols: Lazarini, aos 35 do 1ºT (Caldense); Leandro Silva, aos 44 do 2ºT
Árbitro: Ronei Cândido Alves
Assistente 1: Magno Arantes Lira
Assistente 2: Fernanda Nadrea Gomes Lira
Cartões amarelos: Edu Pina, Renato Silveira e Renan (Caldense); Diego Jussani, Zé Ricardo, Juninho e Wesley Pacheco (América)
CALDENSE
Omar; Lazarini, Renato Silveira, Robinho (Rodolfo Manoel, aos 32 do 1T) e Edu Pina; Renan, Jean e Fernando Baiano; Édipo e Thiaguinho (Judson, aos 46 do 2T); Salatiel (Leleco, aos 11 do 2T)
Técnico: Ito Roque
AMÉRICA-MG
Fernando Leal; Leandro Silva, Diego Jussani, Paulão e João Paulo; Zé Ricardo e Juninho; Matheusinho (Felipe Azevedo, aos 32 do 2T) e Neto Berola (Ademir, aos 9 do 2T); Marcelo Toscano (França, aos 32min do 2T) e Júnior Viçosa
Técnico: Givanildo Oliveira
ATLÉTICO-MG 5 x 0 BOA ESPORTE
Independência
Gols: Ricardo Oliveira, aos 7 do 1T, aos 25 do 1T e aos 7 do 2T; Cazares, aos 33 do 2T; Elias, aos 43 do 2T (Atlético-MG)
Árbitro: Wanderson Alves de Souza
Assistente 1: Ricardo Júnio de Souza
Assistente 2: Marcyano da Silva Vicente
Cartões amarelos: Elias e Patric (Atlético-MG); Gabriel (Boa)

ATLÉTICO-MG
Victor, Patric, Réver, Igor Rabello e Fábio Santos; Zé Welison (Adilson, aos 17 do 2T) e Elias; Luan, Cazares (Jair, aos 36 do 2T) e Chará; Ricardo Oliveira (Leandrinho, aos 17 do 2T)
Técnico: Levir Culpi
BOA ESPORTE
Renan Rocha, Chiquinho, Márcio, Fernando e Reiner Ferreira (Dênis, intervalo); Gabriel (Edenílson, aos 20 do 2T), César Sampaio, Kaio; Gindre (James Dean, aos 35 do 2T), Gustavo e Jayme
Técnico: Tuca Guimarães
PATROCINENSE 2 x 1 URT
Pedro Alves do Nascimento
Gols: Felipe Alves, aos 6 do 1T, e Diego Borges, aos 42 do 2T (Patrocinense); Gladstone, aos 21 do 2T (URT)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro
Assistente 1: Felipe Alan Costa de Oliveira
Assistente 2: Marconi Helbert Vieira
Cartões amarelos: Betão (Patrocinense); Djalma, Derli e Ewerton (URT)
PATROCINENSE
Julio César, Anderson, Diego Borges, Betão e Jhonathan (Ian aos 22 do 1T); Bruno, Arilson e Wanderson; Felipe Alves, Giovanni (Toniel aos 25 do 2T) e Gabriel (Fernaqndo aos 10 do 2T)
Técnico: Wellington Fajardo
URT
Arthur, Douglas, Gladstone, Marcos Vinícius (Tawan aos 35 do 2T) e Djalma; Ewerton, Derli, Diogo e Jonathan (Gilberto aos 27 do 2T); Cascata (Kaio Wilker aos 20 do 1T) e David Reis
Técnico: Sidney Moraes
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos com informações do Superesportes, do Globoesporte.com e da Federação Mineira de Futebol
Arte: Toque de Bola com informações da Federação Mineira de Futebol
Fotos: Bruno Cantini/Atlético e Facebook Cruzeiro