17 out 2018

Renovação! Liga Desportiva da Zona da Mata levanta a bola do vôlei



Liga da Zona da Mata teve ano cheio de competições

  No domingo, dia 21 de outubro, garotas da região estarão na disputa da Copa Zona da Mata de Vôlei sub-16, em Conselheiro Lafaiete. Estarão em quadra a Escola do Vôlei de Lafaiete; a Associação Acaraí, de Arantina; a Prefeitura de Coimbra e a Prefeitura de Itabirito.

  A competição é a penúltima promovida pela Liga Desportiva da Zona da Mata em 2018, mas o saldo do ano já é positivo.

   Segundo o presidente da Liga, Nicodemos Alves, a meta da entidade vem sendo atingida. “Estamos completamente satisfeitos com o trabalho que está sendo realizado. A proposta é de fomentar o voleibol de forma organizada, planejada, estrutura e com elevado nível técnico. E dentro da realidade financeira acessível a todas as equipes. Temos recebido retorno extremamente positivo por parte dos competidores”, destaca.

Bom Pastor/JF Vôlei venceu no sub-18 masculino

Futuro promissor

  De acordo com ele, o próximo ano será de consolidação da Liga da Zona da Mata, que voltou seu foco para as categorias de base.

  “Optamos esse ano por não fazer o adulto por conta de dificuldades de datas e deu muito certo, com o foco nas categorias de base. É um trabalho árduo de retomar o trabalho que ficou parado por cerca de dez anos. Mas conseguimos aglutinar forças, parceiros e clubes para desenvolver a base novamente. Esse anos foi o pontapé inicial. Em 2019 buscaremos a consolidação”, deseja o dirigente.

  Para conseguir isso, a Liga já tem em marcha as iniciativas. “Por conta da realidade financeira dos clubes, vamos procurar diminuir os custos visando democratizar as disputas. Já temos um projeto aprovado na Lei de Incentivo estadual ao esporte para captar recursos para as competições. Assim, planejamos um Regional com oito times, sub-14 feminino; sub-16 e sub-18 masculino e feminino, com início em junho e por todo o segundo semestre”, revela o presidente, acrescentando ainda que as copas regionais devem ser no primeiro semestre de 2019, também com custos cobertos através de captação pela legislação estadual.

Sport faturou o sub-18 feminino

Ano cheio

  Além da Copa Zona da Mata, a Liga já promoveu em 2018 o Campeonato Regional da Zona da Mata e Vertenes, nas categorias sub-14 feminino, sub-16 feminino e sub-18 feminino e masculino.

  Após a competição em Conselheiro Lafaiete, a versão sub-16 masculina do mesmo torneio acontecerá em Juiz de Fora, ainda sem data definida.

  Também estão previstos na já cheia agenda da entidade dois festivais para iniciantes, em Juiz de Fora, para garotas iniciantes, de até 13 anos. “Seguindo com a proposta de unir forças, temos conseguido realizar vários eventos que constam em nosso planejamento. Através da parceria com a Secretaria Municipal de Esportes de São João Del Rei e o Atlhetic Club, realizamos os campeonatos regionais sub-18, sub-16 e sub-14 feminino”, conta Alves.

A Associação Acaraí foi campeã no sub-16 feminino

Em JF

  Juiz de Fora foi sede, em setembro, da disputa do Campeonato Regional sub-18 masculino, último evento realizado pela Liga, nos ginásios da Escola de Esportes do Sesi.

 “Foi o primeiro evento realizado por nós nas categorias de base deste naipe. Em uma ação inédita, foram dez jogos em um único dia, utilizando duas quadras de forma simultânea. Superou todas as expectativas da organização e equipes participantes”, explica Nicodemos.

  O presidente também destaca as parcerias para a realização do evento inédito em Juiz de Fora. “Só foi possível devido a um planejamento com 45 dias de antecedência, aliado à grande contribuição do professor Maurício Bara (diretor do JF Vôlei), e à grande parceria e sensibilidade do José Antônio Bara (gerente de esportes do SESI Juiz de Fora), que prontamente abraçaram a ideia, além do apoio que sempre tivemos dos proprietários do Hotel Centenário, que são grandes incentivadores do vôlei”, comemora.

O Doriol ganhou na sub-14 feminino

Campeãs e campeões

  Quatro equipes, sendo duas de Juiz de Fora, comemoraram títulos do Campeonato Regional este ano. As juiz-foranas e juiz-foranos dominaram o sub-18. As jovens do Sport e os rapazes do Clube Bom Pastor/JF Vôlei foram os campeões da categoria.

  Entre as mulheres, o Atlanta Dínamo, de Barbacena, ficou em segundo e o Athletic, de São João Del Rei em terceiro.  Os homens tiveram a Escola de Esportes, de São Vicente de Minas, como vice-campeões, e a Escola de Esportes do Sesi-JF na terceira colocação.

  No sub-16 feminino, a Associação Acaraí, de Arantina, foi a campeã, com a Escola do Vôlei de Lafaiete em segundo, e o Athletic em terceiro.

  Já no sub-14 feminino, o Doriol/EV ficou com título. As vice-campeãs da divisão etária foram as jogadoras do Vôlei & Cia, de Barbacena, e as terceiras colocadas as meninas do Athletic.

Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos

Foto: Liga Desportiva da Zona da Mata


Voltar

Deixe uma resposta


Mais notícias



13 nov 2018

Caras novas! JF Vôlei apresenta dois reforços para Superliga B


08 nov 2018

Em quadra! Pautando o Esporte traz Tupi Futsal e tradição da modalidade


07 nov 2018

Com revanche! Leonardo Stumpf é campeão brasileiro de futebol de mesa

Notícias


13 nov 2018

Caras novas! JF Vôlei apresenta dois reforços para Superliga B


12 nov 2018

Show! “Vitinho-gol” garante título do Passos da Pátria na Zona Rural


08 nov 2018

Como fazer um Tu-Tu domingo depois do rock que varou a madrugada?


08 nov 2018

Centenária! Liga de Futebol de JF é destaque no Pautando o Esporte


+ notícias

Toque de Bola


O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.

Desenvolvimento




Acesse