30 nov 2018

Tradição! Jogo do 30 muda de data e homenageia Claudius Alexandre



Escudo das camisas do Jogo do 30 em homenagem a Claudius

  Como já é tradicional no fim de ano em Juiz de Fora, a turma boleira da cidade e região se reúne para bater aquela bolinha descompromissada no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. É o Jogo Solidário do 30, evento que terá sua 17ª edição em 2018, e esse ano mudou de data, sendo realizada neste sábado, dia 1º de dezembro, a partir das 8h.

  A confraternização de fim de ano dos boleiros locais de 2018 vai homenagear uma das grandes figuras do futebol juiz-forano. A edição ganha o nome de “Claudius, Guerreiro!”, lembrando-se do ex-jogador, educador físico e referência eterna do esporte local, Claudius Alexandre Grunewald Daldegan, falecido em outubro deste ano.

  Atacante que fez base no Tupi e no São Paulo, Claudius atuou profissionalmente pelo Carijó, além de Anapolina-GO, São José-SP, Jacareí-SP e Caldense-MG, de onde foi para o New York Soccer Ball, dos Estados Unidos, clube para o qual voltaria quando teve a carreira interrompida por um atropelamento em 1992, em Juiz de Fora. Mas, mesmo sofrendo por toda vida as sequelas do acidente, não desistiu do esporte, tornando-se professor de educação física e influenciando centenas de jovens a partir de 1998. Além disso, integrou o Panathlon Club Juiz de Fora, entidade de incentivo ao esporte local, e era presença garantida nos mais diversos torneios e iniciativas esportivas locais.   

Mudança de data

  A transferência da confraternização do fim para o início de dezembro atendeu à administração do Mário Helênio, como explica o idealizador e organizador, Paulo Henrique “Lica” Toledo. “Como o Campeonato Mineiro 2019 começa no terceiro fim de semana de janeiro, a Prefeitura nos cedeu essa data. Não foi possível faze no dia 30, como tradicionalmente acontece, pela preparação que o estádio vai passar para o Estadual. Mas o que conta é a festa. São 17 anos de tradição”, diz.

  Além de reunir jogadores juiz-foranos que estão de férias na cidade; ex-atletas; artistas locais e personalidades, a Pelada do 30 é um momento de solidariedade. O público que quiser acompanhar a partida deve doar este ano um litro de óleo de soja como entrada. O que for arrecadado será destinado à Fundação Ricardo Moysés Júnior de assistência social. Os peladeiros também fazem a doação.

  Todos os anos, o evento também rende homenagens a um dos maiores ídolos do futebol local: Moacyr Toledo. Pai de Lica, Todelinho é presença confirmada à beira do gramado do Mário Helênio, observando e criticando as habilidades – ou falta delas – dos participantes com toda a autoridade.

Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos

Foto: divulgação


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


11 dez 2018
Copa Zico Verão JF: entrevistas, resultados e próximos jogos

07 dez 2018
Esquentando! JF Vôlei faz amistoso e lança Superliga B 2019

06 dez 2018
Fotos exclusivas! Agraciados recebem Mérito Esportivo Panathlon 2018

03 dez 2018
Copa Zico Verão Juiz de Fora: última chamada!

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.