22 out 2018

Quando será o Tu-Tu? Resposta sai no arbitral do Mineiro desta terça



Cláudio e Nicanor falaram sobre o clássico Tu-Tu no Mineiro 2019

  Desde a confirmação do acesso do Tupynambás no meio do ano, a torcida juiz-forana vive a ansiedade pelo confronto entre Baeta e Tupi no Módulo I do Campeonato Mineiro 2019. A primeira confirmação sobre o clássico Tu-Tu na elite do Estadual é aguardada para esta terça, dia 23, em encontro que ocorre a partir das 14h.

  Os clubes participantes do Módulo I do Campeonato Mineiro estarão reunidos em Belo Horizonte, na sede da Federação Mineira de Futebol (FMF), para o arbitral da competição.

  Além dos juiz-foranos Tupi e Tupynambás, participam também do encontro: Cruzeiro – atual campeão mineiro –, Atlético-MG e América-MG, da capital; Boa Esporte, de Varginha; Caldense, de Poços de Caldas; Tombense, de Tombos; URT, de Patos de Minas; Villa Nova, de Nova Lima; Patrocinense, de Patrocínio; e Guarani – vencedor do Módulo II –, de Divinópolis.

Na primeira rodada?

  Quanto à montagem da tabela, o torcedor de Juiz de Fora tem manifestado nas redes sociais a vontade de que o Tu-Tu seja realizado já na primeira rodada do Mineiro 2019. Desta maneira, o Tupi – atual campeão mineiro do interior, mas rebaixado à Série D do Brasileiro – e o Baeta – vice-campeão do Módulo II do Estadual em 2018 – aproveitariam a empolgação pelo clássico e a saudade da torcida dos times em campo.

Elenco, funcionários e diretores do Tupi posam com o troféu de campeão do interior 2018

  O Toque de Bola questionou os dirigentes de ambos os clubes sobre a proposta. “Acho excelente. Já trazer o torcedor no início da competição. Claro, torcendo pelo Baeta”, considera o integrante do conselho deliberativo e responsável atual pelo futebol do Tupynambás, Cláudio Dias, que deve estar no encontro ao lado do diretor executivo de futebol, Alberto Simão.

  Já o diretor de futebol do Tupi, Nicanor Pires, vai em nome do clube à reunião e prefere aguardar as definições da FMF. “Conversamos previamente e, particularmente, não tenho preferência. O mais importante é ser um grande espetáculo para o torcedor de Juiz de Fora. Vamos aguardar a tabela da Federação e definir algumas situações. Se as duas equipes vão trabalhar juntas ou o mandante vai exercer seu direito, por exemplo”, pretende.

Como em 2018

  Tradicionalmente, na primeira rodada do Módulo I, o atual campeão mineiro enfrenta o vencedor da Segundona. Caso a tradição seja mantida, Cruzeiro e Guarani se pegam na estreia de ambos no Estadual. Mesmo antes de a reunião começar, um aspecto do torneio de 2019 já está certo: a fórmula de disputa só será ratificada, já que, pelo Estatuto do Torcedor, os formatos de competições têm que ser o mesmo por pelo menos duas temporadas.

  Este ano, após sete anos consecutivos classificando apenas quatro times para formar semifinais, o Mineiro teve uma fase de quartas-de-final, com oito dos doze times da etapa de classificação avançando. Isso se repetirá em 2019, por conta da exigência do Estatuto do Torcedor.

Alberto Simão segura o troféu de vice-campeão mineiro do Baeta ao lado de dirigentes da FMF

Calendário Nacional

  Pelo calendário divulgado pela CBF, os campeonatos estaduais têm disponíveis 18 datas entre os dias 20 de janeiro e 21 de abril. No Campeonato Mineiro, são necessárias 11 datas para a primeira fase, duas para a segunda, duas para as semifinais e duas para a final, somando um total de 17 datas.

  Além do Mineiro, o Tupi ainda tem para disputar em 2019 a Copa do Brasil, com início previsto para o dia 6 de fevereiro; e a Série D do Brasileiro, começando no dia 5 de março. O Tupynambás tem o Estadual como única competição prevista para a temporada até o momento.

Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos

Fotos: divulgação SEL, Faceboock Tupi.F.C e Facebook Tupynambás F.C.


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


09 nov 2018
Cesta! Encontro na Faefid e semifinal da Liga agitam basquete em JF

09 nov 2018
Pedido de ajuda! Tupi Futsal faz evento para levantar fundos

08 nov 2018
Em quadra! Pautando o Esporte traz Tupi Futsal e tradição da modalidade

08 nov 2018
Centenária! Liga de Futebol de JF é destaque no Pautando o Esporte

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse